Tutoriais

Como criar efeito long shadow no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Incrível como certas coisas viram tendência rápido e com força. Com a popularização do flat design (aquele design “chato”, com sistemas operacionais, sites e ícones desenhados em formas planas, simples e geralmente sem degradês e nem texturas), alguém teve a ideia de dar ao menos volume aos objetos com uma sombra alongada e uniforme – atribui-se ao projeto gráfico do Google, mas realmente não sei se começou lá. Surgia o “long shadow“, ou sombra alongada.

Hoje é quase impossível ver um design flat que não use sombras alongadas pelo menos num iconezinho… Tem sombra “flat”, com degradê, em camadas, mas sempre tem.

Vamos ver como criar efeito long shadow no Photoshop usando objetos 3D. A “cobaia” será o favicon do Tutoriart.

Imagem criada no Photoshop

O conteúdo das camadas é simples: uma base preenchida de azul, a segunda é branca e mascarada por uma forma vetorial (nuvem), e na terceira o texto. A segunda camada vai projetar a sombra.

O que faremos é converter a camada que projeta sombra, em um objeto 3D: ative-a (clique sobre seu nome), então clique com o botão direito sobre o nome da camada e selecione “Nova extrusão 3D da camada selecionada“.

Convertida em objeto 3D, fica assim:

Objeto 3d Photoshop

No canto superior esquerdo está a janela da câmera. Clique no ícone que fica no canto superior direito dessa janelinha para inverter as visualizações: o objeto no papel será colocado num ângulo de câmera superior.

Janela da câmera

Visualização invertida
O objeto é colocado no mesmo ângulo que a câmera da visualização estava – visto por cima.

Clique com a ferramenta Mover (V) sobre o objeto 3D (não sobre o texto) e ative na guia Propriedades (se não estiver visível, ative no menu Janela), o botão Coordenadas.

Mude o valor do “ângulo de rotação X” para 90° e dê Enter para confirmar.

Ângulo de rotação

Agora o objeto está de frente de novo. Clique nele e passe o mouse mais ou menos no seu centro, e quando aparecer “Dimensionar Uniformemente”, segure e arraste para aumentá-lo até aproximadamente o tamanho que tinha originalmente.

Dimensionar objeto 3d

Objeto 3d redimensionado
Objeto redimensionado.

Na guia 3D, clique em Luz infinita 1. Clique e arraste o eixo de controle da iluminação que aparece no objeto, até o ponto em que a sombra fique projetada como você quer.

Eixo da iluminação 3d

É hora de renderizar. Na janela de Propriedades, clique no botão Acabamento (ou use o atalho Ctrl + Alt + Shift + R). Aguarde com paciência, o processo demora mais ou menos dependendo do seu computador. Vá tomar um café, espie o mundo lá fora e quando voltar deve estar pronto!

Acabamento 3d

Ao final, a imagem fica lisinha e bonita. Salve no formato que quiser (PNG, JPG, etc), e atenção, pois se clicar no objeto 3D de novo e editá-lo, ele perde o acabamento, aí tem que repetir o processo.

Esse é meu resultado:

Efeito long shadow sombra alongada no Photoshop

Fica muito melhor se aplicado a ícones com contorno mais complexo, textos, etc. Faça seus testes aí e veja o que consegue.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Pin