Photoshop

Como fazer grafite virtual com o Photoshop

Veja como criar um efeito simples mas convincente de grafite em muro ou parede.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Vamos acompanhar um tutorial de como criar um grafite virtual no Photoshop. Para executá-lo, você só precisa de uma boa foto de muro, a imagem que será aplicada e claro, o Photoshop 😉.

Para começar, encontre uma boa foto de muro ou parede para colocar seu logotipo — essa é uma foto aleatória da internet, o que não é indicado se for fazer uso mais sério do trabalho. Procure em algum banco de imagens como o Pexels ou ou Pixabay, por exemplo.

O ideal é que tenham uma boa estrutura, sem paredes muito lisas e perfeitas, ou o resultado não fica tão interessante.

Abra a imagem no Photoshop. Coloque nela o arquivo do logotipo ou outra imagem que você deseja usar, em uma nova camada. Deve ser uma imagem baseada em pixels (não pode ser texto em fonte, demarcadores vetoriais e formas), porque na próxima etapa aplicaremos uma “transferência de perspectiva” – isto requer que a camada seja em pixels.

Se precisa de um texto, converta-o em pixels (clique com o botão direito sobre seu nome na guia de camadas e selecione “Rasterizar texto”.

Selecione “Perspectiva” no menu Editar > Transformar, e altere os aspectos do logotipo para que se ajuste à perspectiva da parede. Ao fazer isso, a seleção que você está transformando recebe uma caixa de ajustes; você pode usar as linhas dessa caixa delimitadora para alinhar o logotipo com a parede.

O logotipo era um pouco largo, mas você pode ajustá-lo com a ferramenta de transformação normal (Ctrl + T). Deixe um pouco menor, para que caiba bem na parede.

Se a perspectiva do logotipo não parecer realista, refaça os passos anteriores. O realismo nas proporções é muito importante, ou o efeito será bastante prejudicado.

Depois, mude o modo de mesclagem da camada para “Sobreposição” (Overlay, em inglês):

Vamos melhorar as bordas do desenho para torná-lo mais fiel a um grafite. A ideia é borrar um pouco as bordas. Você terá que fazer uma cópia da camada e colocá-la acima do logotipo original.

Aplique na camada copiada (que ficou por baixo) um filtro tipo “Desfoque Gaussiano”, com valor de 5. Ele está no menu Filtro.

Por fim, para melhorar o realismo, use a ferramenta Borracha para apagar o logotipo onde a parede está corroída/quebrada.

Esse é o básico. Se quiser, pode tentar outros ajustes para deixar o visual ainda mais realista, como mascarar ou apagar mais partes do desenho, ou até aplicar outros ao muro com esse por cima.

Curtiu? Tente aí e veja o que consegue!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin