Como criar pincéis personalizados no Photoshop

0
1809

Alguns detalhes técnicos no uso do Photoshop, embora pareçam complicados à primeira vista, são fáceis, e isso se aplica à criação de pincéis personalizados. O desenvolvimento de um pincel exclusivo pode facilitar sua vida, notadamente casos em que uma mesma imagem tem que ser desenhada com frequência, ou quando se precisa de uma textura personalizada. São inúmeras possibilidades.

Aqui você vai aprender como criar seus próprios pincéis, de qualquer tamanho e com qualquer imagem. Você poderá redimensionar o pincel quando for usar, mas quanto maior a resolução do pincel que for criado, maior será a qualidade do trabalho final. Prefira, então, empregar imagens grandes no processo se pretende usar o pincel em trabalhos também grandes mais tarde.

Se está cansado de procurar pincéis e quer desenvolver os seus, acompanhe.

Antes de começar...

...entenda uma coisa sobre as imagens que formarão o pincel: as áreas brancas serão transparentes no pincel, e as pretas, serão preenchidas. Quanto mais preto, mais preenchimento; assim, áreas em cinza 50%, serão 50% transparentes.

Neste exemplo, criando um pincel bem com o logotipo do blog.

imagem para o pincel

Abra a imagem que você pretende transformar em pincel. Vá ao menu Imagem > Modo, e selecione Tons de Cinza (Greyscale).

Tons de cinza

Você será avisado sobre a perda das informações de cores. Confirme.

descarte de cores

Sua imagem ficará apenas em tons de cinza, similar ao visto abaixo.

imagem em tons de cinza

É hora de convertê-la para um pincel, no menu Editar > Definir Predefinição de Pincel... Surgirá a caixa de confirmação do nome do pincel. Ajuste como quiser e dê OK.

Só isso. Seu novo pincel estará nas opções da ferramenta, no fim da lista de pincéis em uso. Você já pode usá-lo como qualquer outro.

pincel criado

Para pincéis mais complexos, será preciso criar a imagem com mais cuidado, como no caso de textura, mas o procedimento é o mesmo.

Aqui foi usada a imagem da esfera, seguindo o mesmo processo para criar o pincel. Depois, qualquer outro ajuste é possível, como as dinâmicas de dispersão, forma, etc.

pincel esférico
padrão desenhado com o pincel

Para salvar seus pincéis em um único grupo, siga ao menu de opções da Ferramenta Pincel, selecione Gerenciador de Predefinição...

gerenciador de predefinição

Escolha os pincéis que você quer colocar no grupo e confirme. Seus pincéis estarão em um novo pacote devidadamente salvos.

gerenciamento dos pincéis

Dúvidas? Comentem!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui