Monetização

Como criar canais no AdSense para segmentar anúncios

Aprenda a criar canais no Adsense e veja como a segmentação de anúncios ajuda o anunciante a ter o mais retorno - melhorando também seus ganhos.
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Anúncios Google

Uma velha recomendação da equipe Google para editores que monetizam sites e blogs é a criação de canais no AdSense. Com anúncios segmentados, a tendência é aumentar a qualidade do que aparece nos blocos, mas infelizmente nem todo mundo lembra ou tem preocupação de fazer isso.

Com a segmentação, o anunciante pode escolher ou limitar onde mostrará seu anúncio, e se seu site tiver público com interesses relacionados, há grande chance de elevar o retorno — para todos. Se ele procura um bloco lateral acima da metade da página, em sites de tecnologia, por exemplo, e você tem um ponto exatamente assim, é de se imaginar que tanto anunciante quanto visitante terão interesse. Já se ele vende produtos infantis, ser divulgado no seu site por causa de umas palavras-chave mal colocadas é certeza de incomodar o leitor e não ter cliques.

Tem muita lenda a respeito, sobre ser difícil de configurar canais, e que a qualidade dos anúncios diminuiria já que “só anunciantes específicos vão aparecer“, mas veja aqui que é bem simples: basta ter bom senso na escolha das descrições para os blocos.

Segundo a equipe AdSense:

A segmentação por canal permite que os anunciantes do AdWords escolham canais específicos em que desejam exibir seus anúncios. […] Os anunciantes podem encontrar canais de anúncio de diversas maneiras. Eles podem, por exemplo, listar os sites onde desejam anunciar ou pesquisar canais que correspondem a temas e tópicos que desejam segmentar.

Primeiro, acesse seu painel de editor do AdSense. Vamos ver o processo todo.

Crie um novo bloco de anúncio: aqui usei um botão de 125 x 125 px (sim, eu sei que esse formato é uma droga). Entre com os dados do seu bloco e clique em Criar um novo critério personalizado. Em Segmentação, clique na caixa Exibir este critério personalizado.

Em Anúncios aparecem em, descreva de forma resumida se o bloco será usado em alguma seção em especial, como página inicial, página de artigos, inicial, etc.

Em Local do anúncio você dá uma situada para o anunciante saber onde estará aquele bloco. No alto da página? No canto? Na parte inferior?

Descrição: pense no que o anunciante gostaria de saber antes de decidir se seu bloco é um bom lugar pra anunciar. Informe tamanho do bloco, posição, qual o conteúdo da página em que ele vai aparecer, qual o público que vai vê-lo… venda seu peixe.

Algo padrão seria:

Bloco de 125 x 125 pixels, acima da dobra, no topo e à esquerda da barra lateral. Audiência: 60% homens, idade entre 18 e 30 anos, interessados em tecnologias modernas, celulares, gadgets, tablets, games.

Segmentação do canal dos anúncios AdSense

Foi só um exemplo. Você pode dar mais detalhes, se tiver, como poder aquisitivo dos leitores, classe social, etc. Qualquer coisa que possa convencer o anunciante de que aquele bloco será um bom vendedor.

Note que você não deve usar esse critério em anúncios de blogs com conteúdo ou em posição diferente do que descreveu. Se for constatado que você agiu de má-fé, tentando enganar o anunciante, vai sofrer punições que vão do confisco do que tiver ganho com esse canal até a suspensão da conta.

Se você descrever inadequadamente seu canal do anúncio, perderá os lances do anunciante para esse canal. Dependendo da gravidade dessa descrição indevida, você também poderá perder o recurso de criar canais de anúncio, ter seu pagamento ajustado ou ter sua conta desativada.

Leia mais sobre isso em Princípios básicos da segmentação de anúncios.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

10 Comments

  1. Bom dia galera! Eu tenho um site de Ecommerce [editado], o site vende camiseta gospel e quadros mosaico, ae resolvi fazer do site um blog tambem para eu ser o meu próprio afiliado, anunciar também os meus produtos nos meus posts, eu tenho cerca de 700 visitar por dia e em média 6 cliques, minhas duas páginas principais que recebo visita são de filmes gospel. A média está boa?

  2. Vou utilizar anúncios segmentados em meus blogs dedicados ao público feminino, na verdade será uma tentativa para tentar aumentar meu CPC.

  3. Poxa isso é interessante desde que eu tenha um nicho bom para a pessoa criar um canal ,tem com certeza fazer uma boa pesquisa de mercado para ver se compensa mesmo

  4. thiagoayres Reply

    Olá Daniel
    Tenho um site com diferentes categorias e uso os mesmos blocos de anúncios em todas as paginas.
    Uma pergunta: Como descrever um site que aborda vários temas e tem um público variado?

    • DanielLemes Reply

      Oi Thiago.

      Você pode descrever isso, tipo “site multiconteúdo, aborda tecnologia, política” etc, mas não deve ser muito atraente para os anunciantes. Acho que seria melhor se exibisse blocos com canais específicos pra cada categoria. Por exemplo, nos posts da categoria “games”, exibir um ad num canal descrito como “artigos sobre games”, com condicionais if.

      Algo mais ou menos assim onde você chama o bloco de anúncio:

      if (in_category(‘Games’)) {
      echo ‘// o ad no canal de games
      }

      elseif (in_category(‘Filmes’)) {
      echo // ad no canal de filmes
      }

      É uma ideia. Lembrando que isso para WordPress.

      • Obrigado pela resposta, Daniel 🙂

        Até então eu usava os blocos ads por conta da sorte. Mas imagino que poderia ser muito mais rentáveis, devidamente especificados. Meu site tem 23 categorias (Marketing, Moda, Dicas, serviços, Apps etc…)

        Realmente a solução é a que eu queria evitar!

        Terei que buscar uma maneira de distribuir diferentes blocos ads com seus respectivos criterios personalizados.

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