Dicas

Curso Básico de Photoshop Cap. XII: Pincéis e Cores

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

O propósito original do Photoshop podia até ser edição de imagem, mas com novas ferramentas sendo introduzidas a cada versão, ele foi ganhando status também de software para pintura digital. Ainda que existam outros programas mais específicos com esse fim (Corel Painter, ArtRage, etc), os pincéis e recursos que a Adobe ofereceu supriram bem a necessidade, mesmo de profissionais.

Num primeiro contato, o artista vai encontrar notar como é simples localizar o kit de ferramentas que será mais usado, que incluem pincéis, borracha, e as caixas de cores e ajustes avançados do pincel. Com essa última, é possível criar pincéis personalizado e com um pouco de prática, reproduzir quase qualquer efeito da pintura real.

Leia também → Começando na Pintura Digital: Programas, Hardware e Dicas

Pincéis

Como já vimos em capítulos anteriores, a Ferramenta Pincel fica na barra do canto esquerdo, e todos eles reunidos num único grupo: basta clicar e segurar sobre o ícone para ver o conjunto. Vamos abordar aqui só o Pincel.

Ferramenta Pincel no Photoshop

Com o pincel selecionado como ferramenta, a barra de opções dela fica disponível no alto da tela. Nele você pode fazer diversos ajustes, como tamanho, mesclagem da cor, etc.

Ajustes da ferramenta Pincel

1 Variações

Clique na seta para escolher entre variações da ferramenta, como Lápis, Aerógrafo, etc. Veja a diferença de traço do pincel comum, lápis 2B e Aerógrafo 50%.

Variações de traço dos pincéis comum, lápis e aerógrafo

Muitos artistas usam pincéis tipo aerógrafo na maior parte do trabalho, variando apenas o tamanho, ficando os sólidos para efeitos especiais.

2 Predefinições: Tamanho e Dureza

Além de controlar o tamanho da ponta do pincel (e portanto também do traço), você pode regular a dureza: mais macio, o traço será suave nas bordas. Há dezenas de predefinições com efeitos variados, como pintura tipo aquarela, pastel, pincel caligráfico e muitos outros.

O ideal é que você experimente riscar um pouco com cada um para conhecê-los.

Tamanho e dureza do pincel

Clicando no ícone da engrenagem, abre-se uma lista com opções, entre elas a de carregar pincéis externos, que você pode ter baixado da internet, por exemplo.

Carregando mais pincéis

3 Painel Pincel

Abre o painel com os principais ajustes do pincel reunidos. Se pretende pintar digitalmente, acostume-se com ele (também pode ser aberto pela tecla F5).

Painel Pincel

Leia mais sobre Dinâmicas de Pincel aqui.

4 Modo

Assim como as camadas usam diferentes modos de mesclagem, também ao pintar você pode definir se a cor será adicionada, multiplicada, etc. Antes de começar a pincelar, mude para o modo necessário nessa caixa.

No modo normal, a tinta cobre os pixels; já em Multiplicação, ela reage com o preenchimento que estiver abaixo

5 Opacidade

Sem segredos: quanto menos, menos a tinta será visível (opaca).

6 Controle de pressão de opacidade

Quando ativo, o controle de pressão de uma mesa digitalizadora será usado em vez dos ajustes feitos no painel da ferramenta. Assim, passando a caneta mais suavemente na mesa, o traço fica menos opaco, e vice-versa. É o que mais ajuda a aproximar a experiência de pintar pelo método tradicional.

7 Fluxo

Também simples: quanto menor, menos tinta “sai” do pincel. Apesar do efeito parecido em certas situações, é diferente do controle de opacidade, onde a tinta é liberada com fluxo total, mas a visibilidade é alterada.

8 Efeitos do Aerógrafo

Ativa ou desativa os efeitos do pincel tipo aerógrafo.

8 Pressão de tamanho

Ativa ou desative o controle do tamanho do pincel pela pressão na mesa digitalizadora; se apertar menos a caneta, mais fina fica a ponta do pincel.

Cor

Como você já sabe, os controles de cor de primeiro plano e plano de fundo ficam no menu de ferramentas, lado esquerdo. Para controlar a cor enquanto pinta há o recurso de ativar a Ferramenta Conta-Gotas, pressionando momentaneamente a tecla Alt. Então basta clicar em um ponto da tela para pegar aquela cor para o primeiro plano.

Isso é muito útil para criar boas mesclagens de cor.

Cor do primeiro plano e a marca do pincel
Enquanto pinta com o pincel, a cor de primeiro plano pode ser facilmente alterada…
Altere a cor correndo o mouse pela tela, até o anel de cor capturar a desejada
… apenas segurando a tecla Alt e clicando no ponto com a cor desejada. Enquanto segura, corra o mouse pelo papel e veja que a cor pode ser pega de qualquer lugar, até de outras janelas.

Nota: o anel de cores só é visível se seu hardware gráfico tiver suporte a OpenGL. Caso contrário, o Conta-Gotas funcionará normalmente, mas sem o Hud.

Você pode selecionar cores enquanto pinta também com o HUD (Heads Up Display – também só no modo OpenGL). Com uma ferramenta de pintura como o pincel ativo, segure as teclas Shift + Alt, então clique com o botão direito do mouse. Sem soltar as teclas e o clique, deslize o cursor pela caixa de cores e quanto soltar, a cor será selecionada.

HUD para selecionar cores - só em modo OpenGL

O painel Cor também oferece controles deslizantes e por valor, por canal. Basta apertar F6 para vê-lo.

Painel Cor do Photoshop

No mesmo painel, a guia Amostras oferece diversas delas, como várias Pantone, Toyo, cores para a web e outros conjuntos. Basta abrir o menu e escolher as preferidas.

Amostras de cor Pantone no Photoshop

Imagem: Guitar Girl 2

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

  1. Juliana Bräsil Responder

    amigo, sabe se é possível editar a dureza de um brush baixado da internet? baixei uns são mto opacos, e aperecem bloqueada a opção de editar a dureza O.o como faz?

Deixe um Comentário

Pin