Dicas

Como transformar imagem em padrão no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

O formato .pat é do arquivo de padrão (pattern) do Photoshop, que pode ser usado para criar sobreposições, preenchimentos de camada e de várias formas integradas às ferramentas do programa. Veja aqui como criar padrões a partir de imagens – útil para converter texturas em padrões para preenchimentos futuros, por exemplo. Você pode criar e gerenciar grupos de padrões, como já mostramos.

Como exemplo, usaremos essas duas imagens: uma razoavelmente pequena, apenas 500 x 500 pixels, que vai ser um padrão sem emendas, e outra bem maior, com mais de 2100 x 2600 pixels. Não faz diferença o tamanho no método de criação, o que vai mudar é o tamanho do arquivo .PAT, e como ele vai reagir quando aplicado numa camada.

texturas abertas no photoshop
Texturas abertas no photoshop (em documentos diferentes!)

Abra uma das imagens no Photoshop. Siga ao menu Editar > Definir Padrão… Na caixa de diálogo, dê um nome ao seu novo padrão e confirme. Pode fechar o documento com a textura.

nome do padrao no photoshop

Como saber se o padrão já existe? Vamos testá-lo com uma sobreposição numa outra imagem. Abra a imagem escolhida no Photoshop e siga ao menu Camada > Estilo de Camada > Sobreposição de Padrão. Na caixa “Padrão”, clique na setinha ao lado da caixa e vá até o fim da lista. Seu padrão deve estar lá.

sobreposicao de padrao

Você já pode fazer qualquer ajuste, como mudar opacidade, preenchimento, tipo de mesclagem, etc. Tudo fica bem mais fácil do que seria colocar a textura numa nova camada acima da imagem, e então fazer mudanças nela individualmente.

Imagem com sobreposicao de padrao
Imagem com sobreposição de padrão no modo de mesclagem Divisão.

E a outra textura, a grande? É a mesma coisa, mas como a textura era muito maior que a imagem em que foi aplicada, ela não precisou se repetir lateral ou verticalmente. Você pode usar a barra de controle “Escala” para aumentar ou reduzir o padrão em relação ao seu tamanho interior, mas lembre-se de dois detalhes:

  1. Aumentar o padrão para mais de 100% o deixará com menos resolução. No caso de padrões pequenos, é mais interessante que ele seja sem emendas, e não seja ampliado.
  2. Reduzir o padrão para valores não-redondos (diferentes de 50 ou 25%) poderá deixá-lo com menos resolução.

segunda sobreposicao de padrao

Apos segundo padrao sobreposto

É isso. Qualquer dúvida, comente.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin