A organização de seu site ou blog é fundamental para que os mecanismos de busca encontrem o que o usuário procura de forma eficiente e consequentemente retorne ao seu site. Quando seu site tem muito conteúdo, inclusive conteúdos antigos que não aparecem no Home, se faz necessário criar um mapa para orientar melhor a busca de usuários e potenciais seguidores de suas páginas.
É a nossa dica nesse post: Como Criar Um Sitemap XML no WordPress. Essa é uma técnica que deve ser utilizada por qualquer blogueiro, principalmente os que buscam sucesso com Programa de Afiliados.
O que é sitemap XML?
O sitemap é um arquivo em formato XML usado para indicar as URLs dentro do seu site; ele serve para realizar essa apresentação de forma organizada para os robôs do Google e outros meios de busca, alem de definir prioridades, datas de atualizações, entre outros fatores orientadores. Ele interfere positivamente na indexação do seu site.
Atualmente o WordPress ainda não desenvolveu um método ou sistema para realização automática desse mapa de site, mas a função já pode ser feita através dos famosos plugins para Worpress que realizam a geração automática desse arquivo XML sempre que um novo artigo é criado ou editado em seu site.
Veja agora como ativar este plugin:
- Para baixar o plugin, acesse a página plugin, na caixa de busca digite “Sitemap XML” encontrado o arquivo faça o download.
- Descompacte o plugin e em seguida realize o upload dos arquivos para o diretório /wp-content/plugins/
- Agora a parte importante da instalação do plugin, nessa etapa você deverá criar arquivos de Sitemap no seu servidor. Esta ação será feita na raiz do blog, no wp-config.php, será necessário a criação de dois arquivos; o “sitemap.xml” e “sitemap.xml.gz”.
- Coloque CHMOD 777, você pode usar FTP ou SFTP para auxiliar esta etapa clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo.
- A 5º etapa é a ativação do plugin. Para isso acesso a área de Administração do WordPress e realize a ativação do plugin na área de plugins
- Siga para “Opções” ou “Settings”, selecione o plugin “XML-Sitemap” onde você poderá encontrar varias informações sobre o arquivo; é importante a compreensão do funcionamento do mesmo para conseguir o melhor desempenho, em seguida clique em “Atualizar Opções” ou “Update Options” na parte inferior da página.
Pronto a criação do seu Sitemap está feita, agora para um bom funcionamento do mesmo é necessário o cadastramento do arquivo nos meios de busca
ADICIONAR SITEMAP NO GOOGLE
- Copie o endereço do seu arquivo Sitemap. (ex.: http://www.seublog.com/sitemap.xml).
- Acesse sua conta Google.
- Entre com a URL do seu site na caixa “Add Site” (ex.: http://www.seublog.com).
- Clique em OK.
- Clique em “Add a Sitemap”.
- Selecione a opção “General Web Sitemap”.
- Selecione todas as checkboxes e cole a URL do seu arquivo sitemap.xml.
- Clique em “Add Web Sitemap”.
ADICIONAR SITEMAP NO YAHOO
- Copie o endereço do seu arquivo Sitemap. (ex.: http://www.seublog.com/sitemap.xml).
- Acesse sua conta Yahoo.
- Entre com a URL do seu site na caixa “Submit Site feed” (ex.: http://www.seublog.com).
- Clique em “Submit Feed”.
Embora haja entendimento de que o uso do Sitemap XML não interfira no ranking de seu site, uma boa indexação de suas páginas poderá resultar em melhor desempenho nos resultados de busca. Sendo assim, indiretamente a criação o sitemap pode sim colaborar com o melhor ranqueamento.
1 Comment
Olá, tudo certo? Eu não sabia desse plugin, vou baixar no meu site . gostei do artigo ,um grande abraço