Diversos

Como inserir botões do Pinterest em seu site ou blog

Use os recursos do Pinterest para aumentar o envolvimento com seu projeto na internet.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Recentemente, o Pinterest se tornou a terceira rede social mais acessada nos Estados Unidos, atrás só das poderosas Facebook e Twitter. Embora menos popular no Brasil, muitos já começaram a “pinar”, incluindo perfis empresariais. O Tutoriart também tem um, já segue a gente?

Como nas outras, você pode criar botões de compartilhamento para exibição em seu site ou blog. Ao clicar no botão, o usuário compartilha no próprio perfil o link da página e a primeira imagem do seu post. Isso se você usa imagens; caso contrário, pode definir uma imagem padrão, como seu logotipo. Dá pra adicionar também um botão de Seguir, para conseguir mais seguidores.

É fácil, veja como.

Primeiro, acesse o construtor de widgets do Pinterest.  Lá estão todas as versões de botão e widget que você pode criar.

widgets pinterest

Botão Salvar/Guardar

“Guardar” é o botão que tem a função de “Pin” da versão em inglês. Clicando nele, o usuário compartilha a imagem em destaque do artigo. As opções de criação são bem óbvias, mas é importante lembrar de incluir o seguinte código no rodapé do seu site:

<script async defer src="//assets.pinterest.com/js/pinit.js"></script>

Cole isso logo antes do fechamento da tag body (no footer.php, ou área similar de seu site, procure pela tag </body> e cole o  código acima antes dele).

Botão Seguir

Para usar o Follow, ajustes as configurações conforme solicitado. De novo, não esqueça de inserir o código visto antes, logo antes do </body>. Em “Nome Completo”, coloque o nome do seu site ou blog.

Widget Pin

O widget que permite exibir um pin embutido dentro de uma página. De novo: se ainda não o fez, insira o código do Pinterest antes do fechamento da tag body. Sem isso, nem botões ou widgets vão funcionar. Como alguns sites podem já ter o código, caso não tenha certeza, é recomendável testar o botão sem ele.

Já o código para mostrar o widget deve ser inserido no artigo, no caso do WordPress, no modo Visual. Copie o código do gerador e cole. O meu de teste ficou assim:

<a data-pin-do="embedPin" data-pin-lang="pt" href="https://br.pinterest.com/pin/87820261462872794/"></a>

E resulta em algo assim:

pinterest previa

Pasta

A configuração é similar à anterior, com a diferença de usar o URL de uma pasta em vez de um único Pin. Assim, você terá uma prévia de todo o conteúdo da pasta embutido no site.

Fica assim:

pinterest pasta

Perfil

Por fim, o widget para divulgar um perfil no Pinterest. Use o URL de seu perfil e não esqueça do código antes da </body>. Resultado:

pinterest widget perfil

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin