Tutoriais

Como transformar pele branca em negra no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Atendendo a um comentário, vamos transformar numa fotografia a pele de uma pessoa branca em negra. O efeito é obtido com uso de diferentes ajustes de Níveis e de Matiz/Saturação, e também pela modificação do modo de mesclagem de camadas.

Para uma transformação completa e totalmente realista, é preciso atentar às características de cada raça. Ou seja, só modificar a cor da pele não geraria um efeito convincente de mudança racial. Para os negros, no modelo que vamos aqui, seria preciso também alargar suavemente o nariz, tornar os lábios mais proeminentes, escurecer olhos claros, e outros traços próprios da raça negra. Em alguns casos, pode ser preciso também modificar cabelos.

Com pequenas alterações, conseguimos tons mais claros ou escuros, deixando a modelo negra, morena clara ou simulando bronzeado, é só mudar a saturação e o matiz durante os ajustes.

Esta é a imagem que vamos usar. Baixe-a em alta resolução aqui.

Abra no Photoshop a imagem que baixou. Trabalharemos com o tamanho de 2000 x 1333 pixels.

Vamos fazer um leve alargamento no nariz da modelo. Dependendo da foto, pode ser preciso também aumentar um pouco os lábios (nesse caso, acho que a modelo tem lábios grossos o bastante).

Duplique a camada principal; arraste-a a miniatura da camada para o botão New Layer (Nova Camada). Use o filtro Liquify (Dissolver – atalho: Ctrl + Shift + X, ou menu Filter > Liquify).

Use a Push Left Tool (Ferramenta Empurrar Para a Esquerda – veja na imagem), com Brush Pressure (Pressão do Pincel) em cerca de 20%

Nariz depois e antes do Liquify. Não exagere para não tornar o aspecto caricato!

Duplique a camada que acabou de modificar. Clique no botão Edit in Quick Mask Mode (Editar no Modo de Máscara Rápida – atalho: Q), e comece a pintar com um pincel aerógrafo, com opacidade alta (100% ou pouco abaixo), sobre toda a pele da modelo. Use um pincel mais duro para a parte central, e um mais suave, aerógrafo, para as bordas, com tamanho não muito grande.

Preencha toda a pele, tanto do rosto quando do braço. Use um pincel menor para definir as bordas, com mais detalhes. É a parte mais trabalhosa do tutorial!

Quando terminar, clique no botão Edit in Standard Mode (Editar no Modo Padrão) ou aperte de novo a tecla Q.

Use um pincel mais duro para a área central, e aerógrafo pequeno para as bordas
Máscara esperada

Inverta a seleção (atalho: Ctrl + Shift + I) e crie uma nova camada a partir do conteúdo da seleção (atalho: Ctrl + J). Você terá uma nova camada só com a pele da modelo. Nomeie-a “pele“. Mude o modo de mesclagem da camada criada para Multiply (Multiplicação).

Pele da modelo isolada em uma camada, em modo de mesclagem “Multiply”

Na guia Ajustes (se não estiver visível, ative-a no menu Janelas > Ajustes), crie uma camada de ajustes de Matiz / Saturação, configurações a seguir:

ajuste de matiz e saturacao no vermelho

O ajuste é aplicado sobre toda a imagem, mas queremos só sobre a modelo. Vamos resolver usando a máscara da própria camada de ajuste: ative-a e preencha-a de preto (com as cor de primeiro plano sendo preto, use o atalho Alt + Del).

miniatura da mascara de camada

Agora carregue uma seleção a partir daquela camada que tem só a pele da modelo. Como? Mantenha a máscara da camada de ajuste ainda ativa, mas passe o mouse sobre a miniatura da camada da pele, segure Ctrl e clique.

Veja:

carregando mascara

Preencha aquela área NA MÁSCARA em branco, assim ela só aparece sobre a pele: pressione D para colocar branco como cor de primeiro plano, e use o atalho Alt + Del.

mascara preenchida

pele morena

Olhos ainda estão muito claros: crie uma camada acima de todas, e usando o pincel, pinte com um tom de marrom, para dar olhos castanho. Não importa que a cor fique sólida, vamos corrigir na sequência.

cor dos olhos

Mude o modo de mesclagem da camada de Normal para Sobrepor.

mesclagem modo sobrepor

Se sua primeira máscara sobre a pele não ficou muito precisa, é hora de refiná-la, redesenhando fios soltos, cobrindo ou apagando partes que não deveriam ficar mais escuras. Pode também aplicar um ajuste simples de Curvas no resultado final, para deixar a pele um pouco mais escura, se precisar.

Dica: embora não seja indispensável, ter uma mesa digitalizadora para criar essas máscaras e seleções seria de grande ajuda. 

Para os propósitos do tutorial, já é o suficiente. Se achou o resultado insuficiente, fique à vontade para tentar mais ajustes.

Antes e depois:

pele branca em negra no Photoshop

Opiniões, sugestões? Comente!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin