Primeiros Passos

Crie sites, portfólios e galerias fácil (e grátis) com o Wix

Serviço tem também planos pagos para quem precisa de mais recursos. Veja como começar.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

O Wix é uma ferramenta do tipo “faça-você-mesmo”, gratuita, que permite criar e personalizar sites. Nenhum conhecimento sobre web design ou programação é requerido: funciona de modo similar ao uso de programas comuns, como editores de texto e o Explorer do Windows. São comandos básicos como arrastar e soltar, duplo-clique para editar textos, enviar e exibir arquivos como vídeos e imagens, etc.

Com interface amigável, o Wix oferece no resultado final sites tanto em Flash quanto em HTML5. Basta escolher um dos inúmeros templates prontos e editá-lo, inserindo seu próprio conteúdo e personalizando tudo o que quiser. Ou se preferir, comece um do zero. Você pode adicionar quase de tudo em seus sites: imagens, áudio, vídeo, galerias, porções de HTML, formulários…

O Wix já era conhecido na criação de sites em Flash, mas como muita gente torce o nariz para esse formato, surgiu tempos depois a possibilidade de criar também em HTML5. É tão simples e intuitivo de usar que depois de começar, é difícil parar.

Visite o Wix e conheça a ferramenta

Otimização

Um dos pontos interessantes é que mesmo sendo uma ferramenta grátis na maior parte das funções, consegue-se um bom nível de otimização. Dá para inserir atributos importantes no SEO, como alt nas imagens, palavras-chaves nas páginas, descrições e muito mais.

O resultado final, principalmente nos modelos em HTML, são sites profissionais, com código limpo e otimizado, algo raro em ferramentas similares. Os sites em Flash também prometem bom nível de otimização, bem acima dos padrões (que no Flash são bem baixos).

Grátis e Premium

Seu site grátis pode ser “bombado” se você assinar algum dos planos pagos. Com o upgrade, o usuário terá mais opções como acesso a estatísticas do Google Analytics, a possibilidade de usar um domínio próprio (por padrão, todos os sites grátis usam o domínio http://www.wix.com/nomedousuario/nomedosite/), remover anúncios que aparecem nos sites, largura de banda ilimitada, criação de páginas ilimitadas dentro do site, atendimento personalizado e muito mais.

Os planos são mensais ou anuais, com desconto para os anuais. Não há taxa de cancelamento (na data em que este artigo foi escrito), então você pode cancelar a conta Premium a qualquer momento se quiser voltar ao site grátis. Nos primeiros 14 dias como Premium, o usuário pode também cancelar o serviço apenas clicando nesta opção em seu painel de controle, sendo reembolsado. Isso é ótimo, pois dá pra fazer uma boa avaliação dos serviços pagos antes de ficar com eles em definitivo.

Desvantagens

Para quem faz muita questão, será decepcionante a falta de conta de email. Assim, ao contrário de outras hospedagens que normalmente oferecem um email parecido com o domínio (o nosso é @tutoriart.com.br, por exemplo), não há essa possibilidade com o site Wix. O que não chega a ser comprometedor, já que você pode perfeitamente usar excelentes serviços de email externos como o Google e Yahoo.

Se você for criar sites em Flash, precisa ficar atento à questão de SEO. Embora o Wix ofereça muitas opções para configurar o site, esse formato tem notórios problemas, especialmente com indexação do conteúdo. Recomendo que você prefira sempre os sites em HTML5.

Outra desvantagem nas contas grátis é a existência de um banner do Wix no rodapé do site. Para tirá-lo de lá, só assinando algum plano premium. Não é tão intrusivo como outros serviços grátis, mas quem quer uma aparência profissional vai se chatear.

Vantagens

A mais óbvia é a incrível facilidade de se criar e modificar o site. A curva de aprendizado é curta, e mesmo quem nunca teve contato com qualquer tipo de programação, linguagem de estilização e outras complicações do mundo do web design, vai conseguir mexer no Wix. Basta ter conhecimentos comuns da informática geral, como clicar e arrastar, upload de imagens, etc. Se não conseguir customizar muito os templates oferecidos, ainda assim terá um belo site com um dos modelos prontos e grátis.

Outra é a integração de serviços, já que a própria empresa cuida da hospedagem, otimização de arquivos, banco de dados, etc. Não há preocupações com questões técnicas: basta criar uma conta, editar seu site e colocá-lo online. Se houver necessidade de ajustes avançados, parta para um plano premium, e nesse caso há suporte personalizado.

A gratuidade para sites menores é excelente, já que pequenos portfólios não precisarão de muitos recursos e portanto nem de upgrade. Os planos tem valores similares aos de hospedagens comuns.

Veja um pouco do funcionamento do Wix e um modelo de site que criei.

Onde Começar

Antes de tudo, crie uma conta no Wix. Logado, clique em Criar, no menu superior de seu painel. Você será direcionado à galeria de temas. No lado esquerdo da tela, muitas opções para filtrar os resultados, basta marcar as caixas com assuntos parecidos com o do seu site.

Veja na imagem: marquei as opções HTML5 e Design e Arte, assim, só templates em HTML5 próprios para sites de design e arte  serão exibidos.

Filtrando resultados na busca por temas do Wix

Para ver o tema em ação, clique em Ver. Se gostou dele, clique em Editar para começar a usá-lo em seu site.

Escolhi para meu site o tema Creative Events.

Tema Creative Events no Wix

Será aberta então uma nova janela, com o tema no modo de edição. É aí que você vai começar a transformá-lo de fato no SEU site.

Com as duas barras de ferramentas, uma localizada mais no alto da tela, e a outra vertical no canto esquerdo, com quatro ícones, você terá tudo que precisa para o trabalho.

Duas barras de ferramentas do Wix no modo de edição

Os quatro ícones da direita dão acesso a todas as ferramentas. O ícone com uma página mostra a lista de páginas do site; o pincel mostra ferramentas de design; o sinal positivo adiciona elementos, e a engrenagem acessa configurações.

Editando textos

É fácil editar ou inserir novos textos. Nos já existentes, basta dar um duplo-clique sobre ele para editá-lo.

Nota: ao clicar em qualquer objeto, surgirá uma janela, algumas vezes em cima do que você ia editar. Se ela estiver incomodando, é só arrastá-la para outra posição.

Editando texto no Wix

Botões comuns de editores de texto (negrito, itálico, sublinhado, listas, hyperlink, etc) serão exibidos. Se você sabe usar Word, WordPad e similares, mesmo que basicamente, saberá editar seus textos no Wix também. Isso vale tanto para textos de título e parágrafo.

Aliás, menu drop-down estão vários formatos pré-definidos de texto, como Cabeçalho e Corpo, em tamanhos que variam do XS (extra pequeno) ao XL.

Editando a cor do texto no Wix

Para inserir novas caixas de texto (assim como outros elementos que queira adicionar), use o botão com o sinal positivo (Add). Ele abre uma lista com várias opções. No caso, selecione Text. Escolha em seguida se o texto será de parágrafo ou de título.

Adição de bloco de texto no Wix

Edite o texto como mostrado antes, depois clique e arraste nos pontos das linhas delimitadoras da caixa, reajustando o tamanho da caixa, se preciso.

Para mover a caixa de texto, clique em outro objeto (para retirar o cursor do texto), então clique sobre o texto outra vez, para selecionar a caixa. Mova-a para a posição desejada, arrastando com o mouse, ou com as setas do teclado; segurando Ctrl enquanto clica nas setas, o objeto se move mais rápido – parecido com uso de Shift no Photoshop.

Editando e inserindo imagens

Todos os objetos na tela são clicáveis (quando serão selecionados), abrindo opções de edição. Clique por exemplo em uma das imagens: imediatamente surgirão opções, “Image Settings“, onde você pode trocar aquela imagem, mudar seu título, texto alternativo, link, tamanho, etc.

No meu exemplo, vou trocar uma das imagens. Clico sobre ela para abrir o menu, então clico no botão Change Image.

Trocando imagem no Wix

Clique em Upload Image para enviar uma de seu computador. Quando o envio for completado, a imagem surgirá na lista de arquivos disponíveis em sua conta. Clique nela para selecioná-la e clique em OK (ou dê um duplo-clique nela). Basta inserir as informações restantes, e para linkar clique em Link to.

Envio de imagens para site do Wix

O link pode apontar para um url, email, um documento ou uma página. Escolha o desejado e insira o endereço. Se marcar a opção Open in New Window, o link será aberto em uma nova janela; se escolher Open in Same Window, abrirá na mesma janela.

Escolhendo o tipo de link no Wix

O checkbox Show on All Pages aplica as mudanças em todas as páginas, então se estiver editando algo que deve aparecer só naquela página, não marque essa opção. Os campos x e y permitem inserir a posição por coordenadas exatas do elemento na página; já os campos w e h são a altura e largura do objeto.

Note que quase todos os elementos têm essas opções, não só as imagens, e funcionam basicamente do mesmo jeito. Acostume-se com as elas e logo terá controle total sobre a edição de seu site.

Opções comuns de elementos do Wix

Alterando o Layout Geral

Há vários esquemas de cor que alteram todos os elementos ao mesmo tempo. Clique no botão Design (o do ícone do pincel), então em Colors.

Opção Design ao criar sites no Wix

É só escolher uma das paletas e tudo é alterado automaticamente. Claro que depois você pode continuar editando os elementos individuais. Você também pode criar paletas customizadas, clicando em Customize Palette.

No meu site, escolhi a paleta Soft Wanderings, com tons de marrom (e depois fui modificando).

Paleta Soft Wanderings no design de sites do Wix

Não gostou da aparência? Mude tudo! Comecei trocando a imagem de fundo, clicando em Background (clique em um ponto vazio qualquer para selecionar o fundo). Funciona como no upload de imagens: enviei minha própria textura (igual a do template antigo do Tutoriart). É só clicar em Upload & Customize Background.

Pode-se optar entre repetir o fundo (horizontal ou verticalmente), posicioná-lo, e se ele será movido junto com a página ou ficará fixo.

Ajustando a imagem de fundo do site no Wix

Fontes

Há também esquemas de fontes. Estes esquemas são mais indicados para quem quer praticidade, já que mudam estilos de texto de título e corpo ao mesmo tempo. Clique em Design > Fonts.

Basta clicar em um dos esquemas. Quando gostar do resultado, só feche a janela para manter a escolha. Se não gostou de nenhum esquema e quiser continuar como estava, clique em Discard Changes.

Se quiser, clique em Customize Fonts para editar cores e tamanhos padrão de formatos de títulos, menus, entre outros.

Em Customize Fonts você altera tamanhos e cores das fontes

Mídia

Você também pode inserir mídias no seu site, como vídeos (YouTube e Vimeo) e áudio (SoundCloud), com muita facilidade. Vamos inserir um vídeo do YouTube.

Primeiro, copie o url do vídeo. A parte usada será o ID, uma sequência de caracteres no final do url. Escolhi um vídeo sobre o Wix, com o endereço www.youtube.com/user/wixmypage?v=UAxMzrWZOpY. Então só vamos usar o UAxMzrWZOpY.

Clique no botão Add, selecione Media > Video.

Adicionar mídia em site criado no Wix

Insira o ID com o complemento do endereço http://youtu.be/ID. Em Control Bar, você pode esconder a barra de controle do vídeo, e as checkboxes permitem que o vídeo seja iniciado assim que a página abrir (Autoplay), tocar continuamente (Loop), exibir a barra com o título do vídeo (Show title bar) e usar a cor clara na barra de controle (Light control bar).

Vídeo inserido em site do Wix

Esses foram só alguns exemplos básicos de uso do Wix. Quer ver meu site completo? Visite-o aqui.

Embora esse artigo possa parecer só mais um tentando vender algo (em parte é, pois estou indicando novos clientes), garanto que é uma das melhores ferramentas do gênero e recomendo totalmente. Depois de começar a usar você não vai querer parar mais. Crie uma conta no Wix e comece já!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin