Diversos

Curso Básico de Photoshop, Cap. XI: Preenchimentos com Cor e Degradê

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Para preencher um demarcador, camada inteira ou área selecionada de uma camada com cor ou degradê existem alguns métodos, sendo os mais conhecidos a Ferramenta Lata (ou Balde em versões antigas do programa) de Tinta, Ferramenta Degradê, o comando Preencher, além de atalhos de teclado. Vamos ver o funcionamento básico de cada um, para quem está tendo os primeiros contatos.

O preenchimento com cor cobre toda a área com um único tom da cor usada, sem variações (como nos degradês), texturas ou padrões. É a chamada cor sólida, muito usada, por exemplo, em ilustrações vetoriais, quando a imagem é toda formada por seções sem mesclagens suaves ou degradês.

Abordaremos aqui como fazer esses preenchimentos, e como usar seletores de cor dinâmicos (HUD), além da Ferramenta Conta-Gotas para captura de cor.

Esse é um exemplo de cor sólida (amarelo hexadecimal #ffcc00):

Preencher com a Lata de Tinta

Crie um novo arquivo do Photoshop (atalho de teclado Ctrl + N, ou menu Arquivo > Novo), com tamanho de 800 x 600 pixels. Vamos usar esse arquivo para testar as ferramentas de preenchimento nesse capítulo do curso.

Caixa de novo arquivo do Photoshop

Selecione a Ferramenta Lata de Tinta, está no menu de ferramentas no lado esquerdo da tela.

Ferramenta Lata de Tinta

Veja que as cores de primeiro plano e plano de fundo estão definidas no padrão: preto e branco.

Cores de primeiro plano e plano de fundo no Photoshop, no padrão preto e branco

Clique uma vez sobre o papel, a camada toda deve ser preenchida com a cor de primeiro plano: preto.

Camada preenchida de preto com a ferramenta Balde de Tinta

Agora tecle X para inverter as cores de primeiro plano e plano de fundo. Clique outra vez no papel: ele será preenchido de branco. É bem simples.

Preencher com Atalhos de Teclado

Você pode preencher também com os atalhos de teclado. Para cobrir a área com a cor de primeiro plano, segure a tecla Alt e enquanto segura, pressione a tecla Del (ou seja, o comando Alt + Del). Para preencher com a cor do plano de fundo, use Ctrl + Del.

É recomendável que você se acostume com os atalhos desde o começo do aprendizado, já que vai usá-los com muita frequência no futuro (se quiser ganhar muito tempo durante o trabalho com Photoshop).

Seleções de Cor

A Ferramenta Conta-Gotas serve para pegar uma amostra de cor de qualquer lugar da tela; basta clicar com ela sobre um ponto e a cor dali será usada no primeiro plano.

Ferramenta Conta-Gotas

Ao clicar e segurar, vai aparecer o HUD, ou seletor dinâmico, que atualiza a cor do primeiro plano enquanto você move a ferramenta pela tela.

Nota: o HUD só aparece se seu computador dispõe de gráficos OpenGL, geralmente através de placa de vídeo ou placas-mãe mais modernas, com bom vídeo integrado.

Enquanto segura o clique do mouse, você pode ir com a ferramenta a qualquer ponto da tela, e onde soltar, a cor do ponto será colocado na caixa de primeiro plano.

Seletor de cor

Você não precisa trocar da Lata de Tinta (ou outras ferramentas que usem cor) para o Conta-Gotas para trocar de cor: para usá-lo enquanto está com a Lata selecionada, é só manter a tecla Alt pressionada. O ícone vai mudar para o do Conta-gotas, então é só usar.

Quando quiser voltar à Lata de Tinta, solte Alt e clique no papel para preencher com a nova cor.

Preenchendo Seleções

Você pode preencher só uma parte do papel, criando uma seleção naquela área com a ferramenta Letreiro (atalho: tecle M). Clique e arraste para criar a seleção, então use os métodos anteriores para preencher.

Se preferir, crie uma nova camada (menu Camada > Nova > Camada, ou botão “Criar uma nova camada” no rodapé da janela de Camadas) e preencha com a cor nova nela.

Preenchimento sobre camada com seleção

Comando Preencher

Permite escolher entre vários modos para cobrir a camada ou área com cor (além de padrões). Pode ser aberto com o atalho Shift + F5, ou pelo menu Editar > Preencher.

Comando Preencher

Preenchimento de Degradê (Gradiente)

É o que cria variações suaves de cores, como se elas se mesclassem. A ferramenta está agrupada junto com a Lata de Tinta.

Ferramenta Degradê do Photoshop

No alto da tela, logo abaixo do menu principal, fica o menu da ferramenta, onde você pode escolher entre tipos de degradê e cores usadas.

Comece com os diferentes modelos:

Modelos de degradê

O degradê Linear, como diz o nome, é em linha: a cor varia linear do ponto inicial ao final.

Para desenhar o degradê no papel, clique no ponto onde ele vai começar, arraste até o ponto final, então solte o clique.

Pontos de início e fim marcam onde vai começar e terminar os extremos de cor do degradê
Pontos de início e fim marcam aonde vão os extremos de cor do degradê

Vai ficar assim:

Degradê criado

Para criar um degradê Radial (em círculo), angular, refletido ou em diamante, mude no menu mostrado antes. Eles ficam assim:

Degradê Radial
Degradê Radial
Degradê angular
Degradê angular
Degradê refletido
Degradê refletido
Degradê diamante
Degradê diamante

Para alterar as cores do degradê, é preciso entrar no seu editor: basta clicar sobre a janela de amostra, no alto da tela.

Editor de degradê

No editor, você pode escolher uma das predefinições (degradês prontos para uso, na parte superior da janela) ou editar o seu. Na barra de cor, as caixinhas acima e abaixo dela controlam as interrupções de opacidade e cor, ou seja, em que ponto do degradê uma cor fica mais ou menos opaca, ou muda de cor.

Para adicionar um ponto de interrupção, basta dar um clique perto da barra (em cima para opacidade, em baixo para cor); vai aparecer uma caixinha. Para remover um ponto, é só arrastá-la para longe da barra.

Para alterar a opacidade de um ponto, clique sobre ele e mude o valor na caixa Opacidade, em Interrupções. Para mudar a cor, clique sobre o ponto, depois em Cor e altere na janela de seleção cor que se abre.

Editor de degradê

Veja mais sobre preenchimentos no site da Adobe, ajuda do Photoshop.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin