Um padrão sem emenda, (ou repetível, de seamless pattern) é aquele que pode ser repetido por toda uma área sem que fiquem visíveis as bordas. Assim, dá pra usar uma imagem razoavelmente pequena (ou às vezes muito pequena) para cobrir grandes espaços.
Esse recurso é bastante usado para criar o “papel de fundo” de sites, blogs e redes sociais – aposto que você já viu no Twitter, por exemplo: aqueles fundos com a opção “Repetir plano de fundo” são feitos assim.
Vamos criar um padrão sem emenda no Illustrator. Como queria um novo fundo para meu outro site, tentei algo relacionado ao tema “games antigos”, com um papel cheio de controles, consoles, cartuchos, coisas assim. Funciona perfeitamente com ícones diferentes, então mude de acordo com sua necessidade.
Esse é o meu padrão finalizado:
Crie um novo documento no Illustrator. Quero meu padrão com o tamanho final 300 x 300, então o documento terá o dobro, 600 x 600 pixels.
Ative a visualização da grade para facilitar (atalho Ctrl + ~). Crie um retângulo com 300 x 300 pixels com a ferramenta Retângulo: clique sobre o papel e digite o tamanho na caixa de diálogo.
Alinhe o retângulo ao centro do papel e aplique cor (qualquer). Se tiver contorno, retire.
Agora vamos inserir os elementos, que no meu caso, serão relacionados a videogames. Como não estava muito disposto a desenhar um por um, usei esse excelente pack de ícones do FlatIcon e só desenhei o Mega Drive, que senti falta…
Insira o primeiro e usando a ferramenta Transformação Livre, redimensione e posicione como mostrado na imagem a seguir.
Para que apareça inteiro quando a imagem for repetida, devemos criar uma cópia do ícone, mas posicionado exatamente do outro lado, na “saída” do retângulo. Sabendo a dimensão do retângulo, é só usar a guia Transformar: duplique o objeto no mesmo lugar (por exemplo, copie o original e cole no mesmo lugar com Ctrl + Shift + V), então insira na caixa Transformar, no eixo X: 150px+300.
Agora a cópia está na posição certa, a 300 pixels de distância no eixo horizontal (X), ou seja: ambos são cortados no mesmo ponto, um na “entrada” e outro na “saída” do retângulo. Quando estiver pronto, ao juntar cópias lateralmente, o objeto fica completo.
Vá colando outros objetos no papel, sempre inclinados e posicionados ao longo da borda do retângulo. Para mover suas cópias para a esquerda, use +300 na caixa X, ou para mover no eixo vertical, +300 na caixa Y.
Dica: para rotacionar o objeto, use a ferramenta Transformação Livre (atalho: E), e segure a tecla Shift para girá-lo exatamente a 45°.
Veja abaixo: para os ícones do controle de PlayStation e do Nintendo, posicione o primeiro na borda superior do retângulo, duplique e mova a cópia com +300 no eixo vertical.
Complete com mais alguns ícones a região central. A cor que usei em todos foi #303030; a cor do retângulo é irrelevante. Tente distribuir legal seus ícones para ter um padrão bem preenchido depois, sem espaços estragando a composição.
Remova a cor e o contorno do retângulo que serviu de guia, mas não o exclua.
Selecione todos os elementos da página (ferramenta Seleção, atalho V, clique e arraste para pegar tudo) e arraste tudo junto para cima da janela de Amostras – se não estiver visível, ative-a no menu Janela.

Vai aparecer uma miniatura do seu padrão. Salve a amostra, de preferência eliminando antes as que já estão lá sem uso: no menu da guia, escolha “Selecionar todos os não usados”, então exclua-os. Leia a ajuda da Adobe para saber tudo sobre como editar e salvar amostras.
Salve sua amostra como um novo padrão ASE.
Testando o padrão
Crie um novo documento, e nele um retângulo (de preferência grande, bem maior que o padrão). Na guia de Amostras, abra o menu e carregue a amostra que criou antes: é só clicar em Abrir bibliotecas de amostras… > Definido pelo usuário.
Preencha o retângulo com sua amostra. Se deu tudo certo, ele vai ficar perfeitamente preenchido, sem recortes.
Se quiser cor de fundo, é só criar outra forma e preencher, colocando o outro por cima. Veja de novo o padrão finalizado:
2 Comments
Me ajudou muito. tinha esquecido como fazia.
Eu adorei esse tuto! Obrigada pela disponibilidade!