Dicas

Curso básico de Photoshop [parte VII]: Estilos de Camada

Anúncios Google

Nesse capítulo do nosso curso básico de Photoshop, veremos o funcionamento dos Estilos de Camada (Layer Styles), uma poderosa ferramenta que permite estilizar o conteúdo da camada de forma não-destrutiva – os estilos ficam vinculados sem modificar de fato a camada e você poderá alterá-los a qualquer momento depois de aplicados.

Eles foram introduzidos na sexta edição do programa, e desde então receberam poucas modificações. São muito populares os efeitos de sombra (especialmente em texto), chanfro e sobreposições de textura e padrão. Além de usar estilos nativos do Photoshop, você também pode baixar arquivos de estilo na internet e até criar novas combinações (Estilos Predefinidos).

Os Estilos são vinculados ao conteúdo da camada. Assim, se você mover a camada (tanto no papel quanto na ordem de camadas), os efeitos movem-se junto. Todo o conteúdo é afetado, mesmo que seja adicionado mais tarde. Por exemplo, se você aplicar efeito de sombra sobre uma camada com um objeto, e mais tarde modificar o objeto ou adicionar mais pixels à camada, esses também terão sombra.

Leia também → Cap. V – básico sobre camadas

Veja um típico exemplo de uso de estilos de camada para obter efeito decorativo (publicado em nosso tutorial Como Criar Textos e Objetos Metálicos no Photoshop).

Efeitos de metal criados só com Estilos no Photoshop
Efeitos de metal criados só com Estilos no Photoshop

Vamos praticar. Crie um novo documento do Photoshop (atalho Ctrl + N), com tamanho de 550 x 250 pixels, fundo branco. Digite um texto qualquer.

Texto digitado no Photoshop, com uma camada branca no fundo

A camada do texto deve estar ativa (clique sobre a miniatura da camada, veja que ela fica em destaque. Você pode acessar os estilos de camada de duas formas: menu ou botão.

Menu: procure no menu superior em Camada > Estilo de Camada (Layer > Layer Style).

Menu Estilo de Camada

Na lista estão as várias opções de estilo, que também podem ser acessadas – e essa é a forma mais fácil e comum – pelo botão que fica no rodapé da janela de Camadas, o “Adicionar um estilo de camada” (Add a layer style), identificado pelas letras fx. Essas letras também aparecem ao lado do nome da camada que recebe estilos, na janela de camadas.

Botão de Estilo de camada

Veja que a camada TEXTO recebeu estilos de camada (tem o ícone dos efeitos ao lado do nome). Os efeitos estão listados em Effects, e assim como as próprias camadas, também podem ter a visibilidade alterada entre ligado e desligado (clicando no olho). A seta ao lado do ícone permite retrair ou expandir os efeitos em uma lista.

Camada com vários estilos aplicados
Camada com vários estilos aplicados

Vejamos o que cada um dos estilos faz:

Chanfro e Entalhe (Bevel and Emboss): cria um efeito de entalhe no conteúdo da camada. A janela de ajustes permite controlar a profundidade do efeito (Depth), direção da luz, tamanho e suavidade, entre outros. Os ajustes de Sombreamento (Shading) dão opção de controlar a altura do efeito, cores usadas na sombra e luz, opacidade e ângulo.

Eu poderia falar sobre cada ajuste, mas seria inútil. O mais indicado para entender cada um é criar um arquivo de teste e alterar você mesmo os valores.

Janela de Estilos de Camada

Contorno (Stroke): aplica um contorno ao conteúdo da camada. Os ajustes: tamanho (largura do traço do contorno), posição (contorno externo ou interno), modo de mesclagem, opacidade e tipo de preenchimento: você pode contornar com cor sólida ou degradê. Use a caixa Color para mudar a cor do contorno.

Sombra Interna (Innter Shadow): sombra aplicada ao conteúdo da camada, em direção ao interior, começando nas bordas. Útil para criar sombras próprias de objetos.

