Como transformar imagem em preto e branco no Photoshop

Para melhores resultados, vá no comando Preto e Branco: simples de usar e completo.
0
45

A fotografia em preto e branco rende belos resultados, e muitas (quase todas) câmeras modernas oferecem a opção. Você pode fotografar e já converter em preto e branco, muito prático.

Mas nem sempre o resultado agrada, e principalmente: como fazer se depois você quiser a imagem colorida de novo? Não vai ter. Daí entra o Photoshop com sua excelente conversão de imagem em preto e branco.

O comando mais interessante é o "Preto e Branco". Ele individualiza as cores durante o processo, com simples controles deslizantes. Muito fácil, intuitivo e eficiente.

Abra a imagem que vai converter no Photoshop. Escolhi essa pela variedade de tons (baixe em alta resolução no Free Images - cadastro gratuito necessário):

Ajuste manual

Siga até o menu Imagem > Ajustes > Preto-e-branco (também acessível pelo atalho Ctrl + Alt + Shift + B):

Com essa janela, você tem controle sobre como cada cor será convertida. Se quer iluminar bem uma área amarela, como a pele, aumente bem o valor. Quer escurecer os tons azulados? Reduza o valor. Muito simples.

Faça testes até obter o visual desejado para sua imagem.

Nota: reparou que na janela de Preto-e-Branco, na parte inferior, tem uma caixa escrito "Colorir"? Com ela você pode criar imagens em tons de sépia (envelhecido) e outros; fotos monocromáticas em geral.

Ajuste automático

Se preferir, pode testar também a dessaturação. Claro que é bem mais fácil, mas o resultado talvez não seja ideal para sua imagem. A dessaturação simplesmente remove toda a cor, não dando qualquer controle sobre elas individualmente, como o procedimento anterior.

Para remover a saturação, use o comando Ctrl + Alt + U, ou menu Ajuste > Saturação > Remover Saturação.

📸

Estes são os métodos mais simples, mas não se engane: o Preto-e-Branco é disparado o melhor. Para usuários avançados, vale testar possibilidades como camadas de ajuste, conversão do modo de imagem, etc. Confira o link do artigo acima.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui