Tutoriais

Criando Efeito de Foto em Infravermelho no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Fotografia em infravermelho gera resultados surpreendentes e muito bonitos, em cenas que poderiam ser comuns. Captando comprimentos de onda que nossos olhos não conseguem, as imagens ganham tons surreais, com atmosferas que lembram ficção científica. É como ver o mundo com novos olhos.

Confira um método simples para simular o efeito usando o Photoshop. A base consiste em desfoque no canal verde, e mais alguns ajustes de camada e mesclagem. A cor fica por conta de uma duplicata da imagem principal, mas você é mais que recomendado a tentar outros ajustes.

Selecione a imagem que quiser. Paisagens dão resultados muito interessantes, eu escolhi essa imagem aqui.

Abra a imagem escolhida no Photoshop e duplique a camada única. Renomeie a cópia da camada como “infravermelho”. Clique na guia de Canais, e sobre o canal verde. A imagem vai ficar toda em “preto e branco”, é normal.

canal verde

Siga ao menu Filtro > Desfoque Gaussiano. Aplique com Raio entre 2 e 5. Teste outros valores se quiser.

 desfoque gaussiano no canal

Volte a guia de Camadas e mude o modo de mesclagem da camada “inframervemlho” para o modo Divisão.

mesclagem em divisao

Aplique agora uma camada de ajustes do tipo Misturador de Canais (na guia Ajustes). Marque a caixa “monocromático” e deslize as barras de vermelho para -50, verde para 200 e azul para -50.

misturador de canais

misturador de canais aplicado

Reduza a opacidade da camada “infravermelho” um pouco. Teste alguns valores, eu recomendo deixar em torno de 40%.

camada com opacidade reduzida

O efeito já fica bem encaminhado, mas falta alguma cor. Duplique a camada com a imagem original e mova a cópia para o alto das camadas. Mude sua mesclagem para o modo “Sobrepor”, e sua opacidade para cerca de 50%.

camada original duplicada

Opcional: complemente com uma camada de ajustes de Matiz/Saturação, aumentando um pouco a saturação e deslizando um pouco o Matiz para um valor negativo, amarelando um pouco a vegetação.

ajustes de Matiz e Saturação

É isso, meu efeito final ficou assim (clique na imagem para ver no tamanho original):

foto em infravermelho finalizado

Baixe o arquivo-fonte do tutorial no botão abaixo…

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin