Diversos

Como Criar Textura de Pelos no Photoshop, Muito Fácil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Quer criar uma textura tipo pelo de onça (ou outro animal, é só mudar as cores e o tipo de pincelada) usando o Photoshop, com umas poucas etapas e sem comandos complicados?

Então acompanhe esse método que chega a ser vergonhoso de tão fácil. Mesmo que você tenha acabado de começar a usar o software da Adobe, vai conseguir acompanhar.

Primeiro, crie um novo documento do Photoshop (Ctrl + N). Use o tamanho que precisar; nesse exemplo criei em 650 x 480.

novo documento photoshop

Preencha o papel com um tom de amarelo escuro, eu usei a cor hexadecimal #b17541.

papel preenchido

Crie uma nova camada (clique no botão Nova Camada, no rodapé da janela de Camadas).

nova camada criada

Nessa nova camada, use um pincel redondo para pintar manchas de um tom mais escuro de marrom avermelhada, eu usei a cor #6f3911. Pinte umas formas aleatórias, que lembrem manchas animais mesmo.

manchas criadas

Duplique essa camada de manchas, e na original (que ficou embaixo) aplique um ajuste do tipo Sobreposição de Cor (clique no botão Adicionar um estilo de camada, que fica ali perto do botão de Nova camada que vimos antes).

Sobreponha a cor #882121 ou outra parecida, mais avermelhada e ligeiramente mais clara que a original, para dar um efeito de borda nas manchas.

manchas com sobreposição de cor

Crie uma nova camada vazia, siga ao menu Imagem > Aplicar Imagem… Quando concluir, passe a camada agora contendo uma cópia mesclada de tudo, para o topo da pilha de camadas (basta arrastar a miniatura).

aplicar imagem

nova posição da camda
nova posição da camda

Últimos ajustes e os mais importantes também: comece aplicando Ruído (menu Filtro > Ruído > Adicionar Ruído). Use a opção Monocromática, com força de 8.

filtro ruido

Aparência da textura após o ruído
Aparência da textura após o ruído

Agora o filtro em Filtro > Desfoque de Movimento. Ângulo 43, distância em torno de 4.

filltro desfoque de movimento

Complete com o filtro em Filtro > Nitidez > Aplicação Inteligente de Nitidez. Use a configuração que quiser, só não exagere muito. Ele vai dar um efeito mais “vivo” à pelagem.

filtro nitidez inteligente

É isso, veja como ficou:

pelos concluidos

Se não entendeu alguma parte ou ficou confuso com as camadas, baixe o arquivo original no botão abaixo e estude-o, é bem simples.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin