Como criar efeito de raio X usando o Photoshop

0
6391

Um efeito bem curioso e requisitado pelos usuários de Photoshop é o de "Raio-X"; não é aquele que mostra pessoas como se estivessem nuas e que empresas tapeadoras afirmam que seu celular é capaz de fazer baixando um aplicativo (HUE!), mas sim o clássico, em que o corpo parece ter sido radiografado. Com um pouco de criatividade, você consegue resultados interessantes e até engraçados.

Nesse tutorial, aprenderemos a simular o efeito não em uma pessoa ou animal, mas numa banana! Passando por todo o processo de criação, desde a preparação da imagem, até o desenho da espinha da fruta (?), veremos que a mesma técnica pode ser aplicada em outros objetos, com as devidas modificações. Pratique e desenvolva sua própria imagem.

Veja antes o que você vai criar:

Efeito Raio-X em banana com o Photoshop - Final

Antes de começar, faça o download da imagem da banana.

Com a Ferramenta Caneta (atalho: P), crie um demarcador ao redor da banana: vá clicando para criar os pontos até fechar a forma ao redor da fruta. Clique com o botão direito, selecione a opção Criar Seleção... (ou, com a teclas Ctrl + Alt, clique na miniatura do demarcador).

Criação do demarcador em torno da banana

Na janela de Camadas, selecione o fundo, pressione Ctrl + Shift + J para criar uma nova camada por corte da seleção; crie uma nova camada abaixo desta e preencha-a de preto.

Após inversão, fundo preenchido de preto

Pressione Ctrl + I para inverter a camada da banana. Na janela de Canais, duplique o canal verde (clique a arraste o canal verde para o botão Criar Canal). Com esta cópia selecionada, pressione Ctrl + L e ajuste os níveis próximos ao visto a seguir.

Ajuste de níveis

Segurando a tecla Ctrl, clique na miniatura do canal "verde cópia" para criar uma seleção ao redor de seu conteúdo. Selecione o canal RGB outra vez e, na janela de Camadas, selecione a camada da banana e pressione Ctrl + J para criar uma nova camada por cópia.

Selecione a camada da banana outra vez, mude seu preenchimento para 16%, e no menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano, insira Raio: 3 e clique em OK.

Aplicando o Gaussian Blur (Desfoque Gaussiano)

Com a Ferramenta Caneta, crie 4 formas, dê um duplo clique em cada uma e, conforme mostrado na próxima imagem, aplique um estilo "Sobreposição de Cor" e um "Brilho Interno".

Sobreponha as camadas de forma e ajuste-as num grupo, renomeie o grupo como Espinha (Spine).

Criação da "espinha"

Selecione o grupo da Espinha, duplique-a, reposicione, distorça e redimensione, criando uma espinha completa. No caso do tutorial, foram 38 duplicações (Ctrl + T seguido de Ctrl pressionado para distorcer a forma). Renomeie o grupo como "Espinha completa" (Spine Full).

Após duplicação das camadas, agrupe-as

Com a Espinha Completa selecionada, clique no botão Adicionar Máscara de Camada na base da janela de Camadas. Selecione a Ferramenta Degradê (atalho: G). Seu degradê deverá ser de preto para branco, linear, começando do canto superior direito indo para o inferior esquerdo. Isso vai adicionar uma transparência ao topo da espinha e mesclá-la com a banana.

Agora você vai fazer o mesmo com a base da espinha. Com a "Espinha completa" selecionada, pressione Ctrl + G para colocá-la em um novo grupo. Clique no botão Adicionar Máscara de Camada outra vez, e crie outro degradê, dessa vez começando no canto inferior direito, indo para o superior esquerdo.

Adicionando a Máscara de Camada

Ajustes finais de cor e contraste. Clique no botão "Criar nova camada de preenchimento ou ajuste" na base da janela de Camadas, e selecione Matiz/Saturação. Na janela que será aberta, entre os valores da imagem seguinte.

Ajustes de Matiz/Saturação

Pressione o botão "Criar nova camada de preenchimento ou ajuste" outra vez, mas agora selecione a opção "Níveis". Na janela que será aberta, entre os valores a seguir.

Ajuste de níveis

Tutorial finalizado. Veja o resultado de novo:

Efeito Raio-X em banana com o Photoshop - Final
- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui