Tutoriais

Como criar efeito realista de reflexo na água no Photoshop

Anúncios Google

Neste artigo você vai aprender um método bastante fácil que lhe permitirá criar efeitos de reflexo em superfície de água no Photoshop, com grande facilidade. É uma técnica usada pelos designers já tem bastante tempo, podendo ser reproduzida praticamente em qualquer versão do Photoshop, desde que tenha o filtro Displace (Cisalhamento).

Com o filtro, podemos gerar distorções baseadas numa imagem salva em um arquivo externo ao que estamos editando. Criaremos um padrão de linhas horizontais, que será a base dos reflexos, simulando a ondulação da água em nossa imagem. O resultado, se aplicado em imagens adequadas, é realista.

Vamos começar? São apenas seis passos!

Antes de mais nada, baixe para seu computador a imagem usada no tutorial, gratuitamente no Dreamstime (requer cadastro, mas é grátis).

http://www.dreamstime.com/exit-water-free-stock-photo-imagefree989617 (atualização: não está mais disponível, por favor escolha outra imagem).

Se preferir, use outra imagem ao seu gosto.

Redimensionando a imagem: abra a imagem no Photoshop. Como ela é grande demais para o propósito desse tutorial, resolvi reduzi- la um pouco. Pressione Ctrl + Alt + I (ou menu Image > Image Size) e acerte seu tamanho para 844 x 1024 pixels.

Aumente o papel: duplique a camada Background (clicando e arrastando sua miniatura, na paleta de camadas, para o botão Create New Layer (Criar Nova Camada), no rodapé da janela). Vamos mudar agora o tamanho do papel; para isso, use o atalho de teclado Ctrl + Alt + C, ou siga ao menu Image > Canvas Size (Imagem > Tamanho do Papel). Acerte-a para 1600 pixels de altura, e clique no ponto de ancoragem superior (a seta para cima) para determinar que o papel cresça para baixo, mantendo a imagem no topo.

Nota: este é um dos meios de aumentar o tamanho do papel; se quiser, use outros, como a Crop Tool (Ferramenta Corte Demarcado).

Preparação do reflexo: arraste a camada que duplicou para baixo, e aplique-lhe uma transformação do tipo Flip Vertical (menu Edit > Transform > Flip Vertical – em português: Editar > Transformar > Virar Verticalmente). Isso fará a imagem ficar de ponta-cabeça. Ajuste sua posição, colocando-a logo abaixo da imagem com a posição normal.

Filtro Halftone Pattern: crie uma nova camada acima de todas (atalho: Ctrl + Shift + Alt + N, ou clique no botão Create New Layer, no rodapé da janela de camadas). Preencha-a de branco com a Paint Bucket Tool (Ferramenta Balde Tinta, atalho: G). Tudo vai ficar branco, mas não se preocupe, isso é esperado.

Siga ao menu Filter > Sketch > Halftone Pattern (Filtro > Croqui > Matriz de Meio Tom). Use as configurações a seguir, certificando-se de que sua cor de primeiro plano é preto e de fundo é branco, ou vice-versa:

Converta as listras em um arquivo: clique com o botão direito na miniatura da camada das listras, selecione a opção “Duplicate Layer…” (Duplicar camada..), e em Destination, selecione New. Isto fará a camada ser aberta em um novo documento. Salve o documento (como arquivo do Photoshop, formato .psd) com a camadas das listras; dê- lhe um nome qualquer (algo sigficativo como “listras”, por exemplo).

Aplicação do filtro Displace: volte ao documento original, exclua a camada das listras, e selecione a camada que foi colocada de cabeça para baixo (onde será aplicado o reflexo). Vá ao menu Filter > Distort > Displace (Filtro > Distorção > Cisalhamento).

Use as configurações seguintes:

E em seguida, se abrirá uma janela, pedindo que você indique o arquivo que será usado como mapa do cisalhamento. Navegue até o local em que você salvou o arquivo .psd das listras e escolha-o. O efeito será aplicado na imagem.

Esse é o básico. Depois, você pode fazer outros ajustes conforme a necessidade. Note que não é preciso se prender ao tipo de modelo mostrado aqui; você pode aplicar o efeito em partes da imagem, simulando poças de água, por exemplo, basta acertar o ajuste ao aplicar o filtro para não obter um excesso de tremulação em porções pequenas de água.

Efeito finalizado:

Reflexo na água - finalizado

É isso, espero que seja útil. Gostou? Não gostou? Então comente!

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin