Dicas

Curso básico de Photoshop [parte VI]: camadas de ajuste e preenchimento

Anúncios Google

No capítulo anterior vimos o básico sobre o funcionamento das camadas no Photoshop, que servem como folhas de acetato nas antigas animações. Mas o poder delas não se restringe ao uso básico; o programa dá a opção de usar camadas com conteúdo preparado, como as de ajuste e preenchimento.

O funcionamento é simples: para não alterar o conteúdo original de uma camada, muda-se a aparência da folha (camada) que está acima dela, e tudo o que estiver abaixo aparecerá mesclado com aquilo, seja a sobreposição de uma cor, degradê de cores, ajustes de brilho, aplicação de texturas e muito mais.

Se pegou a viagem pelo caminho, confira as partes anteriores do curso:

Essas camadas “especiais” podem ser inseridas no documento pelo menu Camada > Nova camada de ajustes (Layer > New Adjustment Layer) que fica no alto da tela, ou pelo botão “Nova Camada de Ajuste ou Preenchimento” (New fill or adjustment layer), que fica no rodapé da janela de camadas – esse é o caminho mais fácil e comum.

Botão para inserir nova camada de ajuste

Camadas de preenchimento

Ao usar uma camada de preenchimento, uma parte da imagem (que estiver cercada por uma máscara de seleção) ou todo o papel é preenchido, sem afetar o conteúdo das demais camadas.

Lembra do nosso modelo de camadas do capítulo anterior?

Modelos de camadas empilhadas do Photoshop

Se uma dessas camadas fosse preenchida diretamente, seu conteúdo (a ave, a garota, o mar ou o fundo branco) desapareceria, dando lugar ao novo. Já usando uma camada de preenchimento, a cor (ou padrão) fica isolada em uma camada própria, sem “estragar” o conteúdo das demais.

  • Cor Sólida (Solid Color) – preenche toda a camada, ou uma área selecionada, com uma cor.
  • Degradê (Gradient) – preenche toda a camada, ou uma área selecionada, com um degradê de cores. É preciso ajustar o degradê no editor.
  • Padrão (Pattern) – preenche toda a camada, ou uma área selecionada, com um padrão. O Photoshop oferece diversos padrões e você pode carregar outros ou criar os seus próprios com a opção “Definir como padrão”.

Camadas de ajuste

Os ajustes também ficam em uma camada separada, sem alterar a imagem original. Isso garante que, caso você precise modificar tais ajustes depois, eles estejam prontos para edição – o que não acontece quando os aplicamos direto sobre a imagem, como pelo menu Editar.

Outras vantagens de usar camadas de ajuste são a possibilidade de repetir os ajustes simplesmente duplicando a camada e movendo-a para onde precisar, e a de criar máscaras e esconder partes do ajuste.

Essa é a imagem que servirá como modelo para os efeitos. Clique sobre ela para baixá-la no SXC se quiser repetir os próximos passos.

Angel, de Matthew Bowden

Angel, de Matthew Bowden

Brilho/Contraste (Brightness/Contrast) – ajustes de brilho e contraste da imagem.

Camada de ajuste Brilho/Contraste (Brightness/Contrast) do Photoshop

Níveis (Levels) – ajustas os níveis de claro e escuro (preto e branco) na imagem. Quando a imagem está muito escura, por exemplo, é só usar esse ajuste para clarear, ou vice-versa.

Camada de ajuste Níveis (Levels) do Photoshop

Curvas (Curves) – similar ao ajuste de níveis, mas em vez de ter apenas os três pontos (médio, branco e preto), permite ajustar os tons em uma curva, com diversos pontos de interrupção. Excelente quando a imagem tem áreas muito claras e outras escuras, e ajustar os níveis de uma prejudica a outra. Também tem várias predefinições, como efeitos de alto contraste, inversão de canais e mais.

Camada de ajuste Curvas (Curves) do Photoshop

Exposição (Exposure) – ajustes de exposição, ou da quantidade de luz que a imagem recebeu ao ser feita. Imagens superexpostas (muita luz) ficam muito brancas e subexpostas, muito escuras.

Camada de ajuste Exposição (Exposure) do Photoshop

Matiz/Saturação (Hue/Saturation) – ajustes de intensidade e variação das cores. Permite ajustar todas as cores ao mesmo tempo ou canais separados (ou seja, alterar matiz e saturação dos vermelhos, por exemplo).

Camada de ajustes Matiz/Saturação (Hue/Saturation) do Photoshop

Equilíbrio de Cores (Color Balance) – diferentes ajustes de branco em câmeras podem levar fotografias a apresentar variações nas cores. O equilíbrio de cores pode ajudar a corrigir os tons primários, recolocando cada uma em seu lugar.

Camada de ajuste Equilíbrio de cores (Color Balance) do Photoshop

Preto e Branco (Black & White) – converte a imagem para preto e branco, mas ainda permite ajustar os tons de cor. Assim, se você usar este ajuste para deixar uma foto com um céu azul em preto e branco, ainda pode usar o controle de azul para tornar aquela região mais clara ou escura.

Camada de ajuste Preto e Branco (Black & White) do Photoshop

Filtro de Fotos (Photo Filter) – ajustes diversos, aplicando vários filtros de cor na imagem (cores quentes, frias, sépias, etc).

Camada de ajuste Filtro de Fotos (Photo Filter) do Photoshop

Misturador de Canais (Channel Mixer) – permite fazer ajustes a partir de misturas de canais de cores, e também remover as cores da imagem na edição em modo Tons de Cinza. Dá pra conseguir ótimos efeitos em fotos P&B, com tons de sépia e muito mais.

Camada de ajuste Misturador de Canais (Channel Mixer) do Photoshop

Color Lookup – ajuste introduzido no Photoshop CS6, apresenta diversas pré-configurações de cores para a imagem, usando como base uma tabela de alterações (LUT, de lookup table). Esse recurso já era usado no cinema para definir padrões de cores em monitores diversos. Você pode usar os “nativos” do programa – há vários ajustes interessantes – ou carregar outros.

Camada de ajuste Color Lookup do Photoshop

Inverter (Invert) – inverte os canais de cores das camadas abaixo.

Ajuste de camada Inverter do Photoshop

Posterizar (Posterize) – ajuste que permite definir a quantidade de níveis tonais para cada canal.

Assim, quanto menos níveis, menor a variação de tons numa cor. Regiões de degradê acabam ficando com um efeito recortado pela mudança súbita de um tom para outro (parecido com um desenho).

Camada de ajuste Posterizar do Photoshop

Limiar (Threshold) – ajuste que transforma todos os pixels de valor acima (mais claros) do determinado em branco, e todos abaixo em preto, gerando uma imagem sem cor e de alto contraste.

Camada de ajustes Limiar (Threshold) do Photoshop

Mapa de Degradê (Gradient Map) – aplica um degradê visível sobre o conteúdo das camadas inferiores de acordo com os tons mais claros ou escuros. Consegue-se uma vasta gama de efeitos de cor com essa camada de ajuste.

Camada de ajustes Mapa de Degradê (Gradient Map) do Photoshop

Cor Seletiva (Selective Color) – permite ajustar a quantidade de cores CMYK dentro de várias cores da imagem. Dá para aumentar a quantidade de amarelo dentro dos pretos da imagem, por exemplo, ou alterar os tons vermelhos para magenta, etc.

Ajuste de Cor Seletiva (Selective Color) no Photoshop

 

No próximo e último capítulo sobre Camadas, vamos ver os Estilos de Camada (Layer Styles).

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin