Navegadores Produtividade

Como criar uma pesquisa personalizada no Chrome

Um dos recursos úteis no Chrome é a personalização dos serviços de pesquisa. Faça buscas rápidas em qualquer site a partir da barra de endereços.
Anúncios Google

Digamos que você está procurando uma imagem no Google, usando o Google Chrome. Como você faz? Abre uma guia com o Google Imagens e então pesquisa?

Mas tem um jeito mais rápido. Crie uma pesquisa personalizada e passe a fazer pesquisas digitando palavras-chave. Por exemplo, digitar “gi” seguido dos termos da sua busca. Ou procurar um produto no eBay digitando “eb”, etc.

Você pode editar mecanismos de pesquisa rápida em praticamente qualquer site, como lojas online, YouTube, no seu site esportivo favorito, etc.

Criando uma pesquisa por imagem

Para começar, você precisa saber como funciona o URL do serviço de pesquisa. No caso do Google Imagens, um endereço típico tem a seguinte estrutura em 2021:

https://www.google.com/search?tbm=isch&source=hp&q=lotus

Se seguir esse link, verá o resultado do Google Imagens com o termo “lotus”. Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de endereços do Chrome e selecione “Gerenciar mecanismos de pesquisa…” Isso vai abrir as configurações do navegador na seção “Mecanismos de pesquisa”.

Clique em adicionar. Dê um nome ao mecanismo, insira uma palavra-chave e cole o url acima, mas troque o “lotus” por %s. Assim, o caractere será substituído automaticamente pelos termos que você buscar.

chrome editar mecanismo pesquisa

A palavra-chave é o que você vai usar para ativar aquele mecanismo. Usei “gi”, então sempre que digitar gi + espaço, o Chrome vai fazer a pesquisa por imagem.

pesquisa google images

Quer testar outro? A pesquisa do eBay, por exemplo, é:

https://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=TERMO

Crie um novo mecanismo, substitua TERMO por %s e forneça uma palavra-chave. Funcionou?

Como descobrir o endereço de pesquisa?

Para descobrir a estrutura da pesquisa de qualquer site, faça uma busca nele e observe o endereço no navegador. A maioria é formado por diversos argumentos separados por ? e &.

Alguns podem ser removidos sem maior prejuízo, mas outros são importantes para o funcionamento da pesquisa. O mais importante geralmente é aquele que tem o termo que você pesquisou.

Exemplo: vamos descobrir o URL de pesquisa do YouTube? Abra o YouTube e pesquise um termo. Escolhi “metallica”.

pesquisa youtube

Agora você já sabe que a pesquisa é feita com “https://www.youtube.com/results?search_query=metallica”. Basta usar esse URL trocando “metallica” por %s em um novo mecanismo do Chrome. Toda vez que digitar a palavra-chave seguida de espaço na barra de endereços, sua pesquisa será feita no YouTube.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin