Tutoriais

Como criar efeito de pintura em foto no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Acompanhe esse tutorial em que veremos como criar um efeito de pintura em foto, ou melhor, simular uma pintura digital a partir de uma foto. O principal responsável é o filtro de estilização Difusão, que cria ondulações lembrando traços de tinta. Com um pouco mais de produção, a imagem editada servirá como excelente base para uma pintura digital “de verdade”, completa – se você quiser, claro, já que o resultado sozinho já é interessante.

Tudo que vamos precisar é alguns filtros na sequência e ajustes certos, e ter, claro, uma boa fotografia: o ideal é que a imagem-base seja de muito boa qualidade (resolução, tamanho). Se sua imagem for de baixa resolução e/ou pequena (muito menos de 2000 pixels de largura), o resultado pode não ser satisfatório, vai depender da fotografia.

Você pode baixar a imagem usada no tutorial aqui. Esse é o resultado esperado:

tutorial efeito de pintura em foto finalizado

Abra a imagem escolhida num novo documento do Photoshop. Note que a minha tem 2592 x 3888 pixels. Já testei esse método em várias imagens, e se ela for ainda maior e com boa resolução (detalhes bem definidos como fios de cabelo, texturas, etc), o resultado é mais interessante. A que foi usada no Exemplo 3, mostrado no final, tinha 5615 x 3744!

Abra a janela de Ajustes e clique em Curvas – acerte para deixar a imagem com um bom contraste, áreas coloridas vivas, escuras ligeiramente mais escuras, e claras brilhantes mas não muito “estouradas”. Por enquanto, gostei da minha como visto abaixo:

Ajuste de curvas do Photoshop

Recolha a janela Ajustes com um duplo-clique sobre a guia. Ative a camada da modelo e duplique-a duas vezes, usando o comando Ctrl + J, ficando assim com três camadas idênticas.

Camadas duplicadas

Na camada mais alta (a segunda cópia), aplique o filtro Alta Frequência (menu Filtro > Outros > Alta Frequência). Ele vai tornar os detalhes mais vívidos daqui a pouco. O ajuste de Raio depende da sua imagem: as maiores e mais detalhadas podem ter até 3 de Raio, mas para a minha, achei 1,5 um bom valor.

Filtro alta frequência do Photoshop

Mude o modo de mesclagem da camada em Alta Frequência para Luz Linear. Detalhes vão ficar muito mais nítidos, o que ajuda no efeito de pinceladas que vriá mais tarde.

Nesse ponto você vai entender a importância de ter uma fotografia com ótima resolução: se ela tinha muito ruído e granulação, eles também serão destacados pelo filtro Alta Frequência, o que não é exatamente o desejado. Ou se a imagem tiver um fundo largo e sem imagens, até pode funcionar – de novo, depende da sua foto.

Mescle a camada que recebeu o filtro com a de baixo, que é a primeira cópia.

Mesclar camadas
Mescle as duas camadas ativas (comando Ctrl + E)

Agora o truque começa a dar resultado. Nessa camada resultante da fusão das duas, aplique o filtro Difusão (menu Filtro > Estilização > Difusão).

IMPORTANTÍSSIMO selecionar o modo Anisotrópico.

Filtro difusao do Photoshop

Se olhar bem de perto, você vai reparar que o filtro tem um inconveniente: cria seu efeito mas deixa linhas, como se a textura fosse dividida em quadrantes.

Linhas deixadas pelo filtro anisotropico

Vamos dar um jeito nisso aplicando o filtro de novo, mas com a imagem em outras posições. Siga ao menu Imagem > Rotação da imagem > 90° Horário, então reaplique o filtro – como ele foi o último, é só repeti-lo com o comando Ctrl + F. Depois, gire a imagem em 90° de novo (vai ficar de cabeça pra baixo), reaplique o filtro. Mais um giro de 90°, outro filtro. Termine colocando a imagem na rotação certa.

Imagem rotacionada

Veja que já temos um bom efeito lembrando tinta sobre a foto.

Antes e depois de filtros
Antes de depois da aplicação da Difusão Anisotrópica

Mas a imagem pode ficar um pouco borrada demais. Se você acha que a sua ficou, tente algum dos filtros de Nitidez. Especialmente a Aplicação Inteligente de Nitidez (menu Filtro > Tornar Nítido > Aplicação Inteligente de Nitidez…) deve funcionar bem.

Aplicacao inteligente de nitidez

Muita gente já pode parar por aqui, mas ainda podemos reduzir um pouco do excesso de nitidez nas “pinceladas” em grandes áreas onde não deveriam aparecer. Pra isso, use outro filtro, siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque de Superfície.

O ajuste depende da sua imagem: para a minha, Raio em 50 e Limiar entre 3 e 4 funcionam, mas as muito grandes podem precisar de Limiar mais alto. Cuidado para não exagerar e borrar demais.

Desfoque de superficie

Chega de filtros. Se você quiser, pode continuar com mais ajustes, remoção de imperfeições e até pintura por cima usando pincéis adequados, tendo assim uma ótima base para trabalhar. Pode-se, por exempolo criar uma camada mesclada com todo o conteúdo (atalho Ctrl + Alt + Shift + E) e pintar sobre ela, corrigir luz e sombra, etc.

Fiz alguns ajustes finais, todos com camadas de ajuste:

  • acertei as Curvas naquela mesma camada de ajuste do começo, deixando as cores mais vivas (dê um duplo-clique na miniatura da camada e corrija).
  • apliquei outra camada de ajustes, essa de Vibratilidade, aumentando a vibratilidade em +70.
  • adicionei uma camada de ajustes de Equilíbrio de Cores, puxando os tons para o violeta que eu queria. Ficou em Ciano -2, Verde +13 e Azul +34 – é só arrastar os controles deslizantes.
  • Para os olhos azuis: uma camada de Matiz/Saturação, com a máscara pintada para revelar somente os olhos. Ajustes: Matiz 215, Saturação 32 e Luminosidade -16, com a caixa Colorir marcada.
  • Uma camada de Curvas também para os olhos, com a mesma pintura na máscara; ajustes: primeiro ponto com Entrada 0 e Saída 0, um ponto intermediário em Entrada 21 e Saída 15 e o final em Entrada 90 e Saída 255.

De novo, o resultado final e alguns detalhes.

tutorial efeito de pintura em foto finalizado

Efeito de pintura em foto detalhe 1

Efeito de pintura em foto detalhe 2

Imagina o que mais tempo de trabalho sobre ela com Borrar, Superexposição, Subexposição e pincéis texturizados, pode fazer?

Mais alguns exemplos obtidos com a mesma técnica:

Exemplo 1 (Girl with Fur Cap, no Free Images):

tutorial efeito de pintura em foto finalizado 2

Exemplo 2 (Men’s Face, no Free Images):

tutorial efeito de pintura em foto finalizado 2

Exemplo 3 (Portrait…, no ShutterStock):

tutorial efeito de pintura em foto finalizado 3

Nota: se sua imagem for muito grande e de muito boa qualidade, aplicar o Difusão só uma vez em cada sentido pode não ser o bastante. Se notar que o efeito de pincelada não aparece direito, repita-o algumas vezes em cada etapa. Isso foi feito no Exemplo 2 acima.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

  1. marcos miranda Responder

    Nossa minhas fotos ganharam outra cara, mais textura e forma.. Sensacional! Onde consigo mais informações e dicas como estas? procurei no youtube e não encontrei nada comparado a isso! Gratidão

Deixe um Comentário

Pin