Dicas

Como salvar imagens com fundo transparente no Photoshop

Para manter os pixels transparentes da imagem, é só escolher o modo certo durante o salvamento.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Imagens com fundo transparente têm as mais diversas aplicações, desde ícones e banners até elementos de sobreposição para criar composições. Ao editar uma imagem no Photoshop, você normalmente tem acesso à transparência, que é representada por um quadriculado.

Veja o print abaixo: temos uma camada de fundo preenchida de preto e com a visibilidade desativada (ícone do olho ao lado da miniatura foi clicada), e acima dela uma camada com o recorte da fotografia de uma escultura. Como os pixels estão preenchidos só onde a escultura aparece, seu fundo fica transparente:

Imagem original: Couleur / Pixabay

Mas o que acontece se salvarmos essa imagem como um arquivo no formato JPG?

Se você respondeu “o fundo fica transparente”, errou, porque JPG e JPEG não tem suporte a transparência. Salvando o arquivo no Photoshop, toda a área transparente é preenchida com branco, então a imagem acima teria a estátua sobre um fundo todo branco.

Então, como salvar a imagem com transparência? Salve-a num formato que suporte transparência, como GIF e PNG.

Como fazer isso?

Siga ao menu Arquivo > Exportar > Salvar para a Web (ou segure juntas as teclas Ctrl, Alt e Shift, e segurando todas, aperte S uma vez). Será aberta a janela “Salvar para a Web”.

Essa janela oferece as opções de salvamento otimizado da imagem. Na caixa marcada como “JPEG”, selecione o modo PNG-8 se sua imagem é simples, com poucas cores, como ícones, logotipos, botões, etc, e tem áreas totalmente transparente. Se for uma fotografia muito colorida, ou áreas de transparência intermediária (veja mais adiante), escolha PNG-24.

Dica
A diferença entre PNG-8 ou 24, de forma resumida, é a quantidade de cores. Em 8-bit, sua imagem pode ter até 256 cores, enquanto o modo 24-bit permite milhões de cores.

Se não estiver, marque a caixa “Transparência”.

Se precisar, altere outros ajustes como o número de cores — na maioria das vezes, não será necessário. Confirme e salve.

O mesmo vale para o formato GIF: o abaixo foi salvo com apenas 8 cores, rendendo uma arquivo pequeno (35 KB) e com fundo transparente, o que não fica muito evidente aqui pelo fundo da página ser branco.

Transparência incompleta

Sua imagem pode ocasionalmente ter níveis de transparência — por exemplo, um botão preto com 50% de transparência aparece assim no modo de edição do Photoshop:

Como ele ficaria salvo como JPG? Você já entendeu: sem transparência, os pixels são preenchidos.

E como PNG? Depende dos seus ajustes. PNG-8 não é adequado porque não será suficiente para criar um bom degradê de cinza com o canal transparente, resultando nisso:

Com PNG-24:

Parece com a imagem em JPG, né? Mas só parece: nessa, a parte cinza é na verdade preto com 50% de transparência, enquanto no JPG foi criado um tom cinza opaco. Veja as mesmas imagens sobrepostas a um fundo colorido:

Imagem de fundo: mbll / Pixabay

“Meu Photoshop não mostra transparência”. Se não está conseguindo criar ou ver transparências, provavelmente o arquivo está no modo “Multicanal” ou “Cores Indexadas”. Mude no menu Imagem > Modo. Alguns modos vão solicitar a mesclagem das camadas antes de prosseguir, então atenção para não perder alterações.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin