Cena comum: depois de iniciar um blog WordPress em hospedagem grátis, e já com um bom número de postagens, você decide adquirir um domínio e hospedagens próprias, aí fica se perguntando como transferir, com o mínimo de trabalho, todo o conteúdo do blog antigo para o novo. Ou depois de usar o Blogger por algum tempo, você decide que ir além e migrar para o WordPress.org, mas não quer perder os posts que já tem.
O WordPress tem uma função de importação e exportação de conteúdos, em que tudo no blog, incluindo postagens, contas de autores e editores, comentários, datas e todo o resto podem ser transmitidos para outro blog. Na ação, é criado um arquivo no formato .XML com toda a informação sobre o que deve ser copiado para o blog receptor.
Você ainda pode escolher entre manter os autores originais, criando novas contas para eles, ou atribuir todas as postagens a um autor já existente no blog receptor.
WordPress Para WordPress
Pra começar, você já deve ter o novo blog pronto e funcionando. No painel de controle do blog antigo, siga ao menu Ferramentas > Exportar.
Em seguida, selecione o que você quer exportar: tudo, só posts, só páginas ou só os feedbacks – contatos que você recebeu pela página “Contato” do blog antigo. Vamos selecionar tudo e clicar em “Download do arquivo de exportação”.
Com o arquivo baixado, volte ao painel de controle do blog novo. Vá ao menu Ferramentas > Importar.
Selecione qual a plataforma de onde fará a importação. No nosso exemplo, é o próprio WordPress. Se nunca usou a ferramenta, será pedida autorização para instalar o plugin de importação. Autorize.
Use a caixa para procurar pelo arquivo que baixou antes, então clique em Fazer upload. Em Assing Author, você decide como vai atribuir autores aos artigos e páginas importados. Se quiser manter os autores originais, coloque o nome na caixa para criar novas contas de autor em seu blog. Ou para passar a autoria dos posts para um novo autor, selecione-o no menu drop-down.
Marque a caixa “Download and import file attachments” para fazer a importação também de todos os arquivos ligados ao conteúdo do blog antigo, como imagens e vídeos. Clique em Submit.
Aguarde até a operação ser concluída. Não recarregue a página, nem feche, nem nada! Tenha paciência, não vai aparecer nenhuma barra de progresso, mas a página ficará como se estivesse sendo carregada. Ao terminar, surgirá isso, lembrando que você deve criar novas senhas para autores importados.
Importante: se o arquivo de importação for muito grande, talvez seu servidor não permita a operação, dando erro por falta de memória. Neste caso, você precisará ter acesso ao arquivo php.ini no servidor para elevar o limite até o necessário (ou o limite de sua conta), ou quebrar o arquivo .xml em vários arquivos menores, exportando e importando o conteúdo em partes – primeiro páginas, depois posts, etc.
Se mesmo assim não resolver, entre em contato com a equipe técnica de sua hospedagem e explique a situação, pedindo um aumento temporário do limite de memória pra que você possa fazer sua importação em paz. Embora provavelmente isto não faça parte do seu contrato, eles podem ser razoáveis no interesse de resolver seu problema.
Veja o artigo com a lista de serviços que permitem importação/exportação de conteúdo no Codex do WordPress.
Exportando do Blogger Para o WordPress
Como já disse, Blogger não é minha especialidade, mas fiz testes e o processo de exportação dele para o WordPress funcionou muito bem. No painel de controle do seu Blogger, em Gerenciar blogs, procure pela opção Configurações.
Em Ferramentas, clique em Exportar, e depois em Fazer Download do Blog.
Tal como antes, volte ao seu novo blog WordPress, menu Ferramentas > Importar, mas agora escolha Blogger.
Instale o aplicativo de importação.
Clique por fim em Ativar e importar.
No primeiro passo, está a autorização do acesso pelo seu blog WordPress à sua conta no Google, para retirar os conteúdos do Blogger. Clique em Authorize.
Depois, clique em Grant Acess para confirmar a permissão.
Com a lista de seus blogs e postagens, é só clicar no “botão mágico”, Import. Deixe o processo correr.
O botão se transformará em Set Authors (Definir Autores). Clique e defina autores para os posts importados. Selecione o nome do usuário do WordPress que vai assinar o post no menu drop-down. Clique em Save Changes.

Nota: se estiver importando o conteúdo para um servidor local (tipo criado com XAMP E WAMP), no início de cada título de página e de cada post surgirá o caractere >, o que não deve acontecer se o novo blog estiver num domínio próprio (tipo seusite.com.br) e no diretório raíz (se não for um blog dentro de outro).
É IMPORTANTÍSSIMO que você faça backup de tudo antes de começar a importar dados. A exportação não deve afetar nenhum dos blogs, mas ao importar, serão feitas alterações nos bancos de dados. Tenha cautela para não perder nada.
4 Comments
Muito bom, funcionou perfeitamente! Obrigado!
Prezado,
Usada sempre esse plugin para importar postagens de um site para outro, porem nessa semana, não sei o que houve , e ao importar ele não carrega mais os autores para a importação, poderia me ajudar?
Porem, alterar manualmente fica inviável, pois são muitas postagens …
Tem alguma configuração que possa impedir isso???
Agradeço
Rogerio
Desconheço, Rogério. Peça ajuda no fórum do WordPress, talvez alguém lá já tenha passado por isso.
Prezado Daniel,
Desculpe a demora, mas o aviso estava na caixa de spam.
Agradeço a atenção, e já procurei o pessoal no forum!
Abraço