Estrutura

Como Usar Sistema de Avaliação de Posts Sem Plugins

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Existem alguns sistemas conhecidos para avaliação de posts no WordPress, especialmente através de plugins. Eles facilitam muito a vida do usuário médio, mas trazem o problema comum a todos os plugins: sobrecarregam o site e o torna mais lento, ainda mais para quem já usa muitos.

Como o ideal é sempre eliminar plugins, vamos ver aqui como usar um serviço externo – os “ratings” do Polldaddy – para avaliar posts no blog, inserindo o código direto na estrutura. Para quem não conhece, o Polldaddy é um excelente serviço, dos mesmos responsáveis pelo WordPress (a Automattic), para criação de enquetes, quiz e avaliações, totalmente grátis.

Para usar o serviço, a única coisa requerida é uma conta no WordPress.com, que também é grátis. Se não tem uma, leia esse artigo e veja como fazer a sua.

Então, siga até a página do Polldaddy e faça login com a conta do WordPress.com para começar a usar.

Nota: para ver tudo em português, clique no seu nome de usuário no canto superior direito, depois em My Account, e nas configurações, coloque Português-Br em Language.

No painel principal, você pode criar pesquisas, enquetes, quiz e avaliações – esse último é nosso foco aqui.

Criando uma avaliação no Polldaddy

Insira os dados sobre a nova avaliação. O nome só serve para controle interno, não vai aparecer onde o sistema for inserido.

No meu exemplo, estou criando uma avaliação para postagens sobre filmes. Decidi que o Tipo de Avaliação deveria ser o Nero, que em vez de usar as estrelas, mostra um polegar para cima e outro para baixo. Escolhi também que ele tenha um tamanho grande, com mais destaque, já que onde vou colocar a avaliação, a tipografia de cabeçalhos é também grande.

Definindo o tamanho e nome da avaliação

Em Layouts e Fontes, escolhas óbvias: tamanho e tipo de fonte, cor, altura da linha, etc. Em Texto, você pode escolher o que vai aparecer com rótulo nas avaliações. Por exemplo, em Avalie isto, preferi que fosse exibido o texto “Já viu? Avalie!“, já que as avaliações seriam sobre filmes. Você pode entrar com o que quiser para cada rótulo.

Alterando os textos nos rótulos da avaliação

Quando estiver pronto, salve e copie o código de compartilhamento. Ele será usado para “embedar” a avaliação nos posts de seu blog.

Código de compartilhamento da avaliação

MAS não vamos usar o código assim, senão todas as avaliações vão aparecer iguais em todas as páginas (por exemplo, ao avaliar positivamente um post, esse “voto” favorável será contado em todos os outros). Precisamos de umas modificações que virão em PHP e funções do WordPress.

Pra começar, abra o arquivo do seu blog onde quer que a avaliação apareça. No meu caso, foi o arquivo single.php, para que o sistema fique logo acima do título do post – então, ele fica antes de “the_title”.

Nota: dependendo da estrutura do tema de seu blog, o lugar para inserir o código pode estar em outro arquivo, mas normalmente, para exibi-lo só nas páginas de post, é mesmo em algum ponto do single.php.

Esse é o código “cru”, como foi entregue pelo Polldaddy. Veja que em “unique_id”, está um identificador único. Se estiver em “default” (padrão), a mesma avaliação estará em todas as páginas.

<div id="pd_rating_holder_0000000"></div>
<script type="text/javascript">
PDRTJS_settings_0000000 = {
	"id" : "0000000",
	"unique_id" : "default",
	"title" : "",
	"permalink" : ""
};
</script>
<script type="text/javascript" src="http://i.polldaddy.com/ratings/rating.js"></script>

Nota: não use esse código. Como dá pra ver, eu mudei o id principal, então ele é inválido. Crie o seu lá no Polldaddy.

Para o id único da avaliação, vamos usar o que identifica cada post: seu id, claro. Para “puxar” o id no WordPress, é só usar a função the_id, então fica assim:

<div id="pd_rating_holder_0000000"></div>
<script type="text/javascript">
PDRTJS_settings_0000000 = {
	"id" : "0000000",
	"unique_id" : "<?php the_ID(); ?>",
	"title" : "",
	"permalink" : ""
};
</script>
<script type="text/javascript" src="http://i.polldaddy.com/ratings/rating.js"></script>

Só isso já basta para funcionar, mas para melhorar a qualidade de visualização dos relatórios no Polldaddy, você também pode incluir o title (título do post) e permalink. É só usar as funções do WordPress para isso.

O meu terminou assim:

<div id="pd_rating_holder_0000000"></div>
<script type="text/javascript">
PDRTJS_settings_0000000 = {
	"id" : "0000000",
	"unique_id" : "<?php the_ID(); ?>",
	"title" : "<?php the_title(); ?>",
	"permalink" : "<?php the_permalink(); ?>"
};
</script>
<script type="text/javascript" src="http://i.polldaddy.com/ratings/rating.js"></script>

Cole onde quer que as avaliações apareçam na página, salve, envie para o servidor. Confira no seu blog. Ficou assim:

Sistema de avaliação de posts em funcionamento

Para ver o desempenho das avaliações, no painel do Polldaddy, clique em Relatórios, logo abaixo da avaliação que você criou.

Link para os relatórios da avaliação no Polldaddy

Ali você vê como andam as opiniões dos leitores. Se tiver feito tudo certo, vai aparecer o título do post onde foi feita a avaliação e seu permalink, ajudando muito no controle.

Relatório do Polldaddy

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

10 Comentários

  1. Olá. Excelente tutorial ainda funciona nos dias de hoje sem problema? Só não exprimentei porque eu queria que aparecesse no final de cada post tem como? Abraço

    • Olá, é só colocar o script na posição final do post dentro do seu arquivo php do tema. O Polldaddy ainda existe e continua com um plano grátis, então deve funcionar (não testei).

  2. Preciso fazer essa função no Blogger, você saber pelo que eu deveria substituir essa linha de código ()?

    O Rosiel disse que colocou isto (<data:post.title/> e
    <data:post.url/>), mas ele colocou onde?
    Realmente funcionou?

  3. A 1ª vez que tinha colocado também não tinha funcionado, mas no outro dia quando fui ver tava funcionando.

    Acho que era por causa do histórico de internet :D.

  4. Olá Daniel, já faz algum tempo que coloquei esse sistema de avaliação no meu blog e eu acho que esse tutorial foi pra mim porque preciso de uma ajuda rs.

    No Blogger o que tenho que colocar nessa parte do PHP?
    “unique_id” : “<?php the_ID(); ?>”,
    “title” : “<?php the_title(); ?>”,
    “permalink” : “<?php the_permalink(); ?>”

    Abraços!!!

    • Honestamente não tenho ideia, Rosiel… Tentei descobrir como pegar o id dos posts no Blogger (algo semelhante a função the_id do WordPress), mas não consegui.

      O mais importante ali é o unique_id, que deve ser o id do post.

      • Daniel eu lembrei que o código da ID do post é assim <data:post.id/>, também tentei colocar <data:post.title/> e <data:post.url/> mas pena que não deu certo de ficar o título e link 🙁

        Abraços!!!

        • Eu tentei de tudo que é jeito, não funcionou nem ferrando… Toda vez que mexo no Blogger, fico com saudade do WordPress rapidinho =D
          Abraço!

        • Estranho, eu tentei isso no meu blog de testes e não tinha funcionado, então nem falei nada…
          Mas se funcionou, tá ótimo!

Deixe um Comentário

Pin