Brilho Interno (Inner Glow): cria um brilho no conteúdo, em direção ao interior. Seu efeito é muito parecido com o da Sombra Interna, mas não tem o mesmo ajuste de direção – o brilho vem de todos os lados. Tem opções adicionais como nível de Ruído.

Acetinado (Satin): cria um tipo de brilho interno com efeito acetinado sobre o conteúdo da camada.

Sobreposição de Cor (Color Overlay): preenche os pixels da camada com uma cor sólida.

Sobreposição de Degradê (Gradient Overlay): preenche os pixels da camada com um degradê de cores.

Sobreposição de Padrão (Pattern Overlay): preenche os pixels da camada com um padrão.

Brilho Externo (Outer Glow): cria um efeito de brilho no conteúdo, de dentro para fora, a partir das bordas.

Sombra Projetada (Drop Shadow): cria um efeito de sombra atrás do conteúdo da camada. Com os vários ajustes você pode borrar e afastar mais ou menos a sombra, gerando diversos efeitos de profundidade. Muito eficiente com objetos de borda sólida.

Estilos predefinidos

O Photoshop tem uma série de estilos prontos, acessíveis na janela de Estilos (se ela não estiver visível, ative-a no menu Janelas > Estilos (Layer > Styles).

Estilos predefinidos do Photoshop

Para aplicar cada predefinição, clique sobre ela com a camada a ser alterada ativa, ou arraste a miniatura do efeito para cima da camada, soltando.

Criar estilos

Se você criou um efeito baseado numa série de estilos e quer salvar para reutilizar, salve como uma nova predefinição. Com a camada já totalmente estilizada e ativa, clique no ícone Criar novo estilo, no rodapé da janela de Estilos. Nomeie seu estilo na janela que será aberta.

Criação de nova predefinição de estilo

A segunda checkbox (caixa) pode ser marcada para determinar a inclusão, além dos efeitos, também de seus modos de mesclagem.

Dicas sobre estilos

Aplicar um estilo sobre uma camada que já tem aquele estilo, normalmente apaga o anterior e fixa o novo.

Se segurar a tecla Ctrl e clicar e arrastar sobre a imagem, você pode alterar alguns efeitos, como posição de sobreposições de degradê e sombras.

Para apagar todos os estilos aplicados a uma camada, clique com o botão direito sobre o nome dela na janela de camadas e selecione Apagar Estilos de Camada (Clear Layer Styles). Para apagar apenas um estilo, simplemente arraste sua miniatura para o ícone da lixeira.

Para aplicar o mesmo estilo de uma camada já estilizada a uma nova, clique sobre o nome dela com o botão direito e selecione Copiar Estilos de Camada (Copy Layer Style), clique então com o direito sobre a camada a receber o estilo e selecione Colar Estilo de Camada (Paste Layer Style).

Para alterar o tamanho/expansão de todos os estilos aplicados sobre uma camada, clique sobre seu nome com o botão direito e selecione Escalar Efeitos (Scale Effects), selecionando o valor (%) na janela aberta.

Para copiar um único estilo de uma camada para outra, clique e arraste a miniatura dela para cima da camada a ser alterada, segurando a tecla Alt. Para mover o estilo entre as camadas, arraste e solte a miniatura.

Para alterar as miniaturas dos estilos predefinidos, clique sobre o ícone da lista (no alto da janela de Estilos) e selecione um novo tamanho ou Apenas Texto (Text Only) para desativar as miniaturas.

Se você criou vários estilos de camada que usam iluminação (como Chanfro/Entalhe e Acetinado, entre outros), e muitos usaram diferentes fontes de luz, pode corrigir todos de uma vez: clique com o botão direito sobre o nome da camada (na janela com a lista de camadas) e selecione Luz Global, fazendo a correção.

 

A página de ajuda da Adobe tem um tópico profundo sobre o assunto. Se tiver alguma dificuldade, confira também Photoshop / Efeitos e estilos de camadas.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin