Tutoriais

Tutorial: efeito de raio X no Photoshop

Aprenda a simular um raio-X usando o Photoshop.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Um efeito bastante requisitado pelos usuários é o de raio-x no Photoshop. Não é aquele que mostra pessoas nuas, que golpistas e spammers afirmam que seu celular é capaz baixando um aplicativo (HUE!). É só o clássico, tipo radiografas. Com um pouco de criatividade, você consegue resultados interessantes e até engraçados.

Nesse tutorial, aprenderemos a simular o efeito… numa banana!, passando por todo o processo de criação, preparação da imagem, até a espinha da fruta (?). Veremos que a mesma técnica pode ser aplicada a outros objetos, com as devidas modificações.

Veja antes o que você vai criar:

Efeito Raio-X em banana com o Photoshop - Final

Antes de começar, faça o download da imagem da banana.

Com a Ferramenta Caneta (atalho: P), crie um demarcador ao redor da banana: vá clicando para criar os pontos até fechar a forma ao redor da fruta. Clique com o botão direito, selecione a opção Criar Seleção… (ou, com a teclas Ctrl + Alt, clique na miniatura do demarcador).

Criação do demarcador em torno da banana

Na janela de Camadas, selecione o fundo, pressione Ctrl + Shift + J para criar uma nova camada por corte da seleção; crie uma nova camada abaixo desta e preencha-a de preto.

Após inversão, fundo preenchido de preto

Pressione Ctrl + I para inverter a camada da banana. Na janela de Canais, duplique o canal verde (clique a arraste o canal verde para o botão Criar Canal). Com esta cópia selecionada, pressione Ctrl + L e ajuste os níveis próximos ao visto a seguir.

Ajuste de níveis

Segurando a tecla Ctrl, clique na miniatura do canal “verde cópia” para criar uma seleção ao redor de seu conteúdo. Selecione o canal RGB outra vez e, na janela de Camadas, selecione a camada da banana e pressione Ctrl + J para criar uma nova camada por cópia.

Selecione a camada da banana outra vez, mude seu preenchimento para 16%, e no menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano, insira Raio: 3 e clique em OK.

Aplicando o Gaussian Blur (Desfoque Gaussiano)

Com a Ferramenta Caneta, crie 4 formas, dê um duplo clique em cada uma e, conforme mostrado na próxima imagem, aplique um estilo “Sobreposição de Cor” e um “Brilho Interno”.

Sobreponha as camadas de forma e ajuste-as num grupo, renomeie o grupo como Espinha (Spine).

Criação da "espinha"

Selecione o grupo da Espinha, duplique-a, reposicione, distorça e redimensione, criando uma espinha completa. No caso do tutorial, foram 38 duplicações (Ctrl + T seguido de Ctrl pressionado para distorcer a forma). Renomeie o grupo como “Espinha completa” (Spine Full).

Após duplicação das camadas, agrupe-as

Com a Espinha Completa selecionada, clique no botão Adicionar Máscara de Camada na base da janela de Camadas. Selecione a Ferramenta Degradê (atalho: G). Seu degradê deverá ser de preto para branco, linear, começando do canto superior direito indo para o inferior esquerdo. Isso vai adicionar uma transparência ao topo da espinha e mesclá-la com a banana.

Agora você vai fazer o mesmo com a base da espinha. Com a “Espinha completa” selecionada, pressione Ctrl + G para colocá-la em um novo grupo. Clique no botão Adicionar Máscara de Camada outra vez, e crie outro degradê, dessa vez começando no canto inferior direito, indo para o superior esquerdo.

Adicionando a Máscara de Camada

Ajustes finais de cor e contraste. Clique no botão “Criar nova camada de preenchimento ou ajuste” na base da janela de Camadas, e selecione Matiz/Saturação. Na janela que será aberta, entre os valores da imagem seguinte.

Ajustes de Matiz/Saturação

Pressione o botão “Criar nova camada de preenchimento ou ajuste” outra vez, mas agora selecione a opção “Níveis“. Na janela que será aberta, entre os valores a seguir.

Ajuste de níveis

Tutorial finalizado. Veja o resultado de novo:

Efeito Raio-X em banana com o Photoshop - Final

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin