Dicas

Como usar o Mover Sensível ao Conteúdo no Photoshop

Disponível a partir da versão CS6, o Content-Aware Move é uma das boas ferramentas do Photoshop.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Com a nova ferramenta do Photoshop CS6, Content-Aware Move (Mover Sensível ao Conteúdo), ficou mais fácil mudar a posição de um elemento ou estendê-lo. Enquanto nas versões anteriores o mesmo procedimento seria com várias ferramentas e algumas etapas, agora são reduzidas a uma única, com duas ações: selecionar e editar.

As edições “Content-Aware” já existem desde a versão CS5, como o Preenchimento Sensível ao Conteúdo (Content-Aware Fill). Ao usar o modo Move, você pode mover o conteúdo da área selecionada para qualquer posição, e o espaço onde estava fica preenchido de modo similar aos arredores.

No modo Extend, a área selecionada é repetida na nova posição, ficando a original intacta e adaptada à nova “vizinhança de pixels”.

Exemplo prático

Nesta imagem, vamos mover a garota da posição A para a posição B.

A garota será movida da posição original para o canto da fotografia

Para tanto, selecione (lembre-se, só a partir do Photoshop CS6) a ferramenta Content-Aware Move. Ela está agrupada junto com as ferramentas de correção como Spot Brush (atalho: J).

Content-Aware Move Tool do Photoshop CS6

Com ela, você pode clicar e arrastar sobre a imagem para delimitar a área que será movida. É o mesmo jeito da ferramenta Laço. Quando soltar o clique, será criada uma seleção.

Se quiser uma seleção bem mais precisa, não tem problema: crie com a ferramenta que achar melhor, como o Laço Poligonal, Caneta, etc, então selecione outra vez a Content-Aware Move.

Garota delineada por seleção

Como as demais ferramentas de seleção, ela pode ser alterada em modos de subtração, adição, interseção, etc. Fique ligado nesse detalhe se quiser refinar suas seleções antes de aplicar o efeito da ferramenta.

Na barra de ajuste da ferramenta, no alto da tela, note que além dos tipos de seleção, temos também o modo de ação: Move ou Extend, além da Adaptation e a caixa Sample All Layers.

Agora vamos usar o modo de ação Move, ou seja, vamos mover a área de lugar. Em Adaptation, controla-se o quanto a aresta da área editada vai se mesclar com a nova posição (mais suavemente ou mais precisa). Em alguns casos, o Very Strict pode funcionar bem; já em outros será preciso mais suavidade, tipo Loose. Se marcar Sample All Layers, será movido o conteúdo visível na seleção vindo de todas as camadas; caso contrário, apenas o conteúdo vindo da camada ativa será movido.

Ajustes da Content-Aware Move Tool

Clique sobre a garota e arraste-a até a posição esperada. O Photoshop vai analisar os pixels nos arredores e apresentar o resultado, preenchendo a posição original com o que estiver ao redor.

Nova posição da garota

Repare que o fundo é bem simples (céu), então o resultado foi perfeito. Se sua imagem tiver muitos detalhes e texturas, pode não ser tão interessante, sendo preciso mudar os ajustes de Adaption e suavidade da seleção, por exemplo.

Agora um exemplo do modo Extend, expandindo um edifício.

Crie uma seleção pegando a parte que será usada para aumentá-lo. Selecione a ferramenta Content-Aware Move e ajuste o Adaption em Very Strict (para que a parte recriada seja bem mais nítida nas proximidades, evitando o prédio de ficar borrado ou torto).

Parte superior do prédio selecionada

Mova a parte ligeiramente para cima, de preferência segurando Shift para mover bem verticalmente. Solte e deixe o Photoshop trabalhar. Veja a diferença:

Antes e depois de aumentar o prédio com a Content-aware Move

Impressões

Depois de alguns testes, achei a Content-Aware Move Tool ruim em certos resultados. Se você espera que ela faça muita coisa ou seja usada com frequência, esqueça: é preciso que a imagem seja muito adequada para funcionar bem. Objetos sobre fundos complexos, como céus cheios de nuvens, ou quando o contorno tiver algum desfoque, serão praticamente impossíveis de dar resultado satisfatório. Algumas vezes, resquícios de borda podem ficar para trás, obrigando-o a limpar com outra ferramenta.

Por outro lado, é sempre bom contar com uma ajuda a mais. Como visto aí em cima, em certas ocasiões será mais propícia do que apelar ao Carimbo ou duplicações de camada.

E aí, gostou da Content-Aware Move Tool?

 

Imagens: higher 3 de sanja gjenero, e Building in Distance de PhotoStox

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin