Diversos

Como colocar marca d’água no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Violação de direito autoral é um problema constante na internet. Sites com galerias de arte costumam sofrer com “ladrões” digitais, que sem o mínimo pudor surrupiam ilustrações e vendem impressões e trabalhos derivados (camisetas, adesivos, etc). deviantART, Behance e outros são alvos de casos assim, com inúmeros ilustradores tendo desenhos e pinturas copiados e oferecidos sem autorização fora.

O mau uso seria evitado com duas abordagens simples, que artistas esquecem ou preferem não adotar: ou fornecer só versões com tamanho reduzido da arte original (o que já impossibilita impressões com qualidade decente para venda, e afasta a imensa maioria dos ladrões digitais), ou radicalizar e colocar marca d’água.

Isso pode ser feito no Photoshop em qualquer imagem, seja fotografia, pintura digital, imagem manipulada, etc. Ainda que muita gente não goste de marca d’água (eu inclusive), já que ela de certa forma estraga a aparência do trabalho, pode ser a solução caso você seja vítima frequente de roubo de arte.

Vejamos dois tipos de marca d’água: uma mais simples, com um texto de copyright, e outra com um logotipo de sua empresa, blog, etc.

Para o exemplo, vou usar uma imagem tirada do nosso tutorial “Crie um cartaz de cinema no Photoshop“.

Modelo 1: texto

Abra sua imagem no Photoshop. Na barra com as ferramentas, à esquerda da tela, você encontra a Horizontal Type Tool (Ferramenta Letreiro Horizontal). Selecione-a.

Selecione a Horizontal Type Tool

Clique sobre a imagem, será mostrado o cursor de texto, basta digitar o que você quer como marca d’água. Aqui, inseri um texto de direito autoral. Use a fonte que achar melhor, tamanho variando de acordo com sua necessidade; cor branca.

Nota: para obter os caracteres ™, ® e ©, use o mapa de caracteres do Windows (atalho: tecla do Windows + R, digite charmap e dê Enter), ou use os atalhos de teclado (segure Alt e aperte as teclas na sequência, sem soltar Alt):

  • Alt + 0174 = ®
  • Alt + 0169 = ©
  • Alt + 0153 = ™

Texto para marca d'água inserido

Na janela de Layers, baixe a opacidade da camada do texto até quanto achar melhor. No caso mostrado, foi baixada até 30% (clique sobre o botão ao lado do 100% e use o controle deslizante,  ou clique sobre o texto Opacity e arraste o mouse para a esquerda, ou digite o valor desejado e dê Enter).

Opacity: reduza o valor para deixar a marca d'água transparente

Você pode aumentar o tamanho do texto, usar opacidades mais altas ou baixas, etc. Tudo vai depender da sua imagem. Se quiser, também pode-se repetir esse texto várias vezes sobre a toda a imagem. Veja:

Primeiro, vamos copiar o texto (selecione-o e copie com Ctrl + C). Então, crie um novo documento do Photoshop (Ctrl + N), com tamanho de 250 x 120 pixels, fundo transparente.

Nota: esse é o tamanho que escolhi para meu exemplo. Se seu texto for maior, o arquivo deverá ser maior, para conter o seu texto.

Novo documento, que dará origem ao padrão da marca d'água

Com a Horizontal Type Tool, cole o texto nesse arquivo. Veja que coloquei um fundo preto apenas para facilitar a visualização, seu fundo deverá ser transparente.

Cole o texto no arquivo. O fundo preto é apenas para visualização, não terá serventia

Coloque o texto na diagonal: com sua camada ativa (marcada em azul na janela de Layers), pressione Ctrl + T para transformar. Clique e arraste próximo do ponto diagonal superior ou inferior para girar um pouco o texto.

Ctrl + T para transformar, em seguida vire um pouco o texto

Vá ao menu superior, escolha Edit > Define Pattern (Editar > Definir Padrão). Não esqueça de eliminar o fundo preto, se tiver feito um; deixe apenas o texto e o fundo transparente.

Dê um nome à textura e confirme.

Criando o padrão com a marca d'água

Volte ao documento em que pretende colocar a marca d’água (se tiver a marca do primeiro exemplo, remova). Siga ao menu Layer > New Fill Layer (Camada > Nova Camada de Preenchimento), escolhendo Pattern (Padrão).

Nova camada de preenchimento, do tipo padrão

Na janela aberta, escolha (provavelmente já estará selecionada por padrão) o padrão com o texto que você criou. Se quiser, mude o Scale para reduzir ou aumentar o texto (não é recomendável aumentar, pois vai deixar o texto borrado). Determine o tamanho ao criar a textura; reduzir o texto em proporções diferentes de 50 ou 25% também vai deixá-lo borrado).

Janela de New Layer (Nova camada)
Aqui você já pode definir a opacidade da camada. Se não fizer agora, poderá mudá-la depois, direto na janela de Layers, como feito no primeiro exemplo.

Janela de Pattern Fill

Resultado da marca d'água com texto

Marca d’água com logotipos

O processo é quase igual, você só precisa editar seu logo, deixando-o pronto para a textura. Ele já deverá estar com o fundo transparente.

Logotipo que será usado na marca d'água

Se ele for colorido, remova toda sua saturação, no menu Image > Adjustments > Desaturate (ou atalho de teclado: Ctrl + Shift + U). Ou converta a imagem do logo para o formato Greyscale (Tons de cinza), no menu Image > Mode > Greyscale, confirmando o descarte das cores no botão Discard.

Descartando cores da imagem no modo Greyscale

Depois, é só seguir o mesmo procedimento do exemplo com os textos: crie um padrão com a imagem, seguido por uma camada de preenchimento com o padrão criado. Se quiser colocá-lo na diagonal, faça isso antes de criar o padrão.

Resultado da marca d'água com o logotipo

Se ficou dúvida, deixe nos comentários. Até!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin