Tutoriais

Criando um cartaz estilo “Velho Oeste – Procurado” no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Nesse tutorial você vai aprender a criar um cartaz intitulado “Wild West” (o Oeste Selvagem, que no Brasil ficou conhecido como o Velho Oeste). É um daqueles típicos anúncios de “procura-se” por bandidos que eram colados em postes e nos saloons, tão típicos dos filmes western.

No processo, usaremos várias técnicas intermediárias, como simular papel envelhecido, criar cabeças de prego que prendem o cartaz e misturar diferentes texturas para chegar à aparência desejada. Será empregada também uma foto na base, que você pode substituir – assim como os textos – para obter resultados divertidos e personalizados.

Esse é o resultado que você deve ter:

cartaz de procurado - final

Comece baixando tudo que será usado:

Crie um novo documento no Photoshop, de 1350 x 1350 pixels. Cole nesse documento a textura Wooden Grain que baixou e ajuste seu tamanho para caber no papel. Essa será a base de madeira onde está pregado o cartaz.

textura colada no documento

Com a ferramenta Letreiro Retangular (atalho: M), crie uma seleção de 800 x 1200 pixels, que será a base do cartaz. Siga ao menu Editar > Preencher, e escolha um tom de bege (#f2e7cb) (numa nova camada).

marca do cartaz

Aplique bastante zoom e com a ferramenta Laço, crie uma seleção irregular como na imagem abaixo. Então clique Delete para aparar esse pedaço da cor bege.

seleção para aparar bege

após aparar

Vá fazendo o mesmo nas bordas do “papel bege”, deixando-o mais envelhecido. Trabalhe com paciência para obter um melhor resultado.

papel com bordas envelhecidas

Crie uma seleção ao redor do fundo do cartaz (segure Ctrl e clique sobre sua miniatura, na janela de Camadas). Com a ferramenta Superexposição (atalho: O), usando um pincel redondo macio, vá pincelando sobre o papel para deixar a cor mais escura e aumentando o efeito de envelhecimento.

papel envelhecido

Para intensificar o efeito de “bordas queimadas”: crie uma nova camada acima da camada do fundo. A seleção anterior ainda deve estar feita (se tiver removido a seleção, é só seguir ao menu Selecionar > Refazer Seleção (atalho Shift + Ctrl + D).

Ajuste a cor de primeiro plano para um tom de marrom bem escuro (#211a0a) e com ela preencha a cor em uma nova camada (atalho: Alt + Backspace).

camada preenchida em marrom

Siga ao menu Selecionar > Modificar > Contração, e reduza a seleção em 10px.

seleção reduzida

Exclua a parte selecionada pressionado Delete.

área excluída

Carregue outra seleção em torno do fundo do cartaz. Na camada do marrom escuro, aplique o filtro Desfoque Gaussiano com raio de 3px. Mude o modo de mesclagem da camada para Sobrepor e reduza sua opacidade para 40%. Isso vai render um bom efeito de borda envelhecida.

com redução de opacidade da camada marrom

Remova a seleção (atalho: Ctrl + D). Duplique a camada do marrom escuro (Ctrl + J). Carregue uma seleção ao redor do cartaz de novo, e na camada duplicada reutilize o Desfoque Gaussiano (no menu Filtro > Último Filtro). Ajuste a opacidade da camada para 50%.

apos camada duplicada

Repita o procedimento anterior (duplicação de camada), mas dessa vez usando o Desfoque Gaussiano com raio de 5px, e baixando a opacidade para 20%.

mais uma camada duplicada

Hora de adicionar texto. Ajuste a cor de primeiro plano para #231d14. Selecione a Forma Personalizada indicada abaixo para desenhar uma no papel (no modo Forma, no menu superior de opções da ferramenta).

forma personalizada

Duplique essa forma. Siga ao menu Editar > Transformar > Virar Horizontalmente e posicione a forma duplicada no canto superior direito, ficando assim um virado para o outro.

formas duplicadas

Com a ferramenta Texto, digite o que quer como chamada do seu cartaz – o autor usou “Proclamation” para imitar os cartazes de procurados e anúncios oficiais. A fonte usada foi a Rockwell Std, formato Bold Condensed, com aquela mesma cor ajustada para as formas personalizadas. Os demais ajustes podem ser vistos a seguir.

ajustes do texto

Adicione outro bloco de texto abaixo do anterior, um pouco menor, como visto a seguir.

segundo bloco de texto

Agora o texto “Procurado”. Com a mesma ferramenta Texto e a mesma fonte anterior, digite o texto e no painel de caracteres (menu Janela > Caractere), faça os ajustes a seguir.

texto procurado

Clique sobre a miniatura da camada desse texto segurando Ctrl para criar uma seleção ao seu redor. Siga ao menu Selecionar > Modificar > Expandir, em 3px. Crie uma nova camada abaixo da camada do texto e nela preencha a área selecionada com um tom de bege claro (#f2e7cb).

Dê um duplo-clique na miniatura da nova camada para acessar a caixa de diálogo Estilos de Camada, então aplique um Contorno de 1px (cor vista abaixo).

aplicando contorno no texto

Outra vez, Ctrl + clique na camada do texto, então siga ao menu Selecionar > Modificar > Expandir, em 1px. Crie uma nova camada abaixo da camada do texto, e nela preencha a seleção com a cor #231d14. Depois, com a ferramenta Mover (V), use as setas do teclado para posicionar a camada 4px abaixo e 2px à direita.

sombra do texto reposicionado

Mais texto: veja a fonte usada e configurações abaixo.

mais texto

mais texto

Note que no segundo texto o Redimensionar Verticalmente foi alterado. Primeiro, ajuste para 90% para todo o texto. Depois, selecione as primeiras letras e reajuste o redimensionamento para 100%, para ter o efeito capitalizado.

Adicionando a foto dos “bandidos”: usar imagens da época dará sempre bom resultado, mas você pode usar as suas para conseguir montagens engraçadas ou quem sabe convites criativos. Adicione a foto ao documento e use o comando Transformar (Ctrl + T) para posicionar e dimensionar como visto abaixo. Como ela deve ter sido colada como Objeto Inteligente, clique sobre a miniatura com o botão direito e selecione Rasterizar (vai receber ajustes a seguir).

cartaz com a foto

Siga ao menu Imagens > Ajustes > Brilho e faça ajustes tonais para que a imagem fique como visto abaixo. Depois, mude o modo de mesclagem para Multiplicação.

apos ajustes de brilho e contraste

Adicione os texto abaixo da foto, como visto a seguir.

texto abaixo da foto

Quase todos esses cartazes de procurados do “velho oeste” tinham também um valor de recompensa. Primeiro, adicione um cifrão usando a fonte Cooper Black, tamanho 120px. No painel Caractere ajuste como visto abaixo.

com cifrao

Repita a técnica usada no texto de procurado com o cifrão.

cifrao com efeitos

Ao lado do símbolo digite o valor da recompensa.

valor da recompensa digitado

Abaixo do valor, digite o texto “Recompensa” ou “Reward” como no original.

texto da recompensa

Outra vez, use a técnica para estilizar o texto, exatamente como feito antes; se não souber basta ler as etapas anteriores (durante a criação do texto “Procurado”.

textos concluídos

Adicione a textura Concrete Texture 02, do pacote Rough Concrete: Texture Pack. Redimensione (Ctrl + T) para que se fique só um pouco maior que o cartaz.

adicionada textura

Carregue uma seleção em torno do cartaz, e com a camada da textura ativa siga ao menu Camada > Máscara de Camada > Revelar Seleção, o que vai aplicar uma máscara na camada (só onde está o cartaz a textura continuará visível).

textura mascarada

Mude o modo de mesclagem da camada da textura para Sobrepor e sua opacidade para 60%.

textura com mesclagem alterada

Abra à parte o arquivo Fold 01 do pacote Folds: Texture Pack no Photoshop. Remova sua saturação com o comando Dessaturar (atalho Ctrl + Shift + U), então crie uma seleção em tudo (Ctrl + A), copie e cole no documento em que estava trabalhando.

segunda textura

Como antes, redimensione para ficar ligeiramente maior que o cartaz, ajuste sua mesclagem para Multiplicação e baixe a opacidade para 35%. Carregue uma seleção em torno do cartaz e na camada dessa segunda textura, use de novo o comando para criar uma máscara.

textura com mesclagem em Multiplicação

Mais alguns efeitos para concluir. Duplique a camada da textura Concrete Texture 02 e mova a camada para cima de todas as outras (só arrastar a miniatura da camada na janela de camadas). Remova a saturação da imagem (Imagem > Ajustes > Remover Saturação), depois menu Imagem > Ajustes > Inverter, para inverter as cores.

Nota: se você adicionou as texturas arrastando-as direto para dentro do documento, elas estarão como Objetos Inteligentes e esses comandos de ajustes indisponíveis. Se preciso, clique com o direito sobre a miniatura da camada da textura e selecione Rasterizar, então os ajustes ficam disponíveis.

textura invertida

Use um comando de Níveis (Atalho Ctrl + L) para aumentar o contraste, veja abaixo.

ajuste de níveis

Mude a mesclagem dessa camada para Divisão e a opacidade para 70%.

após textura invertida

Os pregos que prendem o cartaz: crie uma nova camada acima de todas, aplique zoom no canto superior esquerdo e com a ferramenta Letreiro Elíptico, crie uma seleção redonda (segure Shift enquanto arrasta o mouse para obter um círculo perfeito).

marca do prego

Mude a cor de primeiro plano para #434343 e a de fundo para preto (#000000), e com a ferramenta Degradê (G), no modo Radial, selecione o degradê com as cores padrão (clique na caixa de edição de degradê e escolha o formado pelas cores ativas). Clique e arraste sobre a seleção, partido do centro, para criar o degradê.

ajuste do degrade

degradê criado

Adicione um estilo de camada do tipo Chanfro e Entalhe nessa camada, com os ajustes vistos a seguir.

ajustes de chanfro e enttalhe

Com a ferramenta Forma Personalizada, no modo Forma, escolha a Estrela de Cinco Pontas e crie uma como visto abaixo.

criação da estrela

Adicione um estilo do tipo Sombra Interna na estrela, como visto a seguir.

estilo sombra interna da estrela

Crie uma nova camada acima da camada da estrela. Selecione a ferramenta pincel, escolha um pincel do tipo Giz, e com a cor de primeiro plano em branco (#fffffF), clique uma vez sobre a cabeça do prego.

após giz sobre o prego

Mude a mesclagem para o modo Sobrepor, e a opacidade para 50%.

prego com mesclagem ajustada

Agrupe as camadas que formam o prego e nomeie o grupo como “prego”. Duplique esse grupo três vezes e reposicione-os usando a ferramenta Mover, com um prego em cada canto do cartaz, veja a seguir.

cartaz com todos os pregos

Últimos detalhes: para uma sombra no cartaz, crie uma camada abaixo da camada do cartaz, crie uma seleção em torno do cartaz e preencha (na nova camada) de preto. Aplique então um filtro Desfoque Gaussiano, de 1.1 pixel.

cartaz com a sombra

Duplique a camada da sombra e na cópia aplique outro Desfoque Gaussiano, dessa vez de 3px.

após segunda camada de sombra

Para harmonizar as cores, acima de todas as camadas aplique uma Camada de Ajuste (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Filtro de Fotos).

filtro de fotos

É isso, seu resultado deve ser parecido com isso:

cartaz de procurado - final

Se quiser, pode baixar o arquivo-fonte no formato do Photoshop aqui (26 MB) COM FINS DE ESTUDO.

Original: Create a Wild Western “Wanted” Poster in Photoshop

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

Deixe um Comentário

Pin