Como criar etiqueta com código de barras no Photoshop

0
2578

Veja como, numa técnica fácil e rápida, criar uma simulação de código de barra no Photoshop, para aplicar em seus desenhos e projetos. Os conhecidos blocos de linhas pretas paralelamente dispostas revolucionaram a leitura digital de dados, tornando a rotina do comércio infinitamente mais fácil.

Claro que este código não carrega qualquer valor real, mas serve para ilustrações simples simulando o código de barras verdadeiro, ou ir além criando ícones de produtos, etiquetas, arte de fantasia como robôs com códigos, tatuagens... Tudo o que sua imaginação permitir.

O processo começa na criação de um pincel personalizado — a principal técnica a ser absorvida. Seus ajustes tornarão o desenho das barras mais simples do que ficar desenhando uma por uma (como muita gente deve fazer).

A técnica foi mostrada antes no site PSDTuts+, no tutorial Create a Barcode Sticker in Photoshop (em inglês). O conteúdo é uma variação baseada nele.

 

Abra um novo arquivo, com as seguintes configurações (não estão erradas, é 1 pixel de largura mesmo):

Tamanho do arquivo: 1 x 400 px

Usando a Bucket Paint Tool (Ferramenta Balde de Tinta, atalho G), preencha tudo de preto. Se tiver dificuldade para clicar certo, aumente o zoom, segurando Ctrl e apertando a tecla + algumas vezes (para voltar ao normal, mantenha Ctrl e clique a tecla -).

Preenchido de preto

Agora, você vai criar um novo pincel com base neste arquivo preenchido de preto. Siga ao menu Edit > Define Brush Preset (Editar > Definir Predefinição de Pincel). Com isso, seu traço será convertido em um novo pincel. Dê-lhe um nome e confirme.

Definindo o nome do pincel

Abra um novo arquivo, com o tamanho de 800 x 600 pixels. Selecione a Brush Tool (Ferramenta Pincel, atalho: B), e nas opções do Pincel, escolha o que você acabou de criar.

Novo arquivo: 800 x 600 px
Selecionando o pincel que foi criado

Vá aos ajustes do pincel. Em Brush Tip Shape (Forma da Ponta do Pincel), ajuste o Spacing (Espaçamento) em cerca de 50%; em Scattering (Difusão), ajuste o Count Jitter (Contar Tremulação) em 100%. Veja na imagem.

Ajustes do pincel
1- Clique para abrir as configurações do pincel 2- Ajuste do Brush Tip Shape 3- Ajuste de Scattering

Pressione D para garantir que a cor de primeiro plano é preto. Segure a tecla Shift, e usando o pincel, arraste o mouse, desenhando uma "linha" com as barras. O tamanho vai depender de você.

Barras pintadas

Se precisar de um código de barras mais fino e alongado, crie um arquivo com menos altura, no passo da criação do pincel (por exemplo, em vez de usar um documento de 1 x 400 para a base do pincel, use 1 x 300, ou menor), ou apague uma parte deste código usando a Eraser Tool (Ferramenta Borracha, atalho E), segurando a tecla Shift para manter o traço reto enquanto apaga.

Parte das barras apagadas com a Eraser (Borracha)
Note, no alto, que a Eraser Tool (Borracha) foi configurada no modo Block

Já temos as barras, agora falta adicionar alguns detalhes: primeiro, alguns números aleatórios logo abaixo. Usei a fonte Arial para isso.

Números aleatórios inseridos, para complementar o código de barras

E para complementar, um fundo na etiqueta: crie uma nova camada abaixo de todas (atalho: Ctrl + Shift + Alt + N), use a Rectangular Marquee Tool (Ferramenta Letreiro Retangular, atalho M) para criar um retângulo e preencha-o de branco com a Paint Bucket Tool.

Criando o fundo da etiqueta: preencha de branco

Um estilo de camada do tipo Chanfro e Entalhe (Bevel and Emboss, no menu Layer > Layer Style > Bevel and Emboss), vai dar à etiqueta um pouco de profundidade. Use algo parecido com o seguinte ajuste.

Configurações do Chanfro e Entalhe (Bevel and Emboss)

Um pouco de sombra interna (Inner Shadow, menu Layer > Layer Style > Inner Shadow). Ajuste usado a seguir:

Ajustes do Inner Shadow (Sombra Interna)

Está feita sua etiqueta com código de barras. No modelo finalizado, foi aplicado um fundo para melhor visualização.

Trabalho finalizado

Código de barras finalizado

Certamente a técnica será útil não só na criação de códigos de barra, mas em muitas outras situações em que criar um pincel seja necessário.

Até a próxima!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui