Diversos

Crie sua conta no CGHub, comunidade de arte digital

Anúncios Google

Atualização: o CGHub foi sumariamente fechado, do dia pra noite, sem dar nenhum aviso aos usuários e levando para o limbo milhares de trabalhos. Quem não teve o cuidado de fazer backup de suas artes (sempre façam, pessoal), simplesmente PERDEU TUDO. O webmaster e responsável, Shakuro, não quis dar detalhes sobre o motivo do encerramento. De qualquer forma, o post fica aqui como registro e lembrete da importância de preservar seus arquivos em mais de um lugar. Opção? Sugiro o Artstation, que tem proposta similar.

Além do deviantART, comunidade da qual sempre falamos aqui, há muitas opções interessantes para artistas digitais que queiram compartilhar seus trabalhos, estabelecer contatos e buscar exposição. Uma excelente é o CGHub, site fundado em 2007.

Lá, o foco é mesmo arte digital, especialmente direcionada à indústria de entretenimento e cinema, propaganda, animação, games e ilustrações em geral. Qualquer tipo de imagem gerada em computador pode ser postada em sua conta no CGHub. Fotografias não são aceitas, o negócio lá é computação gráfica.

Uma vez cadastrado e participando, o usuário pode discutir com outros membros, trocar ideias, estabelecer uma rede de contatos profissional ou de afinidade, marcar artes favoritas, etc.

A comunidade também promove concursos de ilustração, e oferece uma estrutura excelente, com busca por artistas e trabalhos mais populares — os visitantes podem votar nos trabalhos pelo sistema de Likes, como no Facebook. Para freelancers, há um sistema de busca por profissionais que pode render uma oportunidade profissional.

Cadastro no CGHub

Um dos inconvenientes para nós brasileiros ou portugueses: o site é todo em inglês, mas vejamos um passo a passo sobre como criar sua conta e começar a usá-la.

Acesse o CGHub e procure pela opção SIGN UP!

Na página do CGHub, clique em SIGN UP

Sem grandes segredos com o formulário:

Formulário de adesão do CGHub

  • Choose a user name: seu nome de usuário. Note que o endereço de seu perfil ficará no padrão seunome.cghub.com, então, escolha com sabedoria.
  • Your password: sua senha
  • Confirm password: repita a senha
  • Your email: use um email válido

Complete a caixa do captcha e clique em Sign Up (assinar). Surgirá o aviso de que “seu código de confirmação foi enviado para seu endereço de email”. Vá ao seu email procurá-lo, e se não achar, use o formulário de reenvio, clicando em Click here.

CGHub diz: Obrigado por assinar

Quando estiver com seu código, digite-o no campo Code e clique em Confirm. Você também pode usar o link de confirmação fornecido no e-mail que receberá em vez de digitar o código.

Aparência do email que você deve receber do CGHub

Em Invite your friends to join CG HUB!, como em qualquer rede social, você pode convidar seus contatos para participar, é só digitar o endereço de seu e-mail num dos serviços listados e clicar em Get My Contact List (Obter minha lista de contatos).

Se quiser, convide ou encontre amigos no CGHub

Configurações

No link com seu nome de usuário no canto superior direito da tela, há dezenas de opções de configuração. Vamos às mais básicas, que estão na página Personal information.

Menu do CGHub

Em Main information (informações principais) – First Name, coloque seu primeiro nome, em Last Name seu sobrenome. Em Avatar e Personal Photo, você pode enviar imagens para seu perfil, é só clicar em Edit e buscar pela imagem em seu computador.

Em Profile background image, você pode enviar uma imagem que será usada como fundo de seu perfil, como no Twitter, por exemplo. Em Background image alignment, ajuste o alinhamento da imagem. As outras opções de Color permitem decidir a cor para o fundo (Background), links, tabelas (table) e texto. Em Banner on profile page, você pode enviar um banner para sua página de perfil.

Main information no CGHub

Em More About You – há informações importantes para fornecer: além de país e cidade, informe endereços de seus blogs ou sites, e das páginas sociais (Facebook, MySpace, Flickr, Twitter, LinkedIn e YouTube. Elas serão exibidas no seu perfil.

More About You (Mais Sobre Você) no CGHub

Há muitas outras opções a preencher, entre elas: Member Type (sua ocupação como membro), Current Employer (atual empregador), Projects i’ve worked on (projetos em que você atuou, separados por vírgula), entre outras. Fica a seu critério preencher tudo ou não — seu perfil já está ativo e pronto para uso neste momento.

Perfil pronto no CGHub

Enviando artes

No menu superior, procure por Add image.

Adicionar imagem

Clique em Escolher arquivo, no campo FILE, navegue até sua imagem e confirme. Espere o upload da imagem.

NOTA: atenção ao tamanho máximo de cada imagem enviada: 1 Mb.

Deverá surgir a janela Enhace Thumbnail, onde você decide a área da miniatura da imagem (que vai aparecer nas galerias). Arraste a área demarcada e confirme quando estiver satisfeito com o resultado.

Enhace Thumbnail, para configurar a miniatura do post

Em gênero (Genre), escolha em qual sua arte mais se encaixa (no meu exemplo, escolhi Portrait, ou Retrato). Em Image Type, selecione o tipo de imagem: arte tradicional 2D, digital 2d, 3D ou escultura. Digite um título para sua arte e em description, dê-lhe uma descrição. Adicione tags também.

Além destas opções básicas, você pode informar o tempo de execução do trabalho (Completion time), o software usado, e se seu trabalho tem conteúdo adulto, marque a caixa Adult content. Complete clicando em Save.

Complete as informações sobre sua arte e clique em Salvar.

Parabéns, você já tem sua primeira imagem no CGHub!

Imagem já na galeria do CGHub

Sua arte estará visível aos demais membros e visitantes, podendo receber comentários e Likes, compartilhada em redes sociais e baixada. Note que após publicar suas artes, elas serão exibidas temporariamente na página inicial do CGHub na seção “Just Added” (recém adicionadas).

Os visitantes poderão intereagir com você no CGHub

Artes recém enviadas aparecem na homepage do CGHub

 

Esse foi um resumo de como criar sua conta e começar a enviar trabalhos. Claro que o domínio, ou ao menos conhecimento básico do idioma inglês é importante para uma maior exploração de tudo que a ferramenta oferece.

Fique atento às regras da comunidade, principalmente para o fato de que apenas arte original pode ser enviada, então não faça upload de trabalhos de outros artistas, mesmo creditando a fonte, e nem envie fotografias. Para fotógrafos profissionais ou amadores, há opções ótimas como o Flickr e o deviantART.

Seu perfil estará disponível no endereço seunome.cghub.com. Comece a compartilhar sua arte com o mundo.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin