Soluções

Como recuperar sites WordPress entre duas instalações do Wamp

Seu Wamp deu algum problema que parece insolúvel? Instale de novo e recupere os sites locais.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

O Wamp é um ótimo servidor local, mas às vezes tem instabilidades ferozes de resolver. Até por questão de tempo, pode ser melhor começar uma instalação nova do pacote — o que, por outro lado, tem o inconveniente de exigir recuperação de todos os sites instalados e respectivos bancos de dados.

Parece simples se você tiver acesso ao MySql, mas e se a instabilidade for séria e impede até seu login?

Foi o que aconteceu comigo — tentei de toda forma reverter o problema, até que me cansei e fui na opção extrema. Vou deixar aqui os passos de como mover sites entre duas instalações do Wamp, sem uso de ferramentas automáticas. É tudo na “unha”, mas funciona.

Não tem ideia do que é Wamp? Então leia Como instalar o WordPress num servidor local com Wamp.

Não exclua NADA antes de ter certeza que os sites estão funcionando na nova instalação.

1. Reinstale o Wamp

E quando digo reinstalar, não é por cima da instalação antiga: é uma nova à parte. Por exemplo: se seu Wamp atual está em C:\Wamp, instale de novo em C:\WampNovo ou C:\Wamp64, etc.

Importante é: não instale por cima da versão antiga.

2. Recrie o banco de dados

Crie o banco de dados em http://localhost/phpmyadmin (se não conseguiu fazer login, veja o passo 4). Crie o banco exatamente com o mesmo nome que o banco de dados antigo tinha.

3. Transfira os arquivos do site

Transfira os arquivos do site, que ficam na pasta C:\Wamp\www\[nomedosite], para a pasta similar da nova instalação do Wamp, em C:\WampNovo\www\[nomedosite]. Esses são os arquivos do WordPress, imagens, etc.

4. Siga com a instalação

Abra no navegador o caminho C:\localhost\[nomedosite]\wp-admin e proceda com a instalação do site normalmente, como se fosse um site novo. Use o mesmo título do site antigo.

Tanto faz o usuário e a senha — assim que fizermos a transferência dos dados, tudo voltará a ser como era.

tela instalacao wordpress
Siga com uma instalação normal do WordPress, como se fosse um site novo.

Nota: como a instalação do Wamp é nova, provavelmente será exibido um erro de permissão. Abra o arquivo wp-config.php do site (fica na pasta do site, em C:\WampNovo\www\[nomedosite]) e edite o username e password assim:

/** MySQL database username */
define('DB_USER', 'root');

/** MySQL database password */
define('DB_PASSWORD', '');

Se continuar dando erro, veja este artigo sobre senha do Wamp e edite a senha root do MySql para vazio (deixe o valor da password só com as aspas vazias, “”).

5. Mova os arquivos do banco de dados

Abra a pasta C:\WampNovo\bin\mysql\mysql[versão]\data\[nomedosite]. Se tiver feito certo o mostrado no passo anterior (recriar o site), você verá vários arquivos nessa pasta.

arquivos banco de dados maria wordpress

DELETE todos esses arquivos. Agora abra a pasta em similar da instalação antiga em C:\Wamp\bin\mysql\mysql[versão]\data\[nomedosite] e transfira todos os arquivos para a nova pasta.

Nota: na imagem abaixo,arquivos estão sendo movidos de MySql para MariaDb — não tem problema se você for usar Maria em vez de MySql, sem incompatibilidades. Se for MySql é a mesma coisa.

movendo db sql maria wamp

Só isso.

Atualize a página em http://localhost/[nomedosite]/wp-admin e se fez tudo certo, verá a tela de login.

Faça login com as mesmas credenciais que usava antes.

wordpress painel
Site 100% recuperado e rodando na nova instalação do Wamp.

Faça testes, cheque se as configurações dos servidores antigo e novo estão parecidas para manter seus sites locais saudáveis. Não recomendo remover o pacote Wamp antigo antes de ter certeza ABSOLUTA de que tudo está no lugar.

Espero que ajude. Dúvida? Comente!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin