Duplicar páginas e posts no WordPress pode soar inútil para quem nunca precisou. Mas imagine as seguintes situações:
- Você usa um construtor de páginas, e criou um modelo que será reaplicado em várias outras. Mas claro, não quer o trabalho de criá-las uma a uma, copiar o código, colar na nova página, etc.
- Você criou um “post padrão” que tem toda a estilização desejada de texto, imagens, galerias, etc. A ideia é só mudar o conteúdo mais tarde em cada post — por exemplo, num site tipo enciclopédia, com vários artigos parecidos. Só uma das possibilidades.
- Você publica muitos anúncios e todos seguem o mesmo padrão de tags, campos personalizados, etc, só mudando o conteúdo essencial.
Entendeu, né?
Plugin: Duplicate Post
Baixe o plugin pelo painel do seu site, ele é gratuito no repositório oficial do WordPress (menu Plugins > Adicionar novo). Se preferir obter o pacote, baixe-o aqui (clique em Baixar).
Ative e siga à sua lista de posts publicados. Abaixo de cada título deve haver uma nova opção entre os links de gerenciamento.
Clique em “Clonar” e o post será imediatamente duplicado. O link, dependendo da estrutura de seu site, terá a adição de um número no final.
O novo post será salvo como rascunho e não publicado imediatamente, assim você pode fazer as alterações necessárias. Não deixe de conferir a página de configurações do plugins. Veja se tudo está conforme sua necessidade. Ele tem muitas opções, algumas são:
Elementos a copiar: por padrão, o plugin não duplica algumas informações como autor, data da postagem, etc. Se quiser duplicá-los também, marque as caixas correspondentes.
A maioria está bem explicada lá, dê uma lida e vai entender.
Guia Permissões: ali você pode definir que tipos de publicação terão a opção de clonagem, como só posts, posts e páginas, posts personalizados, etc.
■
Óbvio, mas bom lembrar: edite os artigos duplicados antes de publicar! Se esquecer e algum for publicado assim, o Google (e outros buscadores) pode identificá-lo como “cópia de conteúdo”, o que prejudica seu site.
Ficou dúvida sobre o plugin? Comente aí que a gente tenta ajudar.