Dicas

Como criar efeito vinheta no Photoshop (3 métodos)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Vinheta é o efeito em que as bordas da imagem ficam mais escuras (em alguns casos menos comuns, podem ficar mais claras), e surgiu como um defeito. Dependendo do ajuste e características da câmera, menos luz do que deveria chega ao sensor e acaba naquele resultado. Se for inesperado e diferente do que você queria obter, pode até inutilizar sua foto.

Por outro lado, uma vinheta no lugar certo é útil. Fica bonita em imagens que requeiram atenção ao centro, ou para criar atmosferas retrô e meio surreais. Se não conseguiu criá-la com a foto original, é fácil conseguir boas reproduções editando-a com o Photoshop.

Vamos ver 3 jeitos de conseguir vinheta: dois usando a ferramenta Letreiro Elíptico, com diferentes opções de suavização, e um (mais indicado de forma geral) com o filtro Correção de Lente, que serve tanto para remover quanto criar vinheta.

Preparação da imagem

Não é em qualquer imagem que uma vinheta fica bem. O ideal é usá-la para chamar a atenção ao centro da imagem. Lembre que a vinheta vai escurecer ou clarear as bordas e o que estiver lá, naturalmente perde destaque.

Escolhi para nosso exemplo essa imagem. Abra sua imagem favorita no Photoshop.

Vinheta 1: por letreiro + difusão

Com a imagem já aberta, selecione a ferramenta Letreiro Elíptico.

Ferramenta letreiro elíptico
Ferramenta letreiro elíptico

Arrastando o mouse desde bem perto do canto superior esquerdo da imagem, leve o cursor até perto do canto inferior direito, formando uma seleção (ou como chamado no Photoshop, letreiro) ovalada, cobrindo quase toda a extensão do documento.

Ponto de início do letreiro
Clique e arraste a partir daqui
Ponto final do letreiro
Arraste até esse ponto, solte. A seleção estará pronta

Crie uma nova camada (pelo menu Camada > Nova Camada, ou usando o atalho Ctrl + Shift + Alt + N). Até esse ponto, será todo o mesmo procedimento para o próximo exemplo.

Então inverta a seleção: siga ao menu Selecionar > Inverter, ou use o atalho Ctrl + Shift + I. Com isso, a parte selecionada passa a ser tudo exceto a região oval de antes.

Agora é a parte crucial: siga ao menu Selecionar > Modificar > Difusão… (ou pelo atalho Shift + F6). Digite o valor de difusão que a seleção vai ganhar. No exemplo, eu usei 120.

Raio de difusão

Agora é só preencher a seleção/letreiro com a cor preta (ou outra, se quiser) naquela camada vazia que criou um pouco antes. Para fazer isso, você pode pressionar a tecla D para que a cor de primeiro plano seja preto, então usar o atalho Alt + Del. Também pode usar a ferramenta Lata de Tinta.

Aplicação da vinheta

Exclua a seleção/letreiro com o atalho Ctrl + D. Se quiser, reduza a opacidade da camada da vinheta (deixei a minha em 85%).

vinheta antes e depois exemplo 1

Vinheta 2: letreiro + Refinar Aresta

É quase tudo igual, mas em vez de usar o comando Difusão no letreiro, vamos usar o Refinar Aresta (Refine Edge). Ele oferece opções adicionais interessantes.

Então, faça tudo igual antes até a criação do letreiro, aí siga ao menu Selecionar > Refinar Aresta (ou use o atalho Ctrl + Alt + R).

Em Exibir, recomendo que clique na caixa e escolha a opção Em preto, assim terá a visão exata de como ficará a vinheta mais tarde – esse modo exibe a região fora da seleção toda em preto, facilitando bastante o trabalho.

Refinar aresta - em preto
O modo de exibição em preto facilita nosso trabalho

Arraste o controle deslizante de Difusão, e terá o mesmo efeito do exemplo anterior. A diferença está nos outros controles, como o Deslocar Aresta – arraste-o e veja como seu letreiro vai se fechando, permitindo que a vinheta seja mais ou menos aberta. O controle de Raio vai lhe dar vinhetas só perto das diagonais, faça alguns testes e veja como fica.

Refinar aresta - deslocar aresta

Preferi deixar assim: Difusão 150, Deslocar Aresta -10. Isso vai me dar uma vinheta bem forte. Clique em OK para confirmar. Uma máscara será vinculada à camada que estava ativa (em nosso exemplo, é uma camada vazia).

Agora inverta a máscara (com ela ativa, use o atalho Ctrl + I), e preencha aquela região na camada com preto. Dessa vez, optei por não reduzir a opacidade da camada, mas é por sua conta.

Posição das camadas
Após confirmar o “Refinar Aresta” na seleção, inverta as cores da máscara com Ctrl + I, e depois preencha a camada (1) de preto.

Vinheta antes e depois - exemplo 2

Vinheta 3: Correção de Lente

Método mais fácil de todos, pois não exige nem a criação do letreiro. A mesma ferramenta serve tanto para criar vinheta quanto reduzi-la em fotos que você tirou e o efeito saiu por acidente.

Abra sua foto no Photoshop e siga ao menu Filtro > Correção de Lente (ou use o atalho Ctrl + Shift + R). Na janela aberta, clique na guia Personalizado, que fica perto de Correção automática. Procure um pouco abaixo pelo controle Vinheta.

Correçãoo de lente Photoshop

Agora é só ajustar o controle para um valor negativo. Valores positivos criarão uma “vinheta branca”. Veja alguns ajustes para nossa imagem:

Vários ajustes de vinheta
Vários ajustes de vinheta

Por fim, deixei a minha em -100 de vinheta e +90 de ponto médio. Se quiser escurecer bem a vinheta, pode aplicar mais de uma vez o comando.

Vinheta antes e depois - exemplo 3

Dica: se aplicar mais de um, pode suavizar o efeito do último com o comando Atenuar (atalho Ctrl + Shift + F, logo depois de aplicar o filtro).

É isso, agora é só escolher o método que melhor servir ao que você pretende, e começar a aplicar vinheta no Photoshop sem dificuldade. Combine com outras técnicas para conseguir belos resultados.

Imagem com aplicação de vinheta
Imagem com aplicação de vinheta e efeitos adicionais

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin