SEO e Segurança

Como Usar o Analytics para Analisar a Pesquisa Interna no WordPress

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Analytics do Google é um excelente serviço para monitorar tudo o que acontece quanto ao tráfego do seu site ou blog. Se você ainda não usa, devia começar hoje mesmo.

Para os que já conhecem, um recurso simples de implementar e de grande importância, ignorada por muitos usuários, é ativar os relatórios da pesquisa interna. Com eles, você sabe exatamente o que seus leitores andam pesquisando com a busca dentro dele (aquela velha caixa de pesquisa que quase todo blog tem), e pode traçar seus planos para atender melhor esse público, criar estratégias de marketing, etc.

Como Implementar

Primeiro, você precisa ter uma ferramenta de pesquisa interna. Como fazer isso? Uma das formas é usar o widget de busca que o WordPress tem por padrão em praticamente todos seus templates, basta arrastá-lo para o lugar favorito na sidebar, por exemplo.

Alguns tem widgets de busca mais elaborados, com opções diversas; não faz diferença, o importante é ter a caixa de pesquisa, de preferência em local fácil de ver e usar, como no topo da sidebar ou no cabeçalho do blog. Fica a seu critério.

widget caixa de busca wordpress

Outra forma de inserir a caixa de busca é com uma chamada em php direto dentro do template, usando:

<?php get_search_form();?>

Com isso, você já terá uma bela pesquisa pronta para o leitor usar. Agora, vejamos o exemplo de uma pesquisa, feita aqui mesmo no Tutoriart pelo termo “Photoshop”. Veja o URL:

parametro da busca wordpress

Veja a estrutura: tem um ponto de interrogação e um sinal de igualdade, com uma letra “s” no meio. Esse s é o parâmetro de busca, o que identifica o tipo de busca feito –  nesse caso é o s de “search”.

Outros sites podem e provavelmente terão outros parâmetros: a busca do Google, por exemplo, usa a letra q; alguns sites podem usar palavras inteiras, como “pesquisa”, “palavra”, “buscar”, “product”, etc.

Sabendo que o parâmetro de busca no WordPress é s, siga ao seu painel do Analytics. Após fazer login, clique na guia Administrador, e depois no seu blog ou site.

painel Analytics

Clique de novo no link do blog que vai usar o recurso (duas telas), então na guia “Configurações do Perfil”. Lá embaixo na lista, procure pela área “Configurações da pesquisa interna”, marcando a caixa “Acompanhar pesquisa interna”.

No campo “Parâmetro de consulta”, insira o parâmetro da busca que quer analisar. No nosso caso, a letra s.

parâmetro de busca analisado

Como já deve ter imaginado, dá pra analisar outras consultas (até cinco, separadas por vírgula). Confirme e aguarde algumas horas/dias. Logo você terá relatórios e para vê-los, siga o caminho Relatórios > Conteúdo > Pesquisa Interna.

ver dados de pesquisa interna

Simples assim, e você passa a ter maior conhecimento sobre o que seu leitor procura e precisa, quais termos rendem mais tempo de visita (maior interesse), etc. Use as informações para melhorar a qualidade do seu blog.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin