Diversos

Wacom Inkling: crie esboços digitais direto sobre o papel

O Wacom Inkling parece uma mágica: você desenha no papel e tudo é reproduzido na tela.
Anúncios Google

Atualização 2015: a Wacom descontinuou o Inkling, mas se você quer algo parecido (e talvez até melhor), pode conhecer o Bamboo Spark. Se ainda quer a Inkling, pode encontrar usado em sites de leilão como o eBay.

Apesar das atuais mesas digitalizadoras serem fantásticas, incríveis, e darem aos artistas quase todas as possibilidades da arte tradicional — além de muitas outras novas — nunca estamos verdadeiramente satisfeitos. É natural, queremos sempre mais. Como diria o “poeta”: pra frente e avante.

Pensando nisso, a gloriosa Wacom, que já conhecemos tão bem dos famosos brinquedinhos para artistas digitais, resolveu dar um pouco mais de graça às tarefas dos desenhistas: é aí que entra o Inkling.

Não seria ótimo se suas ideias pudessem começar como esboços com papel e caneta, e imediatamente se tornassem eletrônicos, gráficos vetoriais?” Como assim, desenhar no papel igual “antigamente” e sair tudo na tela? Parece bom demais pra ser verdade.

Inkling, da Wacom

Esta é a sugestão do aparelhinho que, ocupando muito menos espaço do que as (algumas vezes) enormes tablets tradicionais, consegue capturar os movimentos da caneta digitalizadora, e rapidamente as converte em vetores sobre camadas digitais. Isso com você desenhando sobre papel: nada de rabiscar sobre uma tela ou uma superfície sensível. É arte “à moda antiga”.

Partes do Inkling, da Wacom

O “captador”, não muito maior do que um isqueiro, é ligado ao computador, que com um software batizado “Inkling Sketch Manager” (Gerenciador de Rascunhos Inkling), permite revisar e organizar seus rascunhos feitos no papel, então já digitais.

Desenhe no papel, o Inkling capta tudo e transforma em gráficos digitais

Então é só exportá-lo para o software vetorial ou de bitmap favorito, com todas as camadas que você criou durante o desenho preservadas.

Veja os vídeos do Inkling para entender melhor.

[youtube value=http://www.youtube.com/v/fXbBA1DRE84]

[youtube value=http://www.youtube.com/v/kySgTfzk-iQ]

Eu ouvi um “isso deve custar uma fortuna“? Pois é, não. Segundo preço no site da Wacom, são US$199,00, certamente muito bem investidos neste pequeno grande gadget. Como diria a Feiticeira no comercial: “parece magia, mas é tecnologia”.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin