O Photoshop vem com uma série de predefinições de documentos, que ajudam bastante. Entre eles estão tamanhos padronizados para impressão e web como A4, banners e outros.
São ótimos, mas e se você precisa criar arquivos com definições frequentes? Digamos que você trabalha sempre com uma resolução específica de imagem para publicações no Instagram. Vai ficar toda hora digitando a mesma resolução, selecionando modo de cor, etc?
Não precisa, basta criá-lo uma vez e salvar como uma predefinição personalizada. Suas predefinições aparecerão na lista principal assim que criar um documento novo no Photoshop, junto com os demais, e também na guia “Salvo”.
Como criar predefinição personalizada
Comece criando um documento novo, como faria normalmente no Photoshop. O atalho padrão é Ctrl + N.
Clique no ícone de salvamento de Predefinição.
Com isso, os ajustes feitos poderão ser salvos. Faça os ajustes conforme sua necessidade. Como exemplo, criei um preset de documento com 800 x 600 pixels, modo de cor CMYK, resolução de 300 pp e fundo preto.
Agora é só salvar.
Sua predefinição estará disponível na guia “Salvo” sempre que criar um novo documento do Photoshop.
Note que o Photoshop também salva predefinições usadas mais recentes. Caso use a mesma, como no exemplo do Instagram citado no começo, é possível que ela já apareça na guia “Recente”. De qualquer forma, é bom saber como salvar predefinições, já que as menos usadas sairão da lista Recente após a criação de vários documentos.
Conseguiu? Se tiver dúvida, comente!