Soluções

Como Resolver: Erro de Agendamento Perdido do WordPress

Anúncios Google

Agendar postagens é uma grande comodidade pra quem trabalha com WordPress, e é quase impossível não usar esse recurso em alguma ocasião. Seja por uma viagem ou outro afastamento temporário do computador, ou pela escolha de melhores horários para publicar seus artigos, escrever com antecedência e deixá-los na fila de publicação é muito vantajoso.

O problema é quando a gente confia plenamente na ferramenta… e ela dá mancada. Vai que um belo dia você agenda alguma postagem importante, e quando vai ao seu painel do blog horas depois do que pensava ter sido feita a publicação, encontra um aviso como esse aí embaixo…

Agendamento perdido do WordPress

Se acontecer uma vez só, tudo bem… Mas se nenhum agendamento funcionar mais, você vai ter um sério problema pra postar tudo manualmente.

Então é hora de…

Resolver o Erro!

Pelo que pesquisei, há pelo menos duas formas de resolver isso rapidinho. A primeira foi a que deu resultado pra mim, mas segundo alguns usuários, teria efeitos colaterais – que eu ainda não observei.

1 – Pelo wp-config.php

Esse método tenta “forçar” a publicação do que estiver agendado, mas pode barrar em outros obstáculos, como erros maiores ou problemas de má-configuraçã no servidor. Abra o arquivo wp-config.php do seu blog (deve estar na pasta raíz da instalação) no final do arquivo adicione a linha abaixo:

define('ALTERNATE_WP_CRON', true);

Segundo alguns usuários, esse método teria efeitos “colaterais”, como o direcionamento de alguns visitantes para o url www.seudominio.com/?doing_wp_cron (ainda não observei isso) e a não-indexação de alguns arquivos como o sitemap.xml. Vou ficar de olho no meu blog e se ocorrer algo, atualizo esse artigo.

Seja como for, esse método resolveu pra mim, e o post agendado e antes perdido foi imediatamente postado na nova data marcada.

2 – Por plugin

Se você não sabe ou não está com vontade de mexer no wp-config, pode tentar o plugin WP Missed Schedule Fix Failed Posts, que promete checar a cada 5 minutos os posts e publicar os agendados, assim caso algum tenha ficado pra trás pelo sistema, ele corrige.

Eu não testei porque não precisei, mas fique à vontade para opinar sobre ele. Siga à página de instalar plugins de seu blog WordPress (clique no menu Plugins > Adicionar novo), digite “WP Missed Schedule Fix Failed Posts” na caixa de busca, clique em Pesquisar, e ao localizar, faça a instalação. Não esqueça de ativar.

Plugin Missed Schedule Fix do WordPress

Se você já teve alguma experiência com erro de agendamento e conseguiu resolver, comente e compartilhe com os colegas. Até!

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin