Dicas

Como criar demarcadores e seleções com a Caneta no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Uma das ferramentas com a qual iniciantes no Photoshop sentem mais dificuldade é também uma das mais importantes: a Caneta. Trabalhar com ela para criar demarcadores parece muito difícil aos primeiros contatos; a maneira de criar linhas tangentes que controlam as curvas e as combinações de botões para modificar pontos de ancoragem são um tanto confusos para quem não está habituado.

Apesar de difícil no começo, é uma ferramenta essencial para qualquer designer que opere o programa, especialmente na hora de criar seleções perfeitas, já que o uso da Varinha Mágica ou do Laço são recomendados apenas para trabalhos simples. Portanto, trate de acostumar-se com ela o quanto antes.

Nesse artigo voltado principalmente aos recém-chegados ao mundo do Photoshop, serão mostrados métodos básicos de uso da Ferramenta Caneta, como criar os primeiros demarcadores, editá-los e um pouco sobre as ferramentas relacionadas.

Como funciona a Caneta

A Ferramenta Caneta (atalho: P) serve para criar demarcadores, formas que podem ser posteriormente preenchidas ou traçadas por cor, convertidas em seleções, usadas como máscara de camada, etc.

As ferramentas que envolvem uso de demarcadores são reunidas no mesmo grupo da Ferramenta Caneta, sendo elas:

Ferramenta Caneta

Ferramenta Caneta de Forma Livre

Ferramenta Adicionar Ponto de Ancoragem

Ferramenta Excluir Ponto de Ancoragem

Ferramenta Converter Pontos

Além delas, as Ferramentas…

Seleção de Demarcador

Seleção Direta

…também servem para trabalhar demarcadores já criados. As ferramentas de forma (Forma Personalizada, Elipse, Retângulo Arredondado, Linha, Retângulo e Polígono) também criam demarcadores. Veremos o uso básico de cada uma das ferramentas.

Ferramenta Caneta

Com ela, você poderá criar demarcadores a partir de pontos de ancoragem, que serão feitos a cada clique no mouse.

Estas são as configurações comuns para uso da Caneta:

menu da ferramenta caneta

1- Camada de forma: usada para criar camadas de corte a partir de demarcadores de forma livre, uma outra ferramenta. Assim, é criada uma camada preenchida, com o demarcador sendo usado como máscara. Para criar demarcadores com a Caneta, use o botão do meio, Demarcadores. A terceira opção cria uma forma já preenchida de pixels a partir do demarcador.

2- Além de usar a Caneta, você pode optar pela Caneta de Forma Livre, com a qual cria-se o demarcador desenhando livremente, como se fosse um lápis; não é um método muito preciso. As outras opções criam formas personalizadas e formas geométricas.

3- A opção normalmente usada é a primeira, Adicionar à Área do Demarcador, que faz com que demarcadores novos sejam adicionados a outros que já existam. Para saber como funcionam as outras opções, veja este artigo sobre demarcadores e caneta.

Para começar a criar um demarcador, basta posicionar a Caneta no ponto em que pretende iniciar a forma e clicar; será marcado o primeiro ponto de ancoragem (pontos que fixam o demarcador; pense neles como pregos fixando uma forma feita de arame), seguindo com um clique a cada ponto.

pontos de ancoragem de demarcador

Quando quiser fechar a forma, basta clicar novamente no ponto inicial. Lembra daqueles desenhos formados ligando os pontos? É parecido.

fechando o demarcador

Para criar um demarcador com linhas em ângulos sempre perfeitos (múltiplos de 45°, ou seja, sempre retas horizontais, verticais ou diagonais), mantenha a tecla Shift pressionada ao clicar para criar o ponto.

demarcadores
Demarcadores criados com a tecla Shift mantida pressionada ao definir os pontos de ancoragem

Para criar linhas com curva, clique para criar o ponto, então sem soltar o botão, arraste o mouse, criando uma linha tangente (indicando qual será a curvatura da linha). Isso pode ser feito no primeiro ponto, ou nos pontos seguintes do demarcador.

criando demarcador em curva
Clique e arraste indicando a curvatura; clique no segundo ponto e arraste para continuar a curva. Um novo ponto, sem arrastar, determina o fim da curva

Tal como nas linhas retas, mantendo o Shift pressionado, a posição das tangentes será sempre mantida em 45° e múltiplos. Assim é possível criar curvas proporcionais, mesmo “a olho”.

Se após criar o ponto você decidir mudar sua posição e a linha da tangente, mantenha a tecla Ctrl pressionada e edite a forma ou a tangente.

editando a tangente
1- Demarcador feito 2- mudança na linha tangente 3- mudança na posição do ponto de ancoragem. Basta manter o Ctrl pressionado enquanto edita

É possível também aparar a tangente após o demarcador, limitando a curva até ali; para isso, após criar a curva, clique com a tecla Alt pressionada sobre o último ponto de ancoragem. A curva ficará restrita àquele ponto para trás.

Também mantendo pressionada a tecla Alt, é possível modificar a linha tangente apenas após o ponto de ancoragem.

aparando a tangente e a curva

Se quiser criar mais de um demarcador, sem fechá-los, dê o clique para o último ponto com a tecla Ctrl pressionada, então inicie o novo demarcador.

A Ferramenta Seleção de Demarcador permite que você selecione todo o demarcador criado, enquanto a Seleção Direta permite selecionar os pontos ou linhas tagentes, editando-as como quiser. As funções da tecla Ctrl e Alt na edição, como no caso da Caneta, também funcionam no uso dessa ferramenta.

demarcador no Photoshop
Demarcador criado
Ferramenta Seleção Direta
Usando a Ferramenta Seleção de Demarcador, o demarcador foi movido
Demarcador editado
Com a Ferramenta Seleção Direta, os pontos e linhas tangentes são editáveis

Caneta de Forma Livre

Como explicado antes, com ela o demarcador pode ser desenhado à mão livre, como no uso de um lápis ou pincel. Sua principal utilidade é no caso da necessidade de se criar demarcadores em torno de objetos bem destacados sobre um fundo, usando a opção Magnético para atrair o demarcador para a aresta do objeto. O objeto precisa ter um contorno muito bem definido sobre fundo contrastante, ou não vai dar certo.

Basta clicar no ponto inicial e apenas deslizar o cursor do mouse pelo contorno do objeto; a ferramenta vai criar os pontos de ancoragem automaticamente. Se houver falha em algum ponto, as ferramentas de edição de pontos e linhas tangentes vistos antes podem ser usados normalmente.

demarcador criado com modo magnético
Caneta de Forma Livre no modo Magnético

Lembre-se de que esa ferramenta só se aplica para objetos com contorno bem destacado, caso contrário, será melhor usar a Ferramenta Caneta tradicional, criando os pontos manualmente.

Adicionar, remover e converter pontos

As ferramentas permitem que novos pontos de ancoragem sejam respectivamente, adicionados ao demarcador, removidos ou modificados. Para adicionar um novo ponto, clique com a Ferramenta Adicionar Ponto de Ancoragem sobre o demarcador.

Ferramenta Adicionar Ponto de Ancoragem
Adicionando um novo ponto
Ferramenta Remover Ponto de ancoragem
Um clique com a Ferramenta Remover Ponto para remover o ponto criado antes
Ferramenta converter tangente
Ponto e tangentes convertidas. Compare com a imagem anterior

Usando demarcadores para criar seleções

Como a maior parte das demais ferramentas para criação de seleções não são muito precisos, o uso de demarcadores convertidos é o mais indicado quando se busca um resultado profissional; também serve bem para seleções complexas e em objetos sem um contorno perfeitamente definido.

Para converter o demarcador em seleção, você pode clicar com o botão direito (durante o uso da Ferramenta Caneta) e selecionar Converter para Seleção

Caixa de diálogo Criar Seleção

…ou clicar no botão Criar Seleção a Partir do Demarcador, no rodapé da janela de Demarcadores.

convertendo demarcador em seleção

Note que o mesmo pode ser feito com qualquer tipo de demarcador, incluindo formas personalizadas.

Quando for instruído a utilizar demarcadores para criar seleções, procure trabalhar com a imagem ampliada (atalho: Ctrl e + para ampliar, Ctrl e – para reduzir) para criar pontos de ancoragem mais próximos à aresta da imagem.

 

Com essas dicas e bastante prática, logo você iniciante estará completamente acostumado ao uso dessa importante ferramenta do Photoshop. Pratique bastante!

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

3 Comentários

  1. Pingback: Screen Jumping: Crie Imagens Que Parecem Saltar da Tela | Tutoriais | Tutoriart - Photoshop e Arte Digital

  2. Cara parabéns pelo site estou começando na pintura digital e to aprendendo muito por aqui!

    Vlw

    • Olá Renan, obrigado pelo comentário!
      Que bom que está sendo útil, este é nosso objetivo. Continue acompanhando o blog!

Deixe um Comentário

Pin