Uma das ferramentas com a qual iniciantes no Photoshop sentem mais dificuldade é também uma das mais importantes: a Caneta. Trabalhar com ela para criar demarcadores parece muito difícil aos primeiros contatos; a maneira de criar linhas tangentes que controlam as curvas e as combinações de botões para modificar pontos de ancoragem são um tanto confusos para quem não está habituado.
Apesar de difícil no começo, é uma ferramenta essencial para qualquer designer que opere o programa, especialmente na hora de criar seleções perfeitas, já que o uso da Varinha Mágica ou do Laço são recomendados apenas para trabalhos simples. Portanto, trate de acostumar-se com ela o quanto antes.
Nesse artigo voltado principalmente aos recém-chegados ao mundo do Photoshop, serão mostrados métodos básicos de uso da Ferramenta Caneta, como criar os primeiros demarcadores, editá-los e um pouco sobre as ferramentas relacionadas.
Como funciona a Caneta
A Ferramenta Caneta (atalho: P) serve para criar demarcadores, formas que podem ser posteriormente preenchidas ou traçadas por cor, convertidas em seleções, usadas como máscara de camada, etc.
As ferramentas que envolvem uso de demarcadores são reunidas no mesmo grupo da Ferramenta Caneta, sendo elas:
Ferramenta Caneta
Ferramenta Caneta de Forma Livre
Ferramenta Adicionar Ponto de Ancoragem
Ferramenta Excluir Ponto de Ancoragem
Ferramenta Converter Pontos
Além delas, as Ferramentas…
Seleção de Demarcador
Seleção Direta
…também servem para trabalhar demarcadores já criados. As ferramentas de forma (Forma Personalizada, Elipse, Retângulo Arredondado, Linha, Retângulo e Polígono) também criam demarcadores. Veremos o uso básico de cada uma das ferramentas.
Ferramenta Caneta
Com ela, você poderá criar demarcadores a partir de pontos de ancoragem, que serão feitos a cada clique no mouse.
Estas são as configurações comuns para uso da Caneta:
1- Camada de forma: usada para criar camadas de corte a partir de demarcadores de forma livre, uma outra ferramenta. Assim, é criada uma camada preenchida, com o demarcador sendo usado como máscara. Para criar demarcadores com a Caneta, use o botão do meio, Demarcadores. A terceira opção cria uma forma já preenchida de pixels a partir do demarcador.
2- Além de usar a Caneta, você pode optar pela Caneta de Forma Livre, com a qual cria-se o demarcador desenhando livremente, como se fosse um lápis; não é um método muito preciso. As outras opções criam formas personalizadas e formas geométricas.
3- A opção normalmente usada é a primeira, Adicionar à Área do Demarcador, que faz com que demarcadores novos sejam adicionados a outros que já existam. Para saber como funcionam as outras opções, veja este artigo sobre demarcadores e caneta.
Para começar a criar um demarcador, basta posicionar a Caneta no ponto em que pretende iniciar a forma e clicar; será marcado o primeiro ponto de ancoragem (pontos que fixam o demarcador; pense neles como pregos fixando uma forma feita de arame), seguindo com um clique a cada ponto.
Quando quiser fechar a forma, basta clicar novamente no ponto inicial. Lembra daqueles desenhos formados ligando os pontos? É parecido.
Para criar um demarcador com linhas em ângulos sempre perfeitos (múltiplos de 45°, ou seja, sempre retas horizontais, verticais ou diagonais), mantenha a tecla Shift pressionada ao clicar para criar o ponto.

Para criar linhas com curva, clique para criar o ponto, então sem soltar o botão, arraste o mouse, criando uma linha tangente (indicando qual será a curvatura da linha). Isso pode ser feito no primeiro ponto, ou nos pontos seguintes do demarcador.

Tal como nas linhas retas, mantendo o Shift pressionado, a posição das tangentes será sempre mantida em 45° e múltiplos. Assim é possível criar curvas proporcionais, mesmo “a olho”.
Se após criar o ponto você decidir mudar sua posição e a linha da tangente, mantenha a tecla Ctrl pressionada e edite a forma ou a tangente.

É possível também aparar a tangente após o demarcador, limitando a curva até ali; para isso, após criar a curva, clique com a tecla Alt pressionada sobre o último ponto de ancoragem. A curva ficará restrita àquele ponto para trás.
Também mantendo pressionada a tecla Alt, é possível modificar a linha tangente apenas após o ponto de ancoragem.
Se quiser criar mais de um demarcador, sem fechá-los, dê o clique para o último ponto com a tecla Ctrl pressionada, então inicie o novo demarcador.
A Ferramenta Seleção de Demarcador permite que você selecione todo o demarcador criado, enquanto a Seleção Direta permite selecionar os pontos ou linhas tagentes, editando-as como quiser. As funções da tecla Ctrl e Alt na edição, como no caso da Caneta, também funcionam no uso dessa ferramenta.



Caneta de Forma Livre
Como explicado antes, com ela o demarcador pode ser desenhado à mão livre, como no uso de um lápis ou pincel. Sua principal utilidade é no caso da necessidade de se criar demarcadores em torno de objetos bem destacados sobre um fundo, usando a opção Magnético para atrair o demarcador para a aresta do objeto. O objeto precisa ter um contorno muito bem definido sobre fundo contrastante, ou não vai dar certo.
Basta clicar no ponto inicial e apenas deslizar o cursor do mouse pelo contorno do objeto; a ferramenta vai criar os pontos de ancoragem automaticamente. Se houver falha em algum ponto, as ferramentas de edição de pontos e linhas tangentes vistos antes podem ser usados normalmente.

Lembre-se de que esa ferramenta só se aplica para objetos com contorno bem destacado, caso contrário, será melhor usar a Ferramenta Caneta tradicional, criando os pontos manualmente.
Adicionar, remover e converter pontos
As ferramentas permitem que novos pontos de ancoragem sejam respectivamente, adicionados ao demarcador, removidos ou modificados. Para adicionar um novo ponto, clique com a Ferramenta Adicionar Ponto de Ancoragem sobre o demarcador.



Usando demarcadores para criar seleções
Como a maior parte das demais ferramentas para criação de seleções não são muito precisos, o uso de demarcadores convertidos é o mais indicado quando se busca um resultado profissional; também serve bem para seleções complexas e em objetos sem um contorno perfeitamente definido.
Para converter o demarcador em seleção, você pode clicar com o botão direito (durante o uso da Ferramenta Caneta) e selecionar Converter para Seleção…
…ou clicar no botão Criar Seleção a Partir do Demarcador, no rodapé da janela de Demarcadores.
Note que o mesmo pode ser feito com qualquer tipo de demarcador, incluindo formas personalizadas.
Quando for instruído a utilizar demarcadores para criar seleções, procure trabalhar com a imagem ampliada (atalho: Ctrl e + para ampliar, Ctrl e – para reduzir) para criar pontos de ancoragem mais próximos à aresta da imagem.
Com essas dicas e bastante prática, logo você iniciante estará completamente acostumado ao uso dessa importante ferramenta do Photoshop. Pratique bastante!
3 Comments
Pingback: Screen Jumping: Crie Imagens Que Parecem Saltar da Tela | Tutoriais | Tutoriart - Photoshop e Arte Digital
Cara parabéns pelo site estou começando na pintura digital e to aprendendo muito por aqui!
Vlw
Olá Renan, obrigado pelo comentário!
Que bom que está sendo útil, este é nosso objetivo. Continue acompanhando o blog!