Criando um cartaz estilo “Velho Oeste – Procurado” no Photoshop

2
9118

Nesse tutorial você vai aprender a criar um cartaz intitulado "Wild West" (o Oeste Selvagem, que no Brasil ficou conhecido como o Velho Oeste). É um daqueles típicos anúncios de "procura-se" por bandidos que eram colados em postes e nos saloons, tão típicos dos filmes western.

No processo, usaremos várias técnicas intermediárias, como simular papel envelhecido, criar cabeças de prego que prendem o cartaz e misturar diferentes texturas para chegar à aparência desejada. Será empregada também uma foto na base, que você pode substituir - assim como os textos - para obter resultados divertidos e personalizados.

Esse é o resultado que você deve ter:

cartaz de procurado - final

Comece baixando tudo que será usado:

Crie um novo documento no Photoshop, de 1350 x 1350 pixels. Cole nesse documento a textura Wooden Grain que baixou e ajuste seu tamanho para caber no papel. Essa será a base de madeira onde está pregado o cartaz.

textura colada no documento

Com a ferramenta Letreiro Retangular (atalho: M), crie uma seleção de 800 x 1200 pixels, que será a base do cartaz. Siga ao menu Editar > Preencher, e escolha um tom de bege (#f2e7cb) (numa nova camada).

marca do cartaz

Aplique bastante zoom e com a ferramenta Laço, crie uma seleção irregular como na imagem abaixo. Então clique Delete para aparar esse pedaço da cor bege.

seleção para aparar bege
após aparar

Vá fazendo o mesmo nas bordas do "papel bege", deixando-o mais envelhecido. Trabalhe com paciência para obter um melhor resultado.

papel com bordas envelhecidas

Crie uma seleção ao redor do fundo do cartaz (segure Ctrl e clique sobre sua miniatura, na janela de Camadas). Com a ferramenta Superexposição (atalho: O), usando um pincel redondo macio, vá pincelando sobre o papel para deixar a cor mais escura e aumentando o efeito de envelhecimento.

papel envelhecido

Para intensificar o efeito de "bordas queimadas": crie uma nova camada acima da camada do fundo. A seleção anterior ainda deve estar feita (se tiver removido a seleção, é só seguir ao menu Selecionar > Refazer Seleção (atalho Shift + Ctrl + D).

Ajuste a cor de primeiro plano para um tom de marrom bem escuro (#211a0a) e com ela preencha a cor em uma nova camada (atalho: Alt + Backspace).

camada preenchida em marrom

Siga ao menu Selecionar > Modificar > Contração, e reduza a seleção em 10px.

seleção reduzida

Exclua a parte selecionada pressionado Delete.

área excluída

Carregue outra seleção em torno do fundo do cartaz. Na camada do marrom escuro, aplique o filtro Desfoque Gaussiano com raio de 3px. Mude o modo de mesclagem da camada para Sobrepor e reduza sua opacidade para 40%. Isso vai render um bom efeito de borda envelhecida.

com redução de opacidade da camada marrom

Remova a seleção (atalho: Ctrl + D). Duplique a camada do marrom escuro (Ctrl + J). Carregue uma seleção ao redor do cartaz de novo, e na camada duplicada reutilize o Desfoque Gaussiano (no menu Filtro > Último Filtro). Ajuste a opacidade da camada para 50%.

apos camada duplicada

Repita o procedimento anterior (duplicação de camada), mas dessa vez usando o Desfoque Gaussiano com raio de 5px, e baixando a opacidade para 20%.

mais uma camada duplicada

Hora de adicionar texto. Ajuste a cor de primeiro plano para #231d14. Selecione a Forma Personalizada indicada abaixo para desenhar uma no papel (no modo Forma, no menu superior de opções da ferramenta).

forma personalizada

Duplique essa forma. Siga ao menu Editar > Transformar > Virar Horizontalmente e posicione a forma duplicada no canto superior direito, ficando assim um virado para o outro.

formas duplicadas

Com a ferramenta Texto, digite o que quer como chamada do seu cartaz - o autor usou "Proclamation" para imitar os cartazes de procurados e anúncios oficiais. A fonte usada foi a Rockwell Std, formato Bold Condensed, com aquela mesma cor ajustada para as formas personalizadas. Os demais ajustes podem ser vistos a seguir.

ajustes do texto

Adicione outro bloco de texto abaixo do anterior, um pouco menor, como visto a seguir.

segundo bloco de texto

Agora o texto "Procurado". Com a mesma ferramenta Texto e a mesma fonte anterior, digite o texto e no painel de caracteres (menu Janela > Caractere), faça os ajustes a seguir.

texto procurado

Clique sobre a miniatura da camada desse texto segurando Ctrl para criar uma seleção ao seu redor. Siga ao menu Selecionar > Modificar > Expandir, em 3px. Crie uma nova camada abaixo da camada do texto e nela preencha a área selecionada com um tom de bege claro (#f2e7cb).

Dê um duplo-clique na miniatura da nova camada para acessar a caixa de diálogo Estilos de Camada, então aplique um Contorno de 1px (cor vista abaixo).

aplicando contorno no texto

Outra vez, Ctrl + clique na camada do texto, então siga ao menu Selecionar > Modificar > Expandir, em 1px. Crie uma nova camada abaixo da camada do texto, e nela preencha a seleção com a cor #231d14. Depois, com a ferramenta Mover (V), use as setas do teclado para posicionar a camada 4px abaixo e 2px à direita.

sombra do texto reposicionado

Mais texto: veja a fonte usada e configurações abaixo.

mais texto
mais texto

Note que no segundo texto o Redimensionar Verticalmente foi alterado. Primeiro, ajuste para 90% para todo o texto. Depois, selecione as primeiras letras e reajuste o redimensionamento para 100%, para ter o efeito capitalizado.

Adicionando a foto dos "bandidos": usar imagens da época dará sempre bom resultado, mas você pode usar as suas para conseguir montagens engraçadas ou quem sabe convites criativos. Adicione a foto ao documento e use o comando Transformar (Ctrl + T) para posicionar e dimensionar como visto abaixo. Como ela deve ter sido colada como Objeto Inteligente, clique sobre a miniatura com o botão direito e selecione Rasterizar (vai receber ajustes a seguir).

cartaz com a foto

Siga ao menu Imagens > Ajustes > Brilho e faça ajustes tonais para que a imagem fique como visto abaixo. Depois, mude o modo de mesclagem para Multiplicação.

apos ajustes de brilho e contraste

Adicione os texto abaixo da foto, como visto a seguir.

texto abaixo da foto

Quase todos esses cartazes de procurados do "velho oeste" tinham também um valor de recompensa. Primeiro, adicione um cifrão usando a fonte Cooper Black, tamanho 120px. No painel Caractere ajuste como visto abaixo.

com cifrao

Repita a técnica usada no texto de procurado com o cifrão.

cifrao com efeitos

Ao lado do símbolo digite o valor da recompensa.

valor da recompensa digitado

Abaixo do valor, digite o texto "Recompensa" ou "Reward" como no original.

texto da recompensa

Outra vez, use a técnica para estilizar o texto, exatamente como feito antes; se não souber basta ler as etapas anteriores (durante a criação do texto "Procurado".

textos concluídos

Adicione a textura Concrete Texture 02, do pacote Rough Concrete: Texture Pack. Redimensione (Ctrl + T) para que se fique só um pouco maior que o cartaz.

adicionada textura

Carregue uma seleção em torno do cartaz, e com a camada da textura ativa siga ao menu Camada > Máscara de Camada > Revelar Seleção, o que vai aplicar uma máscara na camada (só onde está o cartaz a textura continuará visível).

textura mascarada

Mude o modo de mesclagem da camada da textura para Sobrepor e sua opacidade para 60%.

textura com mesclagem alterada

Abra à parte o arquivo Fold 01 do pacote Folds: Texture Pack no Photoshop. Remova sua saturação com o comando Dessaturar (atalho Ctrl + Shift + U), então crie uma seleção em tudo (Ctrl + A), copie e cole no documento em que estava trabalhando.

segunda textura

Como antes, redimensione para ficar ligeiramente maior que o cartaz, ajuste sua mesclagem para Multiplicação e baixe a opacidade para 35%. Carregue uma seleção em torno do cartaz e na camada dessa segunda textura, use de novo o comando para criar uma máscara.

textura com mesclagem em Multiplicação

Mais alguns efeitos para concluir. Duplique a camada da textura Concrete Texture 02 e mova a camada para cima de todas as outras (só arrastar a miniatura da camada na janela de camadas). Remova a saturação da imagem (Imagem > Ajustes > Remover Saturação), depois menu Imagem > Ajustes > Inverter, para inverter as cores.

Nota: se você adicionou as texturas arrastando-as direto para dentro do documento, elas estarão como Objetos Inteligentes e esses comandos de ajustes indisponíveis. Se preciso, clique com o direito sobre a miniatura da camada da textura e selecione Rasterizar, então os ajustes ficam disponíveis.

textura invertida

Use um comando de Níveis (Atalho Ctrl + L) para aumentar o contraste, veja abaixo.

ajuste de níveis

Mude a mesclagem dessa camada para Divisão e a opacidade para 70%.

após textura invertida

Os pregos que prendem o cartaz: crie uma nova camada acima de todas, aplique zoom no canto superior esquerdo e com a ferramenta Letreiro Elíptico, crie uma seleção redonda (segure Shift enquanto arrasta o mouse para obter um círculo perfeito).

marca do prego

Mude a cor de primeiro plano para #434343 e a de fundo para preto (#000000), e com a ferramenta Degradê (G), no modo Radial, selecione o degradê com as cores padrão (clique na caixa de edição de degradê e escolha o formado pelas cores ativas). Clique e arraste sobre a seleção, partido do centro, para criar o degradê.

ajuste do degrade
degradê criado

Adicione um estilo de camada do tipo Chanfro e Entalhe nessa camada, com os ajustes vistos a seguir.

ajustes de chanfro e enttalhe

Com a ferramenta Forma Personalizada, no modo Forma, escolha a Estrela de Cinco Pontas e crie uma como visto abaixo.

criação da estrela

Adicione um estilo do tipo Sombra Interna na estrela, como visto a seguir.

estilo sombra interna da estrela

Crie uma nova camada acima da camada da estrela. Selecione a ferramenta pincel, escolha um pincel do tipo Giz, e com a cor de primeiro plano em branco (#fffffF), clique uma vez sobre a cabeça do prego.

após giz sobre o prego

Mude a mesclagem para o modo Sobrepor, e a opacidade para 50%.

prego com mesclagem ajustada

Agrupe as camadas que formam o prego e nomeie o grupo como "prego". Duplique esse grupo três vezes e reposicione-os usando a ferramenta Mover, com um prego em cada canto do cartaz, veja a seguir.

cartaz com todos os pregos

Últimos detalhes: para uma sombra no cartaz, crie uma camada abaixo da camada do cartaz, crie uma seleção em torno do cartaz e preencha (na nova camada) de preto. Aplique então um filtro Desfoque Gaussiano, de 1.1 pixel.

cartaz com a sombra

Duplique a camada da sombra e na cópia aplique outro Desfoque Gaussiano, dessa vez de 3px.

após segunda camada de sombra

Para harmonizar as cores, acima de todas as camadas aplique uma Camada de Ajuste (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Filtro de Fotos).

filtro de fotos

É isso, seu resultado deve ser parecido com isso:

cartaz de procurado - final

Se quiser, pode baixar o arquivo-fonte no formato do Photoshop aqui (26 MB) COM FINS DE ESTUDO.

Original: Create a Wild Western “Wanted” Poster in Photoshop

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui