Quase todo mundo que usa Photoshop adora fuçar sites e blogs especializados, à caça de “bugigangas” de toda espécie: pincéis inovadores / milagrosos, formas vetoriais, filtros, ações, texturas… Mas muitos fazem o download, descompactam o arquivo e acabam sem saber o que fazer com o monte de tralha que saiu dali: um texto, um arquivo esquisito às vezes uma imagem que você não sabe pra que serve, se é só visualização ou parte da ferramenta.
Alguns até sabem usar o arquivo certo, mas são obrigados a recarregar a ferramenta manualmente sempre, porque não sabe onde instalá-la em definitivo. Ou pior: sabem onde está a pasta de instalação de plugins e melhorias, e aí sobrecarregam a inicialização com centenas de coisas que no fim das contas, nem usa.
Aqui você verá o que fazer com as melhorias que baixou: onde elas podem ser instaladas e como fazer o Photoshop carregá-las automaticamente na inicialização.
Como instalar pincéis
Comece descompactando o pincel (se ele estiver compactado, o que é normal) em uma pasta no seu computador. Muitos terão dentro, além do arquivo do pincel, uma imagem para visualizar efeitos que ele oferece, e às vezes um texto com termos de uso.

Daí por diante, o que você fará depende de alguns fatores:
1°) Você quer que esse pincel seja carregado sempre, logo que o Photoshop for iniciado, junto com os “normais”?
Nesse caso, deverá colocar o arquivo do pincel na pasta padrão dos pincéis. O caminho comum dela (no Photoshop CS4, por exemplo) é:
C:program filesAdobeAdobe Photoshop CS4PresetsBrushes
ou em português:
C:arquivos de programasAdobeAdobe Photoshop CS4PredefiniçõesPincéis
É nesta pasta que você deverá colocar o arquivo que foi baixado. Para abri-la, basta usar o Windows Explorer (para os usuários do Windows, claro), ou usar o comando Executar (tecla do Windows + R), escrever o endereço nela e clicar em OK.
Coloque o arquivo dentro da pasta.
Pronto. A cada inicialização, o pincel estará lá, nas opções da Ferramenta Pincel (atalho: B).

2°) Você pretende usar o pincel só uma vez?
Nesse caso não vale a pena instalar, é melhor apenas carregá-lo quando for usar. Para isso, use o menu da ferramenta.
Veja:


Como instalar outras melhorias
O processo é praticamente o mesmo visto para os pincéis. Repare que na pasta Presets, há muitas outras pastas com nomes relacionados aos componentes: Custom Shapes, Brushes, Gradients…
Basta colocar o arquivo na pasta apropriada e reiniciar o Photoshop.

Essas são as pastas em que os componentes mais comuns estão instaladas:
- Pincéis: Brushes
- Formas Vetoriais / Personalizadas: Custom Shapes
- Ações: Actions
- Misturadores de Canais: Channel Mixer
- Degradês: Gradients
- Padrões: Patterns
- Texturas: Textures 🙂
Como instalar filtros
Tal como antes, normalmente é só colocar o arquivo (ou arquivos) do filtro na pasta certa; ela fica em (outra vez, tomando como exemplo o Photoshop CS4):
C:program filesAdobeAdobe Photoshop CS4Plug-InsFilters

Se o filtro baixado estiver contido em uma pasta, coloque-a inteira dentro da pasta Filters. Se for apenas o arquivo, simples: passe o arquivo para a pasta. Veja o exemplo:


Se preferir, em vez de instalar o filtro na pasta padrão do Photoshop, você pode “dizer” ao programa para carregar plugins de uma pasta externa. Isso é muito útil, por exemplo, caso queira carregar plugins de outro programa e que sejam compatíveis.
Siga ao menu Editar > Preferências > Plug-Ins.
Marque a opção Pasta Adicional de Plug-Ins; automaticamente será aberta uma janela para você navegar até a pasta de plug-ins adicionais. Selecione a pasta e clique OK.
Reinicie o Photoshop. Os filtros da pasta de plug-ins adicionais serão carregados normalmente.

Use com moderação!
Um detalhe importante: quanto mais complementos o Photoshop tiver que carregar ao ser iniciado, mais pesado será para o sistema lidar com tudo isso e mais tempo demora, portanto, não exagere. Se river passado da conta e notar que o programa trava com frequência e demora muito para ser iniciado, faça uma limpeza, removendo as coisas que instalou e nunca usa. Outra vez, é importante lembrar que você deve saber o que está fazendo para não causar nenhum dano à sua instalação do Photoshop.
Se tiver dúvida sobre algum tipo de componente a ser instalado, deixe um comentário.
10 Comments
Pingback: Morando Sozinha – blog de decoração, culinária, faça você mesma, música, estilo de vida e muito mais! » Blog Archive » Setas fofas para você usar nas suas montagens
Como instalar pinceis no CS6?
Muito bem explicado esse tutorial, eu baixei naquele artigo os pincéis dos MEMES e nem sabia como instalar, eu ia só clicar 2 vezes no arquivo para abrir no Photoshop rsrs.
Tenho uma dúvidas, os estilos (styles) são muito pesados? eu tenho vários aqui, tem uns que nem uso, e se for muito pesado vou apaga-los.
Abraços!!!
Styles costumam ser arquivos pequenos, Rosiel, mas quanto mais “coisas” instaladas no Photoshop, mais ele vai demorar pra abrir, pois ao iniciar terá que carregar tudo aquilo, ler a lista de fontes… acabará levando vários minutos pra iniciar e ainda ficar lento depois.
Se tiver coisas que você NUNCA usa, é melhor tirar mesmo.
Tudo muito bem explicado, deu pra entender perfeitamente todos os passos! valeu ae cara 😀
Bom que seja útil! Continue acompanhando.
Abraço!
Pingback: Tutorial: Criando Uma Textura Realista de Grama no Photoshop | Tutoriais, Temas e Plugins
essa foi a unica forma de instalar o pacote de pluguins adicional…. obrigado pela dica abraçoss 😀
Muito Show a explicação.Já conhecia alguma coisa e aqui aprendi o restante.
parabéns!
Graça e Paz
Obrigado, Alexander, bom saber que tenha sido útil.
Igualmente para você!