Estrutura

Como Impedir seu Blog de Fazer Auto-Ping

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Os pingbacks são um recurso muito interessante do WordPress: sempre que se cria um link no blog, ele “manda um recado” ao url de destino, e se aquele também for um blog WordPress, ele será notificado com um aviso no painel de controle, em forma de comentário. Então o autor terá opção de aceitar esse pingback, que será exibido na página linkada, se o template tiver suporte.

O problema é que quando você cria links internos no WordPress, acaba sendo amolado pelos auto-pings, ou seja, seu blog faz a notificação pra você mesmo – basta você linkar pra um conteúdo interno e lá estará a notificação pra aborrecer.

Vejamos como desabilitar esses auto-pings. Muito simples.

Método 1: alteração do URL

O primeiro método é alterar o url dos links internos que você cria. Em vez de usar tudo, corte o http e a parte do domínio – o WordPress coloca o resto automaticamente e assim o pingback não será feito.

Exemplo: se você quer linkar para uma página com o URL

http://www.siteficticio.com/2012/03/31/post-de-exemplo

…então o link deve ser apontado só pra…

/2012/03/31/post-de-exemplo

O mesmo vale se o URL teve a estrutura alterada, como por exemplo

http://www.siteficticio.com/post-de-exemplo

Use só o…

/post-de-exemplo

Método 2: função

Se você acaba esquecendo e colocando o URL completo, é melhor usar uma função que acaba com os pings internos de forma automática. É só inserir isso no arquivo functions.php do seu blog:

function adeus_pings( &$links ) {
    $home = get_option( 'home' );
    foreach ( $links as $l => $link )
        if ( 0 === strpos( $link, $home ) )
            unset($links[$l]);
}
add_action( 'pre_ping', 'adeus_pings' );

Existem outros métodos como usar plugins, mas como não recomendo usar plugins quase nunca, tente esses dois aí, tenho certeza que um deles vai resolver seu caso.

Origem do método 2: Ways to remove WordPress self-pings

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

  1. Daniel minha dúvida não tem nada a ver com pingbacks, mas antes eu colocava os links internos do meu blog assim, igual você colocou no artigo /2012/07/nome-da-postagem.html isso é ruim em SEO? já que não tem o link completo do meu blog?

    Abraços!!!

    • É ruim sim… O melhor é usar urls amigáveis mesmo, tipo www.seu-blog.com/titulo-do-artigo. Os motores de busca “preferem” assim.
      Falou!

Deixe um Comentário

Pin