Photoshop

Como transformar imagem em preto e branco no Photoshop

Para melhores resultados, vá no comando Preto e Branco: simples de usar e completo.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

A fotografia em preto e branco rende belos resultados, e muitas (quase todas) câmeras modernas oferecem a opção. Você pode fotografar e já converter em preto e branco, muito prático.

Mas nem sempre o resultado agrada, e principalmente: como fazer se depois você quiser a imagem colorida de novo? Não vai ter. Daí entra o Photoshop com sua excelente conversão de imagem em preto e branco.

O comando mais interessante é o “Preto e Branco”. Ele individualiza as cores durante o processo, com simples controles deslizantes. Muito fácil, intuitivo e eficiente.

Abra a imagem que vai converter no Photoshop. Escolhi essa pela variedade de tons (baixe em alta resolução no Free Images – cadastro gratuito necessário):

Ajuste manual

Siga até o menu Imagem > Ajustes > Preto-e-branco (também acessível pelo atalho Ctrl + Alt + Shift + B):

Com essa janela, você tem controle sobre como cada cor será convertida. Se quer iluminar bem uma área amarela, como a pele, aumente bem o valor. Quer escurecer os tons azulados? Reduza o valor. Muito simples.

Faça testes até obter o visual desejado para sua imagem.

Nota: reparou que na janela de Preto-e-Branco, na parte inferior, tem uma caixa escrito “Colorir”? Com ela você pode criar imagens em tons de sépia (envelhecido) e outros; fotos monocromáticas em geral.

Ajuste automático

Se preferir, pode testar também a dessaturação. Claro que é bem mais fácil, mas o resultado talvez não seja ideal para sua imagem. A dessaturação simplesmente remove toda a cor, não dando qualquer controle sobre elas individualmente, como o procedimento anterior.

Para remover a saturação, use o comando Ctrl + Alt + U, ou menu Ajuste > Saturação > Remover Saturação.

📸

Estes são os métodos mais simples, mas não se engane: o Preto-e-Branco é disparado o melhor. Para usuários avançados, vale testar possibilidades como camadas de ajuste, conversão do modo de imagem, etc. Confira o link do artigo acima.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin