Snippets e Shortcodes

Como Eliminar Shortcodes Que Você Não Precisa Mais no Blog

Anúncios Google

Os shortcodes são uma maravilha, dando ao usuário do WordPress uma grande praticidade ao inserir códigos em suas páginas numa forma mais “humana”. Pra quem não conhece, eles foram introduzidos na versão 2.5, e seu formato padrão é:

[shortcode]

Através da API é possível criar shortcodes facilmente inserindo funções no arquivo functions.php, mas se o blog tiver várias dessas “chamadas” no meio do conteúdo, e você resolver não usar mais aquele shortcode, terá um problema. Imagine um [shortcode] que aparece em mil páginas do blog, como se livrar deles? Editando todos os posts um a um?

Claro que não, para isso existe um comando de MySQL com o qual um shortcode será eliminado do banco de dados do blog (e consequentemente das postagens).

Por exemplo, digamos que quero me livrar de um shortcode [adsense]. Siga ao painel do phpMyAdmin da sua hospedagem.

phpmyadmin

Lá, procure pelo banco de dados do seu blog, normalmente eles ficam listados no lado esquerdo da tela. Clique sobre seu link.

Em meu exemplo, o banco é do meu blog de testes.

Painel do phpmyadmin

Clique na guia SQL. Será exibida uma caixa de texto (consulta).

Consulta do mySQL

Entre com o seguinte update:

UPDATE wp_posts SET post_content = replace(post_content, '[adsense]', '' ) ;

Clique em Executar. Se tudo correr bem, surgirá o número de alterações feitas com sucesso.

NOTA IMPORTANTE: antes de fazer qualquer modificação no banco de dados, certifique-se de ter uma cópia de segurança (backup). Se acontecer algum erro, dados poderão ser perdidos permanentemente.

Você pode colocar mais de um update, basta separar por linhas e com o ; Veja no meu exemplo que estou eliminando os shortcodes [adsense] e [rodapead].

Dois UPDATE no banco de dados
Escreva os comandos e clique em Executar
UPDATE completo
Após o update, o número de linhas alteradas com sucesso.

Só isso, bem fácil. Não esqueça de alterar o shortcode para o que você quer eliminar, e lembre-se que não tem volta: não dá pra fazer o caminho inverso, recolocando os shortcodes onde estavam antes, então pense bem.

NOTA (DE NOVO): faça backup do banco de dados antes. Se der erro, você pode ter danos sérios que talvez sejam irrecuperáveis. Não venha me xingar se fez bobagem no seu db e agora não consegue arrumar…

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin