Dicas

Como redimensionar o “papel” (prancheta) no Illustrator

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Depois de anos dedicando espaço só ao Photoshop, acho que passou da hora de começar a mostrar também um pouco de Illustrator. Quando fiz meus primeiros cursos de design gráfico, lá no começo dos anos 2000, eram poucas escolas com módulos sobre ele; o preferido da época era o Corel Draw (hoje ridicularizado, apesar de não ser tão ruim quanto dizem ou pensam…). Até certas gráficas tinham dificuldade ao receber arquivos no formato .AI, dando preferência ao .CDR ou o velho e bom PDF mesmo.

Hoje a história é bem diferente e o Illustrator é quase padrão quando se fala de edição vetorial.

Pra começar, uma dica simples que muita gente precisa, principalmente os que acabaram de “migrar” vindos do Photoshop. Uma ferramenta comum do Photoshop é o Crop (Cortar), que pode ser usado para diminuir o tamanho do papel, eliminar partes da imagem, etc. Se você for procurar isso no Illustrator, não adianta pois é diferente.

O que seria o papel do Photoshop, o Illustrator tem como remota equivalência o Artboard (ou Prancheta, na versão em português), uma área onde sua arte é editada e que define o que sai ou não na impressão.

Se vai imprimir ou salvar como arquivo de imagem tipo JPG ou PNG, note que só as partes que estiverem dentro da Prancheta sairão na impressão ou no arquivo finalizado.

prancheta e objeto illustrator
A área branca toda é a prancheta, o objeto com contorno azul está todo dentro dela, logo, dentro da área que será impressa ou estará no arquivo em outro formato como JPG, PNG, etc.

Mas como reduzo essa prancheta?” – o tamanho dela foi definido quando você criou o novo documento, mas pode ser alterado de duas formas fáceis.

1) Siga ao menu Arquivo > Configuração do Documento (ou use o atalho Ctrl + Alt + P), e será aberta a janela. Clique no botão no canto superior direito, “Editar pranchetas”.

Editar prenchetas do illustrator

Serão exibidos pontos e linhas para arrastar e modificar o tamanho da prancheta. Faça a modificação desejada e pressione Enter – aparecerá a janela com opções da prancheta, já com o tamanho que você arrastou, e ali podemos mudar mais, alterar a orientação, etc. Quando concluir, clique em OK.

Alterar tamanho da prancheta illustrator
Alterando tamanho da prancheta
Opções da prancheta illustrator
Opções da prancheta

2) Mais fácil ainda, é só usar a ferramenta Prancheta, na caixa de ferramenta que fica no lado esquerdo da tela. Ali:

Ferramenta prancheta do illustrator

Lembrando que cada prancheta é uma área imprimível, e você pode ter várias no mesmo documento, para, por exemplo, trabalhar com várias páginas de uma vez.

Se quiser saber mais sobre Pranchetas, consulte a ajuda da Adobe.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

5 Comments

Write A Comment

Pin