Dicas

Como encontrar trabalhos freelancer e ganhar indicando amigos

Anúncios Google

O Freelancer é um site australiano com versão em português, no qual você que trabalha por conta própria ou tem um pequeno negócio pode encontrar oportunidades. Basta fazer um cadastro rápido – até mesmo via rede social, com um clique – entrar com alguns dados e informações como suas habilidades e áreas de interesse, e logo vai receber alertas de contratantes.

Após conectar uma conta no Paypal ou outros métodos para pagar ou receber, você estará apto a aceitar trabalhos que passam por variadas funções, de design gráfico a web, redação, tradução, bancos de dados, etc.

Além de dinheiro, acumula-se pontos de experiência num sistema de recompensas e níveis. Com mais pontos você ganha vantagens como receber mais notificações, aumentar o espaço da sua lista de contatos, etc. Há contas premium e também grátis, e pode-se ainda ganhar indicando novos membros.

Como funciona para freelancers

Muito simples: basta registrar-se, preencher seus dados e começar a procurar projetos que batem com seus conhecimentos. Como numa rede social, você tem um perfil que vai atrair – ou não – contratantes, incluindo informações como trabalhos anteriores na plataforma, descrição de habilidades, reputação e mais.

modelo de perfil
Modelo da página de perfil. Inclua o máximo de informações para atrair contratantes.

Quanto mais informações você oferecer, melhor, pois sua reputação fica mais alta e a chance de conseguir bons projetos também. Com tudo ajustado, é só fornecer uma forma para receber os pagamentos e procurar os projetos, que são organizados por categorias, preço, tempo de duração, etc…

Isso se não receber uma notificação antes, o trabalho pode procurar você!

notificações do freelancer

Quando encontrar um projeto, ele terá um orçamento máximo e mínimo. Faça uma proposta e aguarde, pois outros freelancers podem fazer ofertas melhores para o contratante. Se a sua interessar, você ganha o trabalho.

Exemplo: você está em busca de trabalho com WordPress, então basta ir ao menu “Navegar pelos projetos”, e clicar em WordPress. Veja que é um dos temas mais populares da plataforma.

trabalhos wordpress

Dica: reparou o troféu ao lado dos projetos de WordPress? Ele indica que haviam doze concursos abertos sobre o tema.

Agora é só filtrar os resultados em busca de ofertas. Filtre por preço/hora, médio, duração, idioma etc.

filtragem dos resultados

Basta escolher e ver as ofertas feitas por outros profissionais. Se a sua for a melhor, tanto em preço quanto na qualidade (seu perfil e habilidades contam), comece a trabalhar.

Taxas e tarifas

Claro que sobre cada pagamento o site fica com uma porcentagem, consulte todas na página de taxas e tributos. Planos premium têm taxações menores, enquanto o grátis tem menos vantagens.

Trabalhos disponíveis

Algumas das muitas oportunidades de trabalho que você pode encontrar:

  • Redator (português ou inglês)
  • Ghostwriting (autor fantasma)
  • Retoque e edição de imagens
  • Design gráfico geral (embalagens, cartões, logos, etc)
  • Design web desktop e mobile
  • Conversão de PSD em CSS
  • AJAX
  • Bancos de dados (Apache, SQL, etc)
  • SEO e linkbuilding
  • WordPress
  • Desenvolvimento de software
  • Design de jogos

E muitas outras.

Exames

Realizando exames sua chance de conseguir contratos aumenta em até 370%, segundo o site. Eles são de múltipla escolha e há um tempo limite para a realização, abrangendo temas como inglês em vários níveis, WordPress, etc.

Se passar nos testes, seu perfil ganha um selo atestando sua capacidade, além do nome aparecer na lista de desempenho, um grande diferencial no “currículo” quando clientes estiverem em busca de profissionais.

Os exames custam a partir de US$5,00.

exames do freelancer
O teste de conhecimentos em inglês é um dos muitos disponíveis

Pontos de experiência

Completando certas tarefas ou atingindo metas, você acumula XP (pontos de experiência), que aumentam seu nível de Recompensas. Avançando níveis são desbloqueadas vantagens que melhoram sua chance de conseguir bons projetos.

Você também acumula Créditos de Freelancer para gastar com upgrades promocionais em vez de dinheiro dos seus créditos. Esse recurso só está disponível nos planos premium.

Desvantagens

Poucas. A mais óbvia é que a maioria dos contratantes é do exterior, logo comunicação em inglês é fundamental e suponho que o Google Tradutor não vai ajudar muito sua reputação, especialmente em certas funções.

Outra é que os projetos funcionam como um “leilão”. Quem fizer a oferta mais vantajosa ao contratante tende a ficar com o trabalho, e pode ser difícil para um freelancer “solitário” competir com grupos e pequenos escritórios que podem praticar preços melhores por ter uma equipe oferecendo prazos mais curtos.

Mesmo assim, se você for um bom profissional pode conseguir encaixar seu ritmo de trabalho com os prazos e conquistar o respeito dos clientes.

Freemarket

No mesmo grupo está o Freemarket, que seguindos os moldes de sites como o Graphic River e ThemeForest, vende arquivos de Photoshop, plugins WordPress, templates, áudio, vídeo e muito mais, além de serviços como adição de marca d’água, impressão, etc.

Afiliados

Você também pode ganhar dinheiro indicando membros para o Freelancer. Eles vão gerar receita com projetos concluídos ou itens vendidos num prazo de 90 dias.

Cada amigo indicado também rende US$1,00 nos seus créditos, mas fique esperto com os termos de uso: eles não permitem certos tipos de divulgação.

Conheça o Freelancer

Visite o Freelancer, faça seu cadastro e comece a procurar suas oportunidades. Quem sabe até você monta um grupo com colegas e assim consegue atingir metas mais rapidamente.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin