Tutoriais

Como Desenhar um Personagem (Bomberman) no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Neste tutorial, você vai aprender a desenhar e colorir um personagem no Photoshop. No caso, o escolhido foi Bomberman, aquele dos games da Hudson que adora uma explosão.

O trabalho é relativamente fácil, sendo indicado aos usuários com menos experiência, porém, requer bastante atenção; será necessário também conhecimento prévio de como usar a Pen Tool (Ferramenta Caneta) e as formas vetoriais (Rectangle, Ellipse Tool). Com elas, serão criadas algumas das formas do personagem e de suas áreas de luz e sombra.

Como vai notar no trabalho finalizado, os estilos de iluminação não serão criados com várias formas de cores chapadas, como é tradicional em artes orientais como o mangá, e sim com degradês, dando uma aparência mais suave ao personagem.

O tutorial abrangerá apenas a criação e colorização do personagem, portanto, o cenário ficará por sua conta. Se gostou do cenário usado aqui, poderá baixar o arquivo fonte (formato .PSD) no final do artigo e estudar como foram feitos os elementos do cenário.

Abra um novo documento no Photoshop; o tamanho usado aqui foi 600 pixels de largura, por 800 de altura.

Novo documento, tamanho 600 x 800 pixels

Nosso personagem será formado basicamente por formas vetoriais (demarcadores, ou paths), que quando preenchidas darão origem a cada parte dele.

Veja na imagem abaixo: em 1, foi usada a Rounded Rectangle Tool (Ferramenta Retângulo Arredondado), ajustado em 90 pixels de radius, para criar o formato que será a cabeça do personagem. Em 2, um Ellipse Tool para o corpo; em 3, a Rectangle Tool para uma das pernas, e finalmente em 4, outra vez use a Ellipse Tool para um dos pés. Note que, após desenhar a forma do pé, você deverá clicar Ctrl + T e girá-la levemente no sentido anti-horário.

Formas básicas que darão vida ao personagem

Cada parte do personagem será preenchida em sua própria camada, facilitando assim a sobreposição correta. Ou seja: crie uma camada, nomeie-a como “cabeça” e nela preencha a forma vetorial 1, criada no passo anterior. De acordo com as cores do personagem original, a cabeça é branca, mas use um tom de cinza claro; depois faremos a iluminação das partes.

Para preencher com cor, certifique-se de que a cor de primeiro plano é a que pretende usar, então, com a própria ferramenta que usou para criar a forma, ou com a Pen Tool selecionada, clique com o botão direito sobre a forma, e no menu que surge escolha Fill Path. Escolha Foreground Color para o preenchimento e confirme. Depois, aperte Delete para excluir o demarcador, você não precisará mais dele.

Faça o mesmo para as outras partes do personagem: pé, perna, corpo. Note que cada parte deve ficar em sua posição certa na ordem de camadas. Por exemplo, corpo abaixo da camada da cabeça, pois esta vai encobrir parte do corpo; perna acima do pé, etc.

Formas básicas preenchidas com cor, cada uma em sua própria camada

Para o rosto, crie uma camada acima da camada da cabeça. Com a Pen Tool, crie um demarcador similar ao visto na imagem abaixo. Então, como explicado antes, preencha-o com a cor a ser usada no rosto.

Se tiver preenchido alguma parte, e depois mudar de ideia quanto à cor, simplesmente selecione a camada correspondente, pressione Ctrl + U e use o controle deslizante de Hue para ajustar a cor, até o matiz desejado. Da mesma forma, você também pode ajustar a saturação e a luminosidade, se estiver insatisfeito.

Demarcador no formato do rosto, criado com a Pen Tool

Para desenhar o cinto do personagem, primeiro crie uma forma oval grande, com a Ellipse Tool. Sua curva inferior será a borda inferior do cinto; preencha este demarcador de preto (em sua própria camada, que deve ficar logo acima da camada do corpo); pressione Ctrl + T para transformar o demarcador, aumentando um pouco seu tamanho, achatando-o e movendo-o um pouco acima da posição anterior. Sua nova posição deve deixar uma faixa da parte preta de fora, que formará o cinto.

Confirme a modificação, então pressione Ctrl + Enter para convertê-la em seleção, e aperte Delete. Sobrará uma faixa, embaixo; para que ela apareça apenas sobre o corpo do personagem, clique com o botão direito sobre a miniatura de sua camada, e selecione Create Clipping Mask (Criar Máscara de Recorte).

Etapas da criação do cinto

Fivela do cinto: Rounded Rectangle Tool ajustada em cerca de 70 de radius; preencha-a de amarelo. Transforme o demarcador (Ctrl + T) reduzindo um pouco seu tamanho e mantendo-o no centro da parte amarela. Então converta-o em seleção e pressione Delete para excluir o centro da fivela. Se estiver fora da posição certa, use a Move Tool (atalho: V) para colocá-la no lugar certo.

Etapas da criação da fivela

Neste ponto, você já pode começar a colocar o contorno, visualizando melhor como vai ficar seu trabalho. Use o Layer Styles – Stroke (Estilo de Camada – Stroke, no menu Layer), de 5 pixels. Aplique este mesmo ajuste a cada uma das camadas com as partes do personagem.

Ajuste do Stroke a ser usado em cada parte do personagem

Cabeça do personagem já com contorno

Para arredondar a base da perna, no encontro com o pé, crie um demarcador com a Pen Tool, depois converta-o em seleção e exclua a parte reta do final da perna.

Parte da perna a ser removida para arredondar a base

Para os olhos, foi usada a Ellipse Tool. Depois, duplique o olho para criar o outro. As sobrancelhas foram feitas com a Pen Tool.

Etapas da criação dos olhos e sobrancelhas do personagem

Também com a Pen Tool, crie o braço. Preencha com a mesma cor do capacete.

Etapas da criação do braço do personagem

Com a Ellipse Tool (segure Ctrl para criar um círculo perfeito) faça a mão do personagem. Use um tom de vermelho claro ou rosa. Continue sempre usando o estilo de camada (Stroke) em cada parte que for criando.

Para não ter que refazer o estilo de camada toda hora, clique com o botão direito sobre a miniatura de um que já esteja pronto, selecione a opção Copy Layer Style (Copiar Estilo de Camada), então basta clicar com o direito sobre a camada em que quer aplicar o mesmo estilo, e selecionar Paste Layer Style (Colar Estilo de Camada).

Criada a mão do personagem, com um simples círculo

A bomba é feita em quatro partes, portanto, quatro camadas. Em uma, use a Ellipse Tool para criar uma grande esfera. Preencha-a de preto. Ela será a bomba.

Em outra camada, use a Pen Tool para desenhar a forma do orifício por onde sai o pavio. Veja o formato abaixo. Preencha-o também de preto.

Por fim, em outra camada, use a Pen Tool para criar um demarcador no formato do pavio. Preencha-o com uma cor que lembre pavio (marrom claro, marrom, bege, etc).

Etapas de desenho da bomba e pavio

Não, não errei, são quatro partes! A última consiste em criar linhas com a Pen Tool, determinando onde serão os riscos na “corda” do pavio. Depois de cada um desenhado, clique com o direito e use a opção Stroke Path para contornar o demarcador com o pincel. Portanto, antes de fazer isso, certifique-se de que a Brush Tool (Ferramenta Pincel) está ajustada com um pincel duro, pequeno (cerca de 3 pixels) e a cor de primeiro plano é preto.

Desenhando o pavio

Para o fogo no pavio, usei uma Custom Shape (Forma Personalizada) do próprio Photoshop, a Starburst. Arraste a forma no papel para criá-la, então gire-a (Ctrl + T e mouse) até a posição indicada. Preencha de amarelo, e em outra camada logo acima, reduza o tamanho do demarcador, posicione-o no centro da chama amarela e preencha a nova de vermelho.

Use a Custom Shape para desenhar a chama no pavio

Antes de começar a trabalhar em luzes e sombras, você deverá ter algo parecido com o visto a seguir.

Bomberman antes da etapa de luz e sombra

Luz e Sombra

Começando com as sombras. Todas elas serão feitas basicamente do mesmo jeito: crie um demarcador com o formato da área de sombra, preencha-o com uma cor um pouco mais escura que a base, em uma camada logo acima do objeto que está sendo sombreado. Então, clique com o botão direito sobre sua miniatura, selecione Create Clipping Mask, e por fim aplique o filtro Gaussian Blur (menu Filter > Blur > Gaussian Blur). Sua força vai variar: quanto maior a área de sombra, maior será a força do Blur.

Com a sombra criada, mude o modo de mesclagem de sua camada para Multiply, tornando-a um pouco mais escura e evitando que apareça sobre o contorno das partes do personagem.

Veja abaixo: à esquerda, o demarcador no formato da área de sombra, criado com a Pen Tool; à direita, o demarcador preenchido, e o preenchimento já borrado pelo blur.

Repita esse mesmo processo para criar áreas de sombra em todo o personagem: mãos, pernas, pés, cabeça, etc.

Etapas da criação de área de sombra no corpo do personagem

Na criação da sombra no rosto do personagem, fica clara a necessidade do uso de Create Clipping Mask; os passos 1 a 4 mostram o que foi explicado antes, ou seja: demarcador criado, seguido de preenchimento e eliminação do demarcador; depois o Gaussian Blur. Na etapa 4, é possível ver que parte da sombra acaba sobrepondo o capacete. O Clipping Mask faz com que a sombra apareça apenas sobre a parte desejada do personagem.

Etapas da criação da sombra no rosto do personagem

Assim como foram feitas áreas de sombra, crie também áreas de luminosidade. Para o corpo, use um círculo branco, com Gaussian Blur. Se ficar muito forte, diminua a opacidade de sua camada. Lembre-se de colocar a camada da luz e da sombra logo acima da camada do objeto.

Não é preciso mudar o modo de mesclagem das camadas de luminosidade, ao contrário das de sombra, que foram colocadas em Multiply.

Criando a luminosidade do corpo do personagem

Repita o processo em todas as partes que achar necessário. Varie a força do Gaussian Blur, deixando a luminosidade mais visível nas áreas de braço, capacete e pernas. Sombreie também a bomba.

Sombreamento da bomba

Com o personagem concluído, você pode criar um cenário para ele. Isso fica por sua conta.

Bomberman finalizado, com cenário inserido

O arquivo fonte do tutorial está disponível para download. Para baixar, clique no botão abaixo e divulgue este artigo em uma rede social de sua preferência.

É isso! Um trabalho simples e eficiente concluído, e de quebra, você poderá colocar as mesmas técnicas em práticas em outros personagens similares.

Se tiverem alguma dúvida, comentem!

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin