Soluções

Como criar um canal adicional no YouTube (em conta já existente)

A mesma conta Google pode ter múltiplos canais associados, é fácil criá-los.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Criar um canal no YouTube é muito rápido e fácil, bastando fazer login em sua conta do Google e configurá-lo com nome, banner e avatar antes de enviar seus primeiros vídeos. Mas alguns usuários ficam em dúvida no caso de uma conta multicanal. Será que dá pra manter vários canais sob o mesmo e-mail, mesmo painel de administração e mais importante: mesma conta de AdSense, com ganhos direcionados de todos eles. Ou é uma complicação danada com vários logins e contas?

A resposta é sim, dá tranquilamente pra gerenciar tudo de uma conta só. Com seu canal inicial funcionando, você precisa de não mais que meia dúzia de passos simples para fundar um segundo, terceiro ou quantos canais precisar, e todos ficam acessíveis por login na mesma conta. Um ponto negativo é que cada canal terá uma conta própria de Google+, e pra quem usa, seria mais interessante apontar variações de um mesmo canal para a mesma página, se possível.

Exemplo: se você tem um canal principal sobre filmes e séries, mas gostaria de criar um subcanal só sobre séries brasileiras, ela terá página de Google+ própria, e não vai apontar para a outra página que você já tinha. É impossível (no presente momento, e provavelmente sempre) apontar dois canais para a mesma página Google+.

De qualquer forma, já que muita gente nem liga pra existência do G+, vamos ver como criar um canal adicional em sua conta YouTube já existente, é muito fácil.

Siga ao painel “account” da sua conta já logada — o acesso é pelo ícone da engrenagem visível quando clicamos na nossa foto no canto superior direito da tela. Se não sabe onde, é só abrir o link https://www.youtube.com/account.

Na parte inferior da tela, você deve ver a opção “Ver todos os meus canais ou criar um novo canal“.

Veja, essa é a conta de um dos meus dois canais:

atalho nova conta youtube

Clique no link e será aberta uma página com suas contas no YouTube e as associadas do Google+. Moleza, né? Só clicar em “Criar um novo canal“.

novo canal link

Como explicado na tela, seu novo canal só precisa de um nome, categoria e aceitar os termos. Automaticamente será criada uma página no Google+. Vou criar como teste um canal só para organizar cutscenes de games para meu canal principal de jogos.

Quando acertar suas configurações de nome e categoria, clique em Concluído.

novo canal

Opa, muito fácil. Está aí o canal pronto para começar a ser ajustado como qualquer outro.

canal pronto

Não muda nada na sua conta em relação aos demais canais. Para alternar entre eles, clique no seu avatar no canto superior direito e escolha o canal.

alternar canais

Importante: não tente conectar sua página a uma conta já associada a outra do Google+, ou a primeira será inteiramente removida. Por exemplo, se pensou em criar uma conta alternativa para outra que já existe, não vai dar pra conectar ambas ao mesmo perfil do Google+, cada uma deverá ter a sua própria.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

3 Comentários

Deixe um Comentário

Pin