Dicas

Como importar imagens de scanner ou câmera para o Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Tem aquele impresso como fotografias ou um documento precisando de um pequeno ajuste no Photoshop, mas não sabe como escanear? Ou tirou fotos com sua câmera digital e quer passá-la direto para o programa para fazer os retoques?

É bem simples, tem uma função que reconhece – ou pelo menos deve reconhecer – seu dispositivo e faz a importação do arquivo, abrindo-o automaticamente e já criando uma cópia no seu computador: é o suporte WIA (Windows Image Acquisition).

Você só precisa, claro, de um dispositivo devidamente conectado e com os drivers atualizados. O suporte WIA é padrão no Photoshop para o Windows x64 (64-bit), enquanto alguns modelos em outros sistemas operacionais ou com diferentes plugins podem ter o suporte TWAIN, que é bem parecido, ou operar por softwares próprios que só passam a imagem pronta para o Photoshop, normalmente em formato .TIFF.

O TWAIN é suportado no Windows 32-bit e MAC OS 32 e 64-bit. Se seu scanner forneceu o driver na instalação, a opção para importar estará no menu Arquivo > Importar do Photoshop. Os métodos mostrados a seguir são para a importação via WIA.

Ambiente

  • Photoshop CC
  • Windows 8

Importando do scanner

Depois de colocar a imagem no scanner siga ao menu Arquivo > Importar > Suporte WIA…

suporte WIA

O assistente de importação tem algumas opções:

Pasta de destino: escolha em seu computador um local onde o arquivo escaneado será salvo.

Opções: marcando a primeira caixa a imagem será também aberta no Photoshop assim que for escaneada, e marcando a segunda será criada uma subpasta no local escolhido para o salvamento, com a data atual. Isso ajuda a manter seus arquivos organizados.

diálogo do suporte wia

Será aberta a caixa de diálogo dos dispositivos disponíveis, e depois do driver de seu scanner; faça os ajustes de cor e resolução segundo o manual dele.

diálogo do scanner

opções da digitalização

Nota: se quiser um arquivo grande para posterior impressão ou trabalhar com conforto que só imagens maiores dão, é recomendável alterar as configurações do escaneamento, principalmente certificando-se de que a resolução esteja em ao menos 300 ppp (pontos por polegada).

resolução do escaneamento

Quando estiver tudo ajustado, clique em Digitalizar (ou Iniciar, ou algo parecido de acordo com seu driver). Aguarde a conclusão e a imagem será aberta automaticamente no Photoshop, e salva na pasta que você indicou.

imagem escaneada
Imagem escaneada e aberta no Photoshop, já com algumas edições

Dica: se preciso gire a imagem no menu Imagem > Rotação de imagem antes de editar.

Importando da câmera

Processo quase igual. Use o menu Arquivo > Importar > Suporte WIA…, ou de acordo com o seu dispositivo e o driver instalado. No meu exemplo é uma câmera digital da Samsung, que aparece no gerenciador como “Disco L”.

importando da camera via wia

Escolha a foto e importe. Fácil.

escolha da foto

imagem importada e aberta no photoshop
Foto importada para o Photoshop

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin