Windows

Como criar temas no Windows 8 e 8.1

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Logo logo a Microsoft vai começar a soltar novidades sobre a próxima versão do Windows, mas tanta gente ainda não aceitou migrar para o 8, que qualquer incentivo / ajuda é sempre bem-vinda, certo? Se você é um dos que deram o passo recentemente, veja como criar temas no Windows 8 (e claro, 8.1), salvando coleções de papéis de parede com mudança automática, alteração da cor do tema, pacotes de som, etc.

Os temas sempre foram um alívio visual pra quem passa horas e mais horas em frente ao PC. Eles alteram a tela de fundo da área de trabalho, cores das bordas das janelas, sons do sistema e a tela de proteção (screensaver) de uma vez só. Evoluíram junto com o sistema operacional, sendo inesquecíveis como a cara de cada um; como não associar o visual “azulão” ao Windows XP, mas que também podia ficar prateado ou esverdeado? Ou das marcantes nuvens do Windows 98?

Windows XP Luna theme
O tema Luna era uma opção ao tradicional azulão do Windows XP. Imagem: Computer Museum

O que preciso para criar um tema?

Depende de quão complexo ele será. Se quiser um completo, pode ter vários wallpapers, um pacote de efeitos sonoros e o protetor de tela. Para o protetor, você precisaria de uma animação em Flash e um programa que a converta no formato executável que o Windows exige; para os sons, criar ou obter as amostrar de áudio em algum banco de arquivos.

Para esse tutorial, vamos ficar só com os papéis de parede e a personalização de cores, o que já altera de forma bem significativa seu computador. Então, só vamos precisar dos wallpapers.

Nota: as imagens que empreguei no tema-modelo foram para uso pessoal, tome cuidado ao criar o seu para não usar imagens alheias, caso pretenda compartilhar o tema com outras pessoas.

Escolhi criar um tema da banda Smashing Pumpkins. Comecei desenhando os wallpapers, que são baseados em imagens do álbum Adore. São bem simples: peguei imagens em alta resolução da capa e encartes do CD, ajustei Curvas para deixá-las mais escuras, um corte aqui e ali, apliquei o logo do disco e pronto.

Crie seus wallpapers com um tamanho adequado, para que se adapte às resoluções de tela diversas. Pra mim, 1366 x 768 já era adequado, mas isso tornaria meu tema ruim para telas bem maiores, como 1920 x 1080 ou 1600 x 900.

O tamanho 1920 x 1080 é o chamado “full HD”, e se seu wallpaper estiver nesse tamanho, vai se adaptar às telas menores, mas pode exibir cortes e distorções; por exemplo: se o wallpaper tiver proporção 16:9 (como 1366 x 780), uma tela 5:4 (tipo 1280 x 1024) vai esticá-la e fatalmente será perdida resolução. Ou vai ajustar-se lateral ou verticalmente, deixando um espaço vago acima ou abaixo.

O que fazer, então? Tenha seus wallpapers num tamanho que sirva às resoluções mais comuns considerando pequenos cortes acima e abaixo da imagem. As mais usadas (entre os leitores aqui do Tutoriart, pelo menos) são 1366 x 768 e 1920 x 1080, então a segunda é a ideal pra mim – quando redimensionada por um sistema usando 1366 x 768, vai se adaptar sem ficar esticada na altura ou largura.

Criei os wallpapers no Photoshop e exportei os arquivos em JPG de alta qualidade (veja como usar o comando exportar do Photoshop aqui). Com meus arquivos prontos, é hora de criar o tema.

Clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Personalizar. Na janela Personalização, clique em Tela de fundo da área de trabalho.

janela de personalizacao

Em Local da imagem, clique em Procurar, para abrir a janela de navegação até o local onde guardou seus papéis de parede.

procurar wallpapers

Todos os arquivos de imagem disponíveis naquele lugar vão aparecer. Marque as caixinhas nas que você quer no seu tema. Em Posição da imagem você pode decidir se elas vão:

  • Preencher: o wallpaper enche o tamanho da tela, ocasionalmente deixando uma parte fora dela, caso seja menor que a imagem, e redimensionando para caber.
  • Ajustar: o wallpaper ajusta-se à largura da tela, mas pode deixar barras pretas acima e abaixo, mas sempre será inteiramente visível.
  • Alongar: o wallpaper é esticado na largura até caber na tela.
  • Bloco: o wallpaper é repetido na largura e/ou altura, preenchendo totalmente a tela, mas sem apresentar dimensionamento. É usado para padrões sem emendas (veja aqui como criar um padrão sem emenda).
  • Centro: coloca o wallpaper exatamente no meio da tela, sem redimensionar.

Para seus wallpapers já com a proporção ideal, coloque em Preencher. Em Alterar a imagem a cada:, você define o intervalo de tempo em que os wallpapers serão trocados automaticamente (lembra antigamente quando tinha programas pra fazer isso? Era um saco). Se não marcar a caixa Ordem Aleatória, elas serão rotacionadas sempre na mesma ordem, e caso contrário, virão sem ordem definida.

Clique em Salvar Alterações e parabéns, seu tema já existe! Mas vamos acertar alguns detalhes.

escolha dos wallpapers do Windows

De volta à janela Personalização, clique em Colorida

escolha de cores do Windows

Aí você define a cor padrão das janelas do seu tema. Se deixar em Automático, o sistema escolhe a cor mais parecida com a predominante no wallpaper que estiver em uso, talvez seja o ideal na maioria dos casos. Mas como meus wallpapers são bem escuros, preferi um tom de cinza nas janelas: se quiser uma cor fixa também, clique numa das amostras de cor e confirme em Salvar Alterações.

alteracao de cores do windows

Salvando o tema

Clique com o botão direito sobre seu tema (ainda marcado como “Tema Não Salvo”) e selecione Salvar tema. Defina um nome pra ele e pronto.

salvar tema como

Se quiser compartilhar seu tema com os amigos, clique com o botão direito sobre ele e escolha Salvar para compartilhamento. Escolha uma pasta para salvá-lo, nomeie o arquivo e clique em Salvar.

Aguarde o processo, que vai demorar mais ou menos de acordo com o tamanho e quantidade de arquivos que ele conterá.

salvar pacote de tema como

O pacote do tema pode ser enviado pra quem você quiser. Mas cuidado pra não compartilhar o que não deve por aí, lembre do direito autoral.

arquivo do tema

Se tiver dúvidas sobre o tema, comente!

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin