Como transformar pele branca em negra no Photoshop

6
12466

Atendendo a um comentário, vamos transformar numa fotografia a pele de uma pessoa branca em negra. O efeito é obtido com uso de diferentes ajustes de Níveis e de Matiz/Saturação, e também pela modificação do modo de mesclagem de camadas.

Para uma transformação completa e totalmente realista, é preciso atentar às características de cada raça. Ou seja, só modificar a cor da pele não geraria um efeito convincente de mudança racial. Para os negros, no modelo que vamos aqui, seria preciso também alargar suavemente o nariz, tornar os lábios mais proeminentes, escurecer olhos claros, e outros traços próprios da raça negra. Em alguns casos, pode ser preciso também modificar cabelos.

Com pequenas alterações, conseguimos tons mais claros ou escuros, deixando a modelo negra, morena clara ou simulando bronzeado, é só mudar a saturação e o matiz durante os ajustes.

Esta é a imagem que vamos usar. Baixe-a em alta resolução aqui.

Abra no Photoshop a imagem que baixou.  Trabalharemos com o tamanho de 2000 x 1333 pixels.

Vamos fazer um leve alargamento no nariz da modelo. Dependendo da foto, pode ser preciso também aumentar um pouco os lábios (nesse caso, acho que a modelo tem lábios grossos o bastante).

Duplique a camada principal; arraste-a a miniatura da camada para o botão New Layer (Nova Camada). Use o filtro Liquify (Dissolver - atalho: Ctrl + Shift + X, ou menu Filter > Liquify).

Use a Push Left Tool (Ferramenta Empurrar Para a Esquerda - veja na imagem), com Brush Pressure (Pressão do Pincel) em cerca de 20%

Nariz depois e antes do Liquify. Não exagere para não tornar o aspecto caricato!

Duplique a camada que acabou de modificar. Clique no botão Edit in Quick Mask Mode (Editar no Modo de Máscara Rápida - atalho: Q), e comece a pintar com um pincel aerógrafo, com opacidade alta (100% ou pouco abaixo), sobre toda a pele da modelo. Use um pincel mais duro para a parte central, e um mais suave, aerógrafo, para as bordas, com tamanho não muito grande.

Preencha toda a pele, tanto do rosto quando do braço. Use um pincel menor para definir as bordas, com mais detalhes. É a parte mais trabalhosa do tutorial!

Quando terminar, clique no botão Edit in Standard Mode (Editar no Modo Padrão) ou aperte de novo a tecla Q.

Use um pincel mais duro para a área central, e aerógrafo pequeno para as bordas
Máscara esperada

Inverta a seleção (atalho: Ctrl + Shift + I) e crie uma nova camada a partir do conteúdo da seleção (atalho: Ctrl + J). Você terá uma nova camada só com a pele da modelo. Nomeie-a "pele". Mude o modo de mesclagem da camada criada para Multiply (Multiplicação).

Pele da modelo isolada em uma camada, em modo de mesclagem "Multiply"

Na guia Ajustes (se não estiver visível, ative-a no menu Janelas > Ajustes), crie uma camada de ajustes de Matiz / Saturação, configurações a seguir:

ajuste de matiz e saturacao no vermelho

O ajuste é aplicado sobre toda a imagem, mas queremos só sobre a modelo. Vamos resolver usando a máscara da própria camada de ajuste: ative-a e preencha-a de preto (com as cor de primeiro plano sendo preto, use o atalho Alt + Del).

miniatura da mascara de camada

Agora carregue uma seleção a partir daquela camada que tem só a pele da modelo. Como? Mantenha a máscara da camada de ajuste ainda ativa, mas passe o mouse sobre a miniatura da camada da pele, segure Ctrl e clique.

Veja:

carregando mascara

Preencha aquela área NA MÁSCARA em branco, assim ela só aparece sobre a pele: pressione D para colocar branco como cor de primeiro plano, e use o atalho Alt + Del.

mascara preenchida
pele morena

Olhos ainda estão muito claros: crie uma camada acima de todas, e usando o pincel, pinte com um tom de marrom, para dar olhos castanho. Não importa que a cor fique sólida, vamos corrigir na sequência.

cor dos olhos

Mude o modo de mesclagem da camada de Normal para Sobrepor.

mesclagem modo sobrepor

Se sua primeira máscara sobre a pele não ficou muito precisa, é hora de refiná-la, redesenhando fios soltos, cobrindo ou apagando partes que não deveriam ficar mais escuras. Pode também aplicar um ajuste simples de Curvas no resultado final, para deixar a pele um pouco mais escura, se precisar.

Dica: embora não seja indispensável, ter uma mesa digitalizadora para criar essas máscaras e seleções seria de grande ajuda. 

Para os propósitos do tutorial, já é o suficiente. Se achou o resultado insuficiente, fique à vontade para tentar mais ajustes.

Antes e depois:

pele branca em negra no Photoshop

Opiniões, sugestões? Comente!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

6 COMENTÁRIOS

  1. Não conseguir, ainda estou tentando e refazendo os passos e a leitura, parece que esse foi único tutorial que achei na net (: mt bom obrigado, um vídeo seria perfeito ;P

  2. não consegui ): eu pinto a pele, mas nas hora de inverter a seleçao e criar noca camada, a camada sai com a foto toda e nao só com a pele

    • Mn, veja se, ao clicar Ctrl + J para criar a cópia por duplicação do conteúdo, a camada indicada lá está selecionada. Se estiver, será criada uma camada só com a parte que você selecionou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui