Como Desenhar um Personagem (Bomberman) no Photoshop

0
1982

Neste tutorial, você vai aprender a desenhar e colorir um personagem no Photoshop. No caso, o escolhido foi Bomberman, aquele dos games da Hudson que adora uma explosão.

O trabalho é relativamente fácil, sendo indicado aos usuários com menos experiência, porém, requer bastante atenção; será necessário também conhecimento prévio de como usar a Pen Tool (Ferramenta Caneta) e as formas vetoriais (Rectangle, Ellipse Tool). Com elas, serão criadas algumas das formas do personagem e de suas áreas de luz e sombra.

Como vai notar no trabalho finalizado, os estilos de iluminação não serão criados com várias formas de cores chapadas, como é tradicional em artes orientais como o mangá, e sim com degradês, dando uma aparência mais suave ao personagem.

O tutorial abrangerá apenas a criação e colorização do personagem, portanto, o cenário ficará por sua conta. Se gostou do cenário usado aqui, poderá baixar o arquivo fonte (formato .PSD) no final do artigo e estudar como foram feitos os elementos do cenário.

Abra um novo documento no Photoshop; o tamanho usado aqui foi 600 pixels de largura, por 800 de altura.

Novo documento, tamanho 600 x 800 pixels

Nosso personagem será formado basicamente por formas vetoriais (demarcadores, ou paths), que quando preenchidas darão origem a cada parte dele.

Veja na imagem abaixo: em 1, foi usada a Rounded Rectangle Tool (Ferramenta Retângulo Arredondado), ajustado em 90 pixels de radius, para criar o formato que será a cabeça do personagem. Em 2, um Ellipse Tool para o corpo; em 3, a Rectangle Tool para uma das pernas, e finalmente em 4, outra vez use a Ellipse Tool para um dos pés. Note que, após desenhar a forma do pé, você deverá clicar Ctrl + T e girá-la levemente no sentido anti-horário.

Formas básicas que darão vida ao personagem

Cada parte do personagem será preenchida em sua própria camada, facilitando assim a sobreposição correta. Ou seja: crie uma camada, nomeie-a como "cabeça" e nela preencha a forma vetorial 1, criada no passo anterior. De acordo com as cores do personagem original, a cabeça é branca, mas use um tom de cinza claro; depois faremos a iluminação das partes.

Para preencher com cor, certifique-se de que a cor de primeiro plano é a que pretende usar, então, com a própria ferramenta que usou para criar a forma, ou com a Pen Tool selecionada, clique com o botão direito sobre a forma, e no menu que surge escolha Fill Path. Escolha Foreground Color para o preenchimento e confirme. Depois, aperte Delete para excluir o demarcador, você não precisará mais dele.

Faça o mesmo para as outras partes do personagem: pé, perna, corpo. Note que cada parte deve ficar em sua posição certa na ordem de camadas. Por exemplo, corpo abaixo da camada da cabeça, pois esta vai encobrir parte do corpo; perna acima do pé, etc.

Formas básicas preenchidas com cor, cada uma em sua própria camada

Para o rosto, crie uma camada acima da camada da cabeça. Com a Pen Tool, crie um demarcador similar ao visto na imagem abaixo. Então, como explicado antes, preencha-o com a cor a ser usada no rosto.

Se tiver preenchido alguma parte, e depois mudar de ideia quanto à cor, simplesmente selecione a camada correspondente, pressione Ctrl + U e use o controle deslizante de Hue para ajustar a cor, até o matiz desejado. Da mesma forma, você também pode ajustar a saturação e a luminosidade, se estiver insatisfeito.

Demarcador no formato do rosto, criado com a Pen Tool

Para desenhar o cinto do personagem, primeiro crie uma forma oval grande, com a Ellipse Tool. Sua curva inferior será a borda inferior do cinto; preencha este demarcador de preto (em sua própria camada, que deve ficar logo acima da camada do corpo); pressione Ctrl + T para transformar o demarcador, aumentando um pouco seu tamanho, achatando-o e movendo-o um pouco acima da posição anterior. Sua nova posição deve deixar uma faixa da parte preta de fora, que formará o cinto.

Confirme a modificação, então pressione Ctrl + Enter para convertê-la em seleção, e aperte Delete. Sobrará uma faixa, embaixo; para que ela apareça apenas sobre o corpo do personagem, clique com o botão direito sobre a miniatura de sua camada, e selecione Create Clipping Mask (Criar Máscara de Recorte).

Etapas da criação do cinto

Fivela do cinto: Rounded Rectangle Tool ajustada em cerca de 70 de radius; preencha-a de amarelo. Transforme o demarcador (Ctrl + T) reduzindo um pouco seu tamanho e mantendo-o no centro da parte amarela. Então converta-o em seleção e pressione Delete para excluir o centro da fivela. Se estiver fora da posição certa, use a Move Tool (atalho: V) para colocá-la no lugar certo.

Etapas da criação da fivela

Neste ponto, você já pode começar a colocar o contorno, visualizando melhor como vai ficar seu trabalho. Use o Layer Styles - Stroke (Estilo de Camada - Stroke, no menu Layer), de 5 pixels. Aplique este mesmo ajuste a cada uma das camadas com as partes do personagem.

Ajuste do Stroke a ser usado em cada parte do personagem
Cabeça do personagem já com contorno

Para arredondar a base da perna, no encontro com o pé, crie um demarcador com a Pen Tool, depois converta-o em seleção e exclua a parte reta do final da perna.

Parte da perna a ser removida para arredondar a base

Para os olhos, foi usada a Ellipse Tool. Depois, duplique o olho para criar o outro. As sobrancelhas foram feitas com a Pen Tool.

Etapas da criação dos olhos e sobrancelhas do personagem

Também com a Pen Tool, crie o braço. Preencha com a mesma cor do capacete.

Etapas da criação do braço do personagem

Com a Ellipse Tool (segure Ctrl para criar um círculo perfeito) faça a mão do personagem. Use um tom de vermelho claro ou rosa. Continue sempre usando o estilo de camada (Stroke) em cada parte que for criando.

Para não ter que refazer o estilo de camada toda hora, clique com o botão direito sobre a miniatura de um que já esteja pronto, selecione a opção Copy Layer Style (Copiar Estilo de Camada), então basta clicar com o direito sobre a camada em que quer aplicar o mesmo estilo, e selecionar Paste Layer Style (Colar Estilo de Camada).

Criada a mão do personagem, com um simples círculo

A bomba é feita em quatro partes, portanto, quatro camadas. Em uma, use a Ellipse Tool para criar uma grande esfera. Preencha-a de preto. Ela será a bomba.

Em outra camada, use a Pen Tool para desenhar a forma do orifício por onde sai o pavio. Veja o formato abaixo. Preencha-o também de preto.

Por fim, em outra camada, use a Pen Tool para criar um demarcador no formato do pavio. Preencha-o com uma cor que lembre pavio (marrom claro, marrom, bege, etc).

Etapas de desenho da bomba e pavio

Não, não errei, são quatro partes! A última consiste em criar linhas com a Pen Tool, determinando onde serão os riscos na "corda" do pavio. Depois de cada um desenhado, clique com o direito e use a opção Stroke Path para contornar o demarcador com o pincel. Portanto, antes de fazer isso, certifique-se de que a Brush Tool (Ferramenta Pincel) está ajustada com um pincel duro, pequeno (cerca de 3 pixels) e a cor de primeiro plano é preto.

Desenhando o pavio

Para o fogo no pavio, usei uma Custom Shape (Forma Personalizada) do próprio Photoshop, a Starburst. Arraste a forma no papel para criá-la, então gire-a (Ctrl + T e mouse) até a posição indicada. Preencha de amarelo, e em outra camada logo acima, reduza o tamanho do demarcador, posicione-o no centro da chama amarela e preencha a nova de vermelho.

Use a Custom Shape para desenhar a chama no pavio

Antes de começar a trabalhar em luzes e sombras, você deverá ter algo parecido com o visto a seguir.

Bomberman antes da etapa de luz e sombra

Luz e Sombra

Começando com as sombras. Todas elas serão feitas basicamente do mesmo jeito: crie um demarcador com o formato da área de sombra, preencha-o com uma cor um pouco mais escura que a base, em uma camada logo acima do objeto que está sendo sombreado. Então, clique com o botão direito sobre sua miniatura, selecione Create Clipping Mask, e por fim aplique o filtro Gaussian Blur (menu Filter > Blur > Gaussian Blur). Sua força vai variar: quanto maior a área de sombra, maior será a força do Blur.

Com a sombra criada, mude o modo de mesclagem de sua camada para Multiply, tornando-a um pouco mais escura e evitando que apareça sobre o contorno das partes do personagem.

Veja abaixo: à esquerda, o demarcador no formato da área de sombra, criado com a Pen Tool; à direita, o demarcador preenchido, e o preenchimento já borrado pelo blur.

Repita esse mesmo processo para criar áreas de sombra em todo o personagem: mãos, pernas, pés, cabeça, etc.

Etapas da criação de área de sombra no corpo do personagem

Na criação da sombra no rosto do personagem, fica clara a necessidade do uso de Create Clipping Mask; os passos 1 a 4 mostram o que foi explicado antes, ou seja: demarcador criado, seguido de preenchimento e eliminação do demarcador; depois o Gaussian Blur. Na etapa 4, é possível ver que parte da sombra acaba sobrepondo o capacete. O Clipping Mask faz com que a sombra apareça apenas sobre a parte desejada do personagem.

Etapas da criação da sombra no rosto do personagem

Assim como foram feitas áreas de sombra, crie também áreas de luminosidade. Para o corpo, use um círculo branco, com Gaussian Blur. Se ficar muito forte, diminua a opacidade de sua camada. Lembre-se de colocar a camada da luz e da sombra logo acima da camada do objeto.

Não é preciso mudar o modo de mesclagem das camadas de luminosidade, ao contrário das de sombra, que foram colocadas em Multiply.

Criando a luminosidade do corpo do personagem

Repita o processo em todas as partes que achar necessário. Varie a força do Gaussian Blur, deixando a luminosidade mais visível nas áreas de braço, capacete e pernas. Sombreie também a bomba.

Sombreamento da bomba

Com o personagem concluído, você pode criar um cenário para ele. Isso fica por sua conta.

Bomberman finalizado, com cenário inserido

O arquivo fonte do tutorial está disponível para download. Para baixar, clique no botão abaixo e divulgue este artigo em uma rede social de sua preferência.

É isso! Um trabalho simples e eficiente concluído, e de quebra, você poderá colocar as mesmas técnicas em práticas em outros personagens similares.

Se tiverem alguma dúvida, comentem!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui