Tutoriais

Como criar efeito de texto bordado no Photoshop

Aprenda a criar um belo efeito de texto bordado no Photoshop.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Veja como criar um efeito de texto bordado no Photoshop. O tutorial é fácil, podendo ser seguido por usuários do Photoshop em qualquer nível. Ao final, você terá aprendido a criar pincéis personalizados (para reproduzir o efeito da costura), usar camadas de ajuste, de preenchimento e efeitos de camada.

Isso tudo além de ter no “arsenal” um efeito bonito e chamativo para aplicar em seus projetos. O resultado simula com fidelidade um bordado em tecido. Use a criatividade e mude as configurações para obter novos estilos — além de textos, podem ser usadas imagens.

Acompanhe! Antes de começar, aquela examinada em como deve ficar depois de pronto:

Texto Bordado no Photoshop

Abra um novo arquivo do Photoshop. Como a finalidade é apenas estudo, vamos trabalhar com um tamanho médio: 800 x 350 pixels.

Tamanho do documento: 800 x 350

Primeiro criaremos o fundo. Você pode usar alguma textura de tecido, se tiver disponível, mas para manter o uso das ferramentas do próprio programa, uma textura nativa do Photoshop servirá bem.

Crie uma nova camada de preenchimento, do tipo Padrão (menu Camada > Nova camada de preenchimento > Padrão). Use a textura e as configurações vista abaixo.

Ajustes da New Fill Layer > Pattern
Em português, é o padrão “Jeans”.

Como quero o fundo com a cor verde, vamos usar uma camada de ajuste de Hue/Saturation (Matiz/Saturação).

Siga ao menu Camada > Nova camada de ajuste > Matiz / Saturação, e aplique o ajuste a seguir, para tornar o tecido verde.

Ajustes da camada de Hue/Saturation

Crie com a Horizontal Type Tool (ferramenta Texto Horizontal) o texto que receberá o efeito. Resolvi simular um agasalho do Brasil, então criei o texto usando uma fonte que me faz pensar em logos esportivos — ChunkFive.

Se não tiver a fonte disponível, pode baixá-la gratuitamente no FontSquirrel. Ou use outra de sua preferência; note que ela deve ser encorpada para um melhor resultado.

Texto "BRASIL" já digitado no documento

Aplique ao texto a textura de tecido que foi usada antes: use o mesmo método feito antes: Camada de preenchimento do tipo Padrão. Mantenha a opção “Use Previous Layer to Create Clipping Mask” ou “Usar Camada Anterior para Criar Máscara de Corte” marcada, para que o efeito seja aplicado apenas nas letras e não no resto da imagem.

Usar a camada anterior como máscara de recorte

Ajuste a cor das letras com uma nova camada de ajustes de Matiz / Saturação, de forma similar ao feito no fundo. Outra vez, use a opção Usar Camada Anterior para Criar Mácara de Corte.

Camada de Matiz/Saturação

Configure o Matiz/Saturação desse modo

Agora é hora de criar a costura. Para isso, use um pincel personalizado. Com o Brush Tool selecionado (Ferramenta Pincel, atalho: B), abra a paleta de Pincéis para ajustar suas configurações.

Clique para abrir a paleta de pincéis

Use os seguintes ajustes, para criar o pincel que fará o desenho da costura.

Esquerda: ajustes no Brush Tip Shape; direita: ajustes no Shape Dynamics
Ajustes feitos no Brush Tip Shape (Forma da ponta do pincel), à esquerda, e ajustes no Shape Dynamics (Dinâmicas de Forma), opção Angle Jitter (Tremulação do Ângulo) em Direction.

Crie uma nova camada vazia acima de todas. Pressione D e depois X, para se certificar de que a cor de primeiro plano é branco. Segure então a tecla Ctrl e clique sobre a miniatura da camada de texto, para criar uma seleção ao seu redor.

Clique na guia Paths (Demarcadores), então clique no botão Make Work Path From Selection (Criar Demarcador de Trabalho a Partir da Seleção), no rodapé da janela de Paths.

Janela de Paths (demarcadores)

Com o demarcador ao redor do texto, basta clicar no segundo botão à esquerda, o Stroke Path With Brush (Traçar Demarcador com Pincel). O contorno será criado a partir do pincel que você configurou antes.

Contorno aplicado

Para melhorar o efeito, use alguns estilos de camada tanto no texto quanto no contorno. Os usados aqui foram os seguintes:

Para o texto:

Ajustes do Bevel and Emboss (Chanfro e Entalhe)

Ajustes da Drop Shadow (Sombra Projetada)

Para o contorno:

Chanfro e Entalhe do contorno

Você pode experimentar outras configurações quando ajustar o pincel, como um tamanho menor para o bordado ficar mais estreito, por exemplo. Use o mesmo pincel para contornar qualquer região onde queria aplicar o efeito de costura, como foi feito nos enfeites laterais.

De novo, o “bordado” finalizado, com alguns ajustes adicionais (filtro Correção de Lente para o efeito de vinheta e um pouco mais de saturação e contraste).

Texto Bordado no Photoshop

Fácil, né? Se não conseguiu acompanhar alguma parte, veja o procedimento em vídeo. Aproveite para assinar o canal do Tutoriart no YouTube.

O arquivo gerado no tutorial está disponível para download, para estudo, em troca de uma contribuição de R$3,00 (três reais) ao site.

Em caso de dúvida, comente. Até a próxima!

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

10 Comentários

    • Qual textura, Diego, a Denin? Tem certeza? Acho que faz várias edições do Photoshop que ela faz parte do pacote, pelo menos desde a CS2.

      Se não tiver mesmo, você pode baixar uma textura de tecido na internet e usar como base, fazendo o ajuste de Matiz/Saturação nela.

  1. olá eu gostaria de saber onde fica esse segundo botão à esquerda, o Stroke Path With Brush (Contornar Demarcador com Pincel) ? 🙁

    • Olá Lucas, é o segundo botão no rodapé da janela de camadas, um círculo com traço contínuo. Veja:

      print da janela de camadas do Photoshop

      É aquele dois antes do botão apontado pela seta (ao passar o mouse sobre, aparece o texto “Traçar demarcador com pincel”).

    • Obrigado, Casa das Flores!
      Na verdade, quando comecei o blog, colocava todos os nomes de ferramentas em português, mas como a maioria usa Photoshop em inglês, deixei este hábito de lado. Além disso, é bom acostumar-se com os termos em inglês, já que há muito material didático na internet neste idioma.

      Se tiver dúvida sobre algum nome de ferramenta, consulte os dicionários inglês-português do Photoshop que já publicamos.

Deixe um Comentário

Pin