Tutoriais

Crie um efeito fácil de texto em chamas no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Para você que volta e meia pede por tutoriais com efeitos em texto: nesse artigo veremos como criar um belo texto em chamas, utilizando uma camada de texto simples do Photoshop, retocado por Layer Styles (Estilos de Camada) e complementado por uma fotografia. O resultado é realista, indicado para criação de belos banners, anúncios, etc.

Para colocar o tutorial em prática não é preciso grande experiência, mas conhecer o funcionamento básico das ferramentas é essencial. Você pode mudar a fonte utilizada no passo a passo (Times New Roman) por qualquer outra, conseguindo resultados mais próximos de sua necessidade. Faça testes também com outros tipos de fundo.

Antes de começar, veja como vai ficar (clique para aumentar):

Efeito Fácil de Texto em Chamas no Photoshop

Baixe a imagem das chamas → Chamas.

Crie um novo documento do Photoshop, com um tamanho razoavelmente grande. Preencha a camada de preto para enxergar melhor o que vai fazer.

Com a ferramenta Horizontal Type Tool (Ferramenta Letreiro Horizontal), vamos digitar o texto que receberá o efeito. Usei a fonte “Times New Roman”, mas pode usar outra se quiser.

Texto que receberá o efeito de chamas

Então, serão aplicados vários Layer Styles (Estilos de Camada) para conseguir a maior parte do efeito. Use na sequência:

– Color Overlay (Sobreposição de Cor), com a cor #FF9933 (laranja).

Color Overlay (Sobreposição de Cor)

– Outer Glow (Brilho Externo) com a cor #ff0000 (vermelho).

Outer Glow (Brilho Externo)

– Satin (Acetinado) na cor #853800 (marrom avermelhado).

Satin (Acetinado)

– Inner Glow (Brilho interno), cor #fecb00 (amarelo).

Inner Glow (Brilho Interno)

Aparência do texto após os efeitos de camada

Clique sobre as miniaturas dos estilos de camada e selecione Create Layers (Criar Camadas), para transformá-los em camadas (se preferir, duplique antes a camada para manter os efeitos salvos em caso de erro). Então, selecione todas as camadas criadas e a do texto (vá clicando sobre cada um com Ctrl pressionado), e achate-as (Ctrl + E).

Achate as camadas que foram geradas após usar o comando Create Layers

Crie uma máscara na camada achatada, e com a Paint Brush (Ferramenta Pincel), com tinta preta, e opacidade média, mascare a parte superior do texto (pintando sobre a máscara, e não sobre a camada de texto!). Se apagar demais, use branco para fazer a camada reaparecer.

Adicione uma máscara de vetor na camada achatada

Pinte de preto na máscara para esconder um pouco da parte superior do texto

Na camada com o texto mesclado, use o filtro Liquify (Dissolver) na Ferramenta Forward Warp Tool para criar deslocamentos no texto, lembrando um objeto em chamas.

Use a Forward Warp do filtro Liquify para criar distorções no texto

Distorções prontas no texto

Insira no arquivo a imagem das chamas que baixou no início do tutorial.

Imagem das chamas adicionada ao arquivo

Na guia Channels (Canais), clique sobre a miniatura do canal Green (Verde) enquanto segura Ctrl para criar uma seleção…

Com Ctrl pressionado, clique sobre a miniatura do canal verde, criando uma seleção

…então volte à guia Layers e duplique o conteúdo da seleção (na camada com a imagem das chamas) com Ctrl + J. Desligue a visibilidade da camada das chamas originais, vamos usar apenas essa cópia feita a partir do canal verde.

Com Ctrl + J, o conteúdo da seleção é duplicado em uma nova camada

Duplique a camada, reposicione a segunda para que as chamas ocupem todo o texto. Mescle as camadas de fogo com o comando Ctrl + E.

Chamas cobrindo todo o texto

Duplique a camada do fogo e reserve, com visualização desligada, caso precise reutilizar. Na original, com a Eraser Tool (Borracha), em opacidade média, e tamanho não muito grande, vá apagando todas as partes que forem excesso, deixando as chamas apenas em torno do texto.

Use a Eraser Tool (Borracha) para apagar todo o excesso das chamas

Chamas concentradas apenas em torno das letras

Duplique a camada das chamas e mude sua mesclagem para Overlay (Sobreposição), baixando sua opacidade para cerca de 50%. Se quiser, duplique também a camada de texto, ou pinte de branco sobre a máscara se quiser revelar outra vez partes do texto que fiquem interessantes em meio as chamas.

Duplique a camada de chamas, e se achar melhor, duplique também a camada do texto

Você pode repetir o procedimento para adicionar mais chamas, complementando o efeito. Pode ir mesclando várias partes do fogo, com tamanhos diferentes, até ficar satisfeito. Ao final, duplique a camada com as chamas, coloque a cópia com 50% ou menos de opacidade e no modo de mesclagem Overlay (Soprepor).

É isso, você já deve ter seu belo texto em chamas! Veja de novo o…

Resultado final:

Efeito Fácil de Texto em Chamas no Photoshop

O arquivo-fonte está disponível para download com fins de estudo. Clique no botão abaixo para obtê-lo (divulgando esse tutorial numa rede social de sua preferência).

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

6 Comments

  1. Ativação Metabólica Reply

    Muito ruim esse tutorial. Não serve pra quem é iniciante.

  2. O link do arquivo fonte esta errado, aparece uma estatua de gelo

  3. Gostei do efeito e estou tentando fazer, só que não consegui executar este passo: “Então, serão aplicados vários Layer Styles (Estilos de Camada) para conseguir a maior parte do efeito. Use na sequência:” Os efeitos estão dentro da mesma layer e não separados como na figura apresentada no tutorial. Como faço?

    • DanielLemes Reply

      É isso mesmo, aplique todos os efeitos na camada de texto. Só estão separados ali para mostrar os passos.

Write A Comment

Pin