Dicas

Curso básico de Photoshop [parte II] – download e instalação

Nessa parte, vamos ver a instalação do programa, e começar a examinar sua interface.
Anúncios Google

Continuando nosso curso básico de Photoshop, veremos:

  • onde baixar
  • requerimentos do sistema
  • instalação e inicialização do programa
  • uma breve apresentação à interface, com foco nas partes mais usadas.

Como dito na primeira parte, o Photoshop não é um programa grátis. É uma ferramenta profissional. Então, basearei os conhecimentos passados aqui na sua versão de testes, que é acessível a qualquer pessoa sem precisar comprar. Depois, se tiver interesse, é só adquirir um dos pacotes oferecidos pela Adobe e continuar usando normalmente.

Siga ao site oficial do Photoshop e baixe a versão de testes; é a que será usada. O processo não é muito diferente na instalação do completo, nem em versões diferentes (CC, CS5, etc). Veja também o primeiro capítulo: introdução ao Photoshop.

Download e instalação

O pacote provavelmente virá no formato ZIP ou EXE. Antes de instalar, certifique-se de que seu equipamento atende as recomendações mínimas para o funcionamento. Para a versão CC:

  • Procesador 2 GHz ou superior (Windows) / Procesador Multicore Intel (Mac)
  • Microsoft Windows XP SP3 ou superior
  • Mac OS X 10.6 64-bit & 10.7 64-bit
  • 2 GB de memória RAM
  • 2 GB de espaço livre no disco rígido
  • Exibição 1024 x 768 (recomendado 1280 x 800) com cor de 16 bits e 512 MB ou mais de VRAM dedicado; 2 GB é recomendável
  • Placa de vídeo compatível com OpenGL 2.0 para aceleração gráfica

No caso do ZIP: descompacte o arquivo em seu computador, clicando sobre ele com o botão direito e selecionando Extrair. Os arquivos do pacote serão criados. Procure pelo Setup.exe e abra-o.

No caso do instalador em EXE: execute o arquivo e aguarde o download dos arquivos. Em seguida, vai começar a instalação.

Selecione instalar e digite o número de série (para quem comprou algum pacote e tem o serial), ou Avaliar para instalar em versão de avaliação. Você vai precisar de um cadastro no site da Adobe, o chamado Adobe ID, para prosseguir com a instalação. O cadastro é gratuito.

Instalação do Photoshop

Concorde com os termos para continuar a instalação.

Aceitar termos de uso para continuar instalação do Photoshop CS6

Em seguida, você poderá alterar as configurações da instalação, entre elas o idioma e componentes instalados.

Aguarde a instalação. Dependendo de suas configurações de máquina, pode demorar mais ou menos (na minha, que passa longe de uma super configuração, levou cerca de dez minutos).

Progresso da instalação do Photoshop

Repare que durante o trabalho é exiba a atividade em tempo real (o que está sendo instalado naquele momento), com uma estimativa do tempo restante.

Progresso da instalação do Photoshop, com tempo restante

Aguarde até a conclusão da instalação. Seu Photoshop está pronto para uso.

Instalação do Photoshop CS6 completa

Nota: lembre-se que se você instalou a versão de avaliação, em 60 dias ela deixará de funcionar. Nesse período, o programa terá todas as funcionalidades ativas, como no software normal.

Inicialização e tradução

Com seu Photoshop instalado, ele estará listado no menu de programas. Ao abrir, esta será sua tela inicial.

Tela com o Photoshop aberto pela primeira vez

Mas como assim, tudo em inglês? Pois é, para ter Photoshop em português, você precisa de um pacote de idioma, basta procurar na internet. Normalmente vem em um arquivo executável (.exe). Após a instalação, volte ao Photoshop (feche-o enquanto instala a tradução) e siga ao menu Edit > Preferences > General (ou atalho de teclado Ctrl + K).

Atualização 2019: para traduzir versões mais recentes do Photoshop, veja este artigo em que ensinamos como, é fácil.

Esse é o caminho para algumas alterações no funcionamento do programa. Vamos começar com o idioma: ele está na opção Interface (veja no menu lateral). O idioma pode ser alterado na caixa UI Language.

Preferências do Photoshop CS6

Em Unit & Rulers (Unidades e Régua), você pode mudar as métricas, para em vez de exibir tamanhos em centímetros ou pontos, usar pixels. Para quem não trabalha com arquivos de impressão e mais com web, será útil.

Por enquanto, não recomendo mexer em mais nada.

Alterando medidas das réguas do Photoshop para pixels

Principais janelas

Vá se acostumando ao Photoshop. Veja cada parte de forma superficial.

Partes principais do Photoshop

1 – Menu: quase todos os comandos e ajustes podem ser acessados através de opções diretas ou submenus. Filtros, ajustes, modos de cor, abertura de janelas e arquivos, ajuda: tudo está ali. Com o tempo você vai se acostumar aos mais usados.

2 – Opções da ferramenta: de acordo com a ferramenta ativa no momento, as opções deste menu vão mudar, com diferentes botões e caixas. No print do exemplo, a ferramenta selecionada é a Mover (note o primeiro ícone marcado mais escuro no menu de ferramentas, no lado esquerdo da tela).

3 – Arquivos abertos em paletas: nome do arquivo aberto, seguido pelo nível de zoom e o modo de cores. Como em outros softwares e especialmente navegadores, se tiver outros arquivos abertos, eles ficam agrupados ali em guias, que também podem ser movidas, alterando a ordem.

4 – Menu de ferramentas: icones com as ferramentas do Photoshop. Todas as que mostram uma pequena seta no canto inferior têm subferramentas, que podem ser acessadas ao clicar sobre o ícone, e depois na ferramenta do grupo associado.

Subferramentas no grupo da ferramenta Letreiro Horizontal (Horizontal Marquee)

5 – Papel: ou a área onde são feitas as edições no documento.

6 – Painel de ícones: cada ícone abre uma janela com diversas funções. Janelas adicionais que não estejam no painel podem ser ativadas no menu Window (Janela).

7 – Painéis principais: os mais usados podem ser exibidos no canto direito. Entre eles estão as janelas de Camadas (Layers), Ajustes (Adjustments), Demarcadores (Paths) e muitos outros. Se quiser fixar uma janela do painel de ícones no painel principal, basta clicar e arrastar par aquela posição.

Fixando uma janela no painel principal do Photoshop
Arrastando o botão do Histograma para as paletas abertas, a janela fica aberta.

8 – Status: mostra o nível de zoom aplicado ao documento, além de alguma outra informação, sendo por padrão o tamanho do documento em bytes. Clicando na pequena seta, abrem-se outras opções, como escala, perfil de cores, tamanho dos arquivos temporários, etc.

Opções para a barra de status do Photoshop

Logo abaixo do status, estão outras janelas, como o Mini Bridge, aplicativo para gerenciar arquivos, e a Timeline (Linha do Tempo), para controlar e criar animações. Alguns podem ser diferentes dependendo da sua versão do Photoshop.

🎓

No próximo tópico veremos mais sobre o espaço de trabalho, como iniciar, abrir e salvar documentos.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin