Photoshop

Como criar objetos e textos de metal (cromado) no Photoshop

Efeito é bonito e simples de aplicar, com camadas de estilo. Teste suas próprias configurações para ter visuais diferenciados.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Os Layer Styles (Estilos de Camada) do Photoshop são uma excelente ferramenta para criar efeitos especiais. Além de textos, onde são mais comumente usados, também podem estilizar objetos e formas em geral.

Um dos mais requeridos são os visuais de metal. Vamos ver como aplicar um efeito de metal tipo cromado, ideal para quem está começando a descobrir os Estilos. Com apenas quatro combinados, você chega a um belíssimo resultado de cromado. Indicado especialmente para textos com fontes mais cheias (bold).

Você também pode adicionar estilos não usados aqui, como sombra projetada (Outer Shadow) e mudar as configurações sugeridas para conseguir novos visuais. Acompanhe.

🎓

Comece criando um novo arquivo do Photoshop. Aqui foi usado 1024 x 768 pixels.

Com a Ferramenta Texto Horizontal (Horizontal Marquee), digite o texto a ser estilizado. Não importa a cor, já que ela será sobreposta pelos estilos aplicados mais tarde.

Nota: a fonte usada foi a Black Rose; se não tiver, use qualquer outra de sua preferência.

Digite o texto que receberá o efeito de metal

No rodapé da janela de Camadas (Layers), localize o botão Adicionar um estilo de camada. Clique na opção Sobreposição de Degradê (Gradient Overlay).

Gradient Overlay do Photoshop

Ajuste o seu degradê como visto a seguir. Para editá-lo, clique sobre a caixa de degradê e depois sobre as caixas de cor para alterá-las. Posicione a cor do meio (preto, #000000) no meio da barra (50%), e deixe uma branca (#FFFFFF) e uma cinza (#E3E3E3) em cada extremidades. Confirme clicando em OK.

Edição do degradê do Photoshop

Isto é o que você deverá ter (está horrível, mas é assim mesmo):

Texto após aplicação do degradê

Outra vez no botão Adicionar estilo de camada, procure pela opção Chanfro e Entalhe (Bevel and Emboss). Configure-o como visto a seguir. Muita atenção às opções de Altitude, Ângulo e Contorno de Reflexo.

Edição de Chanfro e Entalhe no Photoshop

Aparência do texto após o Chanfro e Entalhe

Continue com mais dois estilos de camada: Brilho Interno (Inner Glow) e Traçado (Trace). Ajustes a seguir:

Ajustes dos efeitos de Traçado e Brilho Interno

Se tudo estiver certo, você deve obter esse efeito:

Texto com efeito de metal finalizado

Ele vai funcionar melhor com fontes grandes, então se quiser usar num texto menor, crie os efeitos sobre o texto grande, então reduza o tamanho da imagem toda (menu Imagem > Tamanho da Imagem), com a opção Redimensionar Estilos marcada.

Não reduza o texto depois de aplicar os efeitos, pois estes não serão redimensionados, possivelmente estragando a aparência que você tinha antes.

Esses estilos também podem ser aplicados sobre imagens em geral, veja alguns exemplos:

Algumas imagens com efeito metalizado

Se for criar vários objetos e textos com o efeito, separe-os em camadas próprias ou certifique-se de que todos estejam alinhados e tenham a mesma altura (caso estejam na mesma camada). Se estiverem na mesma camada e desalinhados ou forem de alturas muito diferentes, o efeito não ficará tão interessante, já que o degradê linear ficará fora do lugar.

Use sua criatividade para criar visuais novos, com fundos, sombras e mais estilos.

Exemplos de uso do efeito metalizado no Photoshop

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